Guia da Semana

Foto: Getty Images


Com ele uma mulher pode parecer mais magra, ficar com o bumbum arrebitado e obter um toque de elegância de um minuto para outro, sem ao menos trocar de roupa. De quem estamos falando? Do salto alto, é claro.

Podem dizer o que bem quiserem: que ele traz males pra coluna, que é modismo, exagero, futilidade, taxar de inadequado, invocar o feminismo...

Mas nada adianta! O fato é que o salto alto determina uma inequívoca feminilidade, com certo poder!

O interessante é que é uma feminilidade sexy, sem dúvida, mas não vulgar ou um tanto óbvia demais, como ocorre com outros símbolos conhecidos, como a minissaia, a lingerie preta, os corpetes decotados, etc. É uma mensagem subliminar, fina, elegante e discreta, de que se está em frente a uma mulher, não importando se ela é ministra, professora, atriz, modelo, juíza ou dona de casa.

Pode estar combinado a um conjunto austero como um tailleur cinza ou uma calça clássica, mas se o salto está presente, o recado está lá: "aqui está uma mulher que não desistiu de ser feminina, não importa o que haja, não importa sua idade, condição ou se o mundo está de cabeça pra baixo".

Caso esteja associado a uma calça justinha, shorts, minissaia ou vestido de noite, é uma verdadeira arma de sedução, capaz de vencer muitas guerras.

É talvez um dos poucos complementos, tendo como companheiros, quem sabe, o colar de pérolas e o batom, que qualquer mulher pode usar sem ser criticada em suas virtudes, sem ser abalada sua credibilidade profissional.

Aliás, não há homem na face da terra, rico ou pobre, jovem, maduro, gay, machão, religioso ou cético, culto ou ignorante, de esquerda ou de direita, que não ache que as mulheres ficam mesmo mais bonitas de salto, é ou não é ?

Ainda por cima, os saltos são capazes de fortalecer os músculos glúteos e alguns músculos das pernas, fazendo a mulher assumir uma postura mais curvilínea assim que se coloca no pezinho um dos exemplares disponíveis.

Se há problemas, são contornáveis. Vejamos:

Podem ocorrer dores na coluna com saltos altos demais usados continuamente. Os exercícios, tais como a musculação, fortalecem a musculatura do dorso, que sustenta a coluna e diminui muito o problema, para que não tenha que se desistir do saltinho.

Os dedinhos dos pés e a parte anterior da planta podem se traumatizar consideravelmente, especialmente com o uso de bicos muito finos e materiais mais rígidos. Contorne o problema alternando os modelos, procurando também comprar alguns sapatos de plataforma e dando preferência a materiais bem macios, sem esquecer as vantagens dos de bicos arredondados ou abertos na frente, os graciosos "peep toes".

Após um dia inteiro de salto, não deixe de usar creme com uréia, ácido glicólico, ácido lático, ácido salicílico, para amaciar a sola dos pés e antagonizar a tendência natural da pele, que é de endurecer e rachar. Isso também ajuda as unhas a se manterem bonitas.

No mercado há vários cremes para os pés. Procure estes componentes nos rótulos.
Cuide das calosidades, raspando-as após um banho quente e aplicando creme para os pés logo após, assim evita-se que os calos cresçam e doam.

Se o salto é muito inclinado, pode-se usar uma mini-palmilha sob a parte da frente da planta do pé, para tornar o ponto de apoio mais macio.

Assim, com estes cuidados, vá em frente, confiante e linda com seu salto alto!

Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista

Pecado gastronômico: bolo amarelinho simples na hora do chá ou café

Melhor lugar do Brasil:Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho

Como falar com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.