Apesar de voltada às empresas do Vale do Silício, a feira pode ser considerada a Meca de todo o mercado de consumo de ponta, reunindo 2.700 companhias com grandes e luxuosos stands nos pavilhões do Hilton Center e Venetian Hotel entre os dias 6 e 9 de janeiro.
As vedetes
Como este canal Estilo já havia dado a dica (veja a matéria O Futuro é plano), a edição foi marcada pela explosão dos tablets, com nada menos do que 80 lançamentos dessas placas. O grande destaque foi o XOOM, da Motorola, que, além de ganhar o prêmio da categoria, levou o de melhor lançamento. O Playbook, da RIM, e a nova geração de tablets da Samsung foram outros modelos que levantaram interesse no público presente, atento ainda aos aparentemente ultrapassados (ou assim pensava o mainstream) notebooks, como mostrou a procura pelo nova série Y do laptop Vaio, da Sony.
"Foram lançados modelos com sistema igual a dos PC e notes, como Windows 7, e outros mais adaptáveis, como o Android. O uso dos sistemas operacionais definirá o futuro dos tablets", comenta Breno Mazi, diretor de Marketing da Finger Tips, empresa desenvolvedora de aplicativos para tablets e celulares inteligentes.
Entre os smartphones, foi o Atrix4, também da Motorola, que levou a medalha. Com 1GB de memória RAM, processador dual-core de 1GHz e dispositivo de interatividade com diversas mídias, foi o produto com a melhor configuração de toda a feira, segundo analistas e imprensa especializada.
Definição de imagem foi o outro assunto da feira, com a apresentação dos leds orgânicos, ou oleds. "Eles são mais do que semi-condutores tradicionais, pois reproduzem o funcionamento de células orgânicas, usando a polarização para armazenamento de informações e projeção de imagem com maior perfeição", explica José Henrique Damiani, Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Foto:Getty Images
Tablet da Toshiba mostra diferentes qualidades de resolução de imagem na mesma tela
Da ciência à sala de estar, os oleds dobram a resolução de imagem das atuais top de linha de plasma e LCD, atingindo 152 polegadas e dispensando os óculos nas segundas gerações das TVs 3D, com modelos da Sony, LG e Toshiba.
Estratégias, debates e furadas
Mas a CES é também uma conferência. E das grandes. Foram 250 sessões e 900 painelistas, entre eles 22 CEOs. Gente como Steve Ballmer , que decepcionou na apresentação da nova versão do Windows e nas explicações sobre o Windows Phone 7 (WP7), já em funcionamento em algumas cidades dos EUA e Europa. Outras palestras disputadas foram a de John Chambers, da Cisco, Ursula Burns da Xerox e Jeffrey Immelt, poderoso da GE.
As sessões discutiram a realidade do setor, que trabalha com a expectativa de faturamento aproximado de US$ 1 trilhão em eletrônicos duráveis e não duráveis, e manterá a aposta na inovação como motor de novos modelos de negócios. Sustentabilidade continua na ordem do dia, como mostrou Alan Mulally, todo-poderoso da Ford, na apresentação dos projetos do Ford Focus elétrico (mesmo que sem dados de desempenho e consumo).
Na feira do luxo e tecnologia, até Lady Gaga deu sua passadinha. A platinada foi garota propaganda do lançamento de uma linha de óculos com câmera imbutida da Polaroid. Além da proteção UVA e UVB, o gadget tira fotos em alta resolução, exibe as imagens na lente de vidro e ainda traz conexão para uma impressora portátil. A cantora, que assina a direção criativa da parceria, achou o modelo 'sexy' - resta saber se essa inovação vingará.
Veja o video das inovações que a Sony Electronics apresentou na CES 2011
Fotos Álbum: Getty Images/ CEA/ The International CES
Atualizado em 6 Set 2011.