Foto: Getty Images |
Dignas de um troféu pelos roteiros mais originais, astuciosamente, elas lançam exatamente as mentiras que eles precisam ouvir quase como uma espécie de mantra hinduísta. Quem não tiver teto de vidro que atire a primeira pedra, afinal em algum momento da vida é inevitável proferir uma mentirinha aqui, outra lá.
Se você acredita na sinceridade absoluta das mulheres, engana-se profundamente. Elas também são dotadas da capacidade de mentir e mentem tão bem a ponto de quase se convencerem da invenção que disseminam. Homens e mulheres exercem esta prática na mesma proporção e a diferença está no fato das donzelas lidarem melhor na elaboração de uma inverdade que transmita credibilidade ao ouvinte. Se por um lado eles mentem para elas, estas mentem para si mesmas.
Na tentativa de não magoar, os homens mentem por insegurança, sede de conquista, poder e força. Preferem se desculpar depois, a contar a verdade hoje. Já as mulheres enganam para sua própria proteção ou a de quem desejam proteger ou, até mesmo, por satisfação de desejos não realizados.
O tema já inspirou diversas obras, como o livro As doze mentiras que a esposa conta a seu marido. Ele apresenta as maiores inverdades criadas e vivenciadas por elas. "O objetivo foi reunir orientações práticas de como viver a verdade e obter o máximo de satisfação dentro do relacionamento, através da busca pelo desenvolvimento da sinceridade e crescimento da relação. A obra não é uma receita, mas as dicas quando bem aplicadas tornam a interação mais saudável", explica o editor Juan Carlos Martines.
´Amo-o como você é´
Apesar de tê-lo conhecido com um corpo sarado e um aspecto atraente, a designer de jóias *Cibele, 24, não escondia a falta de empolgação com o antigo parceiro. Após quatro anos de relacionamento, o visual perfeito deu espaço para um barriguinha saliente, nada sensual, e a uma calvície precoce. "Até no sexo deixou a desejar e chegou a brochar algumas vezes. Se no começo do namoro rolava aquela química, no final restava apenas o sabor amargo da desilusão. Não deu outra, o trai com um primo que vive em outra cidade e ele descobriu. Estamos separados há seis meses e sinto falta da amizade, mas não dele como homem".
Para o psicólogo Antônio Stefanelli, na realidade quando a mulher diz ´eu o amo como você é´, deve se levar em consideração o tempo de união em que se encontra o casal. No início, ela está interessada na aparência, na segurança, no conforto e na virilidade de seu companheiro. Com o passar do tempo, estas qualidades passam a ter menos importância.
"Se o relacionamento inicial não foi firmado na verdade, a realidade conjugal vem à tona e conseqüentemente cada um mostrará o seu verdadeiro eu. Somente quando este é revelado que se descobre se existe ou não o amor", ressalta Stefanelli.
Foto: Getty Images |
´Jamais o trairei´
A personal trainer *Bianca, 26, revela já ter traído o seu namorado com outros rapazes e nem apresenta sinais de arrependimento. "Meu namorado é o amor da minha vida, mas acredito que variar enquanto solteira é bom. Depois que casar eu paro. Não é sempre que faço, mas acho válido para dar uma quebrada na rotina e o relacionamento ir adiante. Sempre dou desculpas de que vou viajar com amigas ou vou dormir na casa de uma delas. Ele confia em mim. Apesar de saber que estou no motel com outro, minha consciência se liberta em saber que faço isto para o bem da minha relação. Se meu parceiro descobrir, vai me odiar, mas sei trair discretamente".
É inevitável o ciclo imposto pela mentira. Ela leva a traição e ambas caminham lado a lado de mãos dadas. A partir do instante que se falta com a verdade, certamente, acontece a prática da traição.
´Amo-o na riqueza e na pobreza´
Ela revendia produtos de uma empresa de cosméticos. Ele mantinha seu cargo de desempregado há quase três anos. A filha ainda não alcançava um ano e meio de vida e as condições financeiras só pioravam. Este é o cenário perfeito para culminar em desavença e possível separação. "Não suportei a pressão e pulei fora. Sempre que alguém aparece dizendo que o amor supera tudo, eu puxo para a realidade e digo que amor não enche a barriga de ninguém. Infelizmente isto só funciona em filmes", conta a vendedora Talita Soares, 28.
Todos os casais mantêm sonhos e não só buscam a felicidade, como também lutam para percorrer o caminho até ela, porém as dificuldades financeiras tendem a causar frustrações e insegurança na realização. ´Amo-o na riqueza e na pobreza´ é um voto estabelecido que nem sempre é firmado com convicção. Por isso, uniões com bases fragilizadas estão fadadas ao fracasso.
´Hoje não, querido. Estou com dor de cabeça´
A recusa da mulher por uma noite de prazer, geralmente gera dúvidas na cabeça masculina. A razão para a rejeição pode estar atrelada ao cansaço, rotina, falta de higiene, egoísmo, traumas, infidelidade e falta de criatividade do parceiro.
Esta é uma das maiores desculpas para a mulher escapar da relação sexual com o seu homem, no entanto ela soa como falta de interesse sexual por ele. "A falta de sexo é geradora de mentiras em um relacionamento. Os parceiros vão buscar com outros a satisfação de suas necessidades", lembra Stefanelli. A mentira, ao invés de ajudar a eliminar a causa do problema, apenas contribui para o surgimento de novos aspectos negativos.
Foto: Getty Images |
´Estou quase lá´
Enquanto as mulheres são puramente emoção e necessitam da excitação, os homens são físicos. Quando a mulher não consegue satisfazer-se, busca completar seu companheiro, devido à insegurança da fidelidade, gerando frustração e desinteresse na relação sexual mantida.
O grande risco é quando a mulher faz desse comportamento uma rotina, durante o sexo, passando a mentir, inclusive, sobre o alcance do orgasmo. Se não se sente o clímax feminino, é melhor, no máximo, omiti-lo. Caso o parceiro venha descobrir a encenação, poderá entendê-la como falta de compromisso em permanecer inteiramente na transa.
Sem dúvida a mentira é o principal motivo de separações, quando um dos envolvidos mente, terá sempre que justificar a mentira com outra, se tornando escravo do ciclo vicioso, até perder o controle da situação. Faltar com a verdade em um relacionamento é extremamente destrutivo.
Quando nos relacionamos quer sentimentalmente, comercialmente ou em qualquer área devemos ser claros, íntegros e sinceros. "A verdade é sempre a mesma, hoje, amanhã e sempre, já a mentira tem vida curta e nunca permanece enterrada por muito tempo", completa Stefanelli.
As mentiras infalíveis das mulheres Quanto ao meio social: - Adorei sua ex. Ela é tão simpática. - O problema sou eu e não você. - Não vejo problema em sair com seus amigos aos sábados. - Minha sogra é o máximo. - Tenho pretendentes que querem me namorar. Quanto ao desempenho na cama: - É o maior que eu já vi. - De todos os meus namorados, você é o melhor. - Eu só vou fazer, porque você está pedindo. - Hoje não. Estou com dor de cabeça. - Nunca pensei em outro homem que não fosse você. Você é único em minha vida. Quanto ao orgasmo: Gritos que deixariam as atrizes pornôs no chinelo, mas que assim como os delas não passam de fingimento. Quanto a desproveniência de finanças adequadas: - Eu não ligo de esperar ônibus assim toda arrumada, a essa hora da noite. - Um saco de pipoca para os dois... que romântico. - Tudo bem pagar o motel sozinha sempre. |
*O nome foi alterado a pedido dos entrevistados
Atualizado em 6 Set 2011.