Guia da Semana

f1network.net


Após uma temporada infeliz na Fórmula 1 do ano passado, a Honda Racing lançou o novo carro da equipe para 2008. Com uma reavaliação completa do processo de design, a montadora japonesa espera que o RA108 coloque a Honda de volta na disputa pelos pontos do campeonato. O piloto de testes Alex Wurz foi quem apresentou o novo modelo em Brackley, na Inglaterra. Os pilotos Rubens Barrichelo e Jenson Button não estavam presentes.

Com o ex-diretor técnico da Ferrari na equipe, Ross Brawn, considerado o cérebro da scuderia nos anos Schumacher, o desenvolvimento da novidade foi focado na flexibilidade aerodinâmica, para permitir que a equipe otimize sua performance constantemente.

f1network.net
Sob a liderança de Brawn, o RA108 é produto de uma engenharia fortalecida com a experiência dos recursos existentes e a nova e ampla expertise em áreas chave. É um conceito completamente diferente dos antecessores em termos de layout aerodinâmico e estrutura mecânica, segundo Brawn. A filosofia do design foi desenvolvida para permitir uma grande margem para pacotes aerodinâmicos e estudos, particularmente para facilitar a introdução de upgrades de perfomance durante a temporada.

A meta de obter um alto nível de eficiência aerodinâmica e estabilidade foi atingida, refletindo na forma com que o chassis foi revisado para interagir com os diferentes recursos aerodinâmicos e da suspensão. Isso permite maior potencial para a incorporação de futuras soluções. A primeira delas será em Melbourne, no GP da Austrália, onde a equipe vai introduzir um pacote aerodinâmico substancialmente revisado em comparação com o primeiro modelo do carro apresentado.

f1network.net


A meta para 2008 é retornar à posição que a Honda ocupava durante a segunda metade da temporada 2006, quando lutava por pontos a cada corrida.

Atualizado em 6 Set 2011.