Andando pelo mundo
Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda
Conhecida por suas novelas em que retratam fatos da vida real, além de revelar costumes e culturas dos mais variados países, Glória Perez fechou 2009 com mais uma novela polêmica e cheia de novidades. A trama Caminho das Índias contou com um elenco de peso caiu nas graças do público, além de abocanhar prêmios mundo afora.
Durante a novela, a autora precisou passar por uma cirurgia na tireóide, que fez com que descobrisse um câncer. Glória Perez fez todas as sessões de quimioterapia e isso não atrapalhou seus trabalhos e continuou a escrever sua trama.
Além de mostrar a cultura indiana, tão diferente do restante do mundo, a autora não deixou de lado casos da vida real, abordando a esquizofrenia e também como é o comportamento de um psicopata. Foram essas histórias que levaram a novela a ser indicada para a categoria Melhor Telenovela no 37º Emmy Internacional e levar a estatueta, considerada a premiação mais importante de televisão.
Caminho das Índias também ganhou oito das nove indicações do Prêmio Extra de TV 2009. Entre as categorias estão Melhor Novela, Melhor Ator (Rodrigo Lombardi), Melhor Atriz (Letícia Sabatella) e também o Prêmio Extraordinário que foi uma homenagem à autora e a todos os trabalhos já escritos por ela. Glória Perez também levou o prêmio de Melhor Autor de Telenovela no Prêmio Arte Qualidade Brasil, em que a trama também ganhou oito prêmios de nove indicações.
Possível candidata à presidência
Foto: Wikipedia.org
Não há como não lembrar da política nacional e não falar da mudança da senadora Marina Silva do Partido dos Trabalhadores (depois de cerca de 30 anos defendendo os ideais do PT) para o Partido Verde, com a possibilidade de ser candidata à presidência em 2010 (a confirmação sairá somente no ano das eleições). Considerada uma das poucas políticas éticas do país, a senadora é uma forte candidata e se tornou uma adversária eleitoral de peso para o partido do atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 2010 será uma ano intenso para essa batalhadora.
Carisma diante das câmeras
Foto: TV Globo/Frederico Rozario
De uma empregada até uma beata, só da ela. Juliana Paes mais uma vez superou seu talento, protagonizando a trama Caminho das Índias, no papel de Maya. Segundo a revista IstoÉ, Juliana Paes foi uma das brasileiras que se destacaram em 2009, sendo eleita a atriz do ano. Outro prêmio que levou foi na categoria Melhor Atriz de Telenovela, no Prêmio Arte Qualidade Brasil.
A bela foi eleita pelos leitores do site Ego como a mulher do melhor look de 2009. Título merecido, pois seus modelitos, simples e bonitos, valorizam seu corpo, considerado o típico brasileiro - com quadril largo e seios menores. Juliana esteve ao lado de Glória Perez na entrega do Emmy Internacional e causou um tumulto entre os repórteres que queriam conversar com ela, que também chamou a atenção pelo seu vestido, um off-white, produzido pelo estilista Rodrigo Grunfeld.
Nova safra
Foto: Divulgação/Marcos Hermes
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar. Esse verso faz parte da canção Shimbalaiê, da cantora Maria Gadú e está na trilha sonora da novela Viver a Vida da Rede Globo. O que essa paulista, de apenas 22 anos fez para conseguir esse destaque? Apenas uma participação na série Maysa - Quando Fala o Coração, quando chamou a atenção do diretor Jayme Monjardim ao cantar Ne me quitte pás. Em seguida, assinou um contrato com a Som Livre, lançando em 2009 o primeiro disco com canções de sua autoria e algumas regravações, como Baba Baby, de Kelly Key, e A História de Lilly Braum de Chico Buarque .
É para mulher também, por que não?
Foto: Wikipedia.org
Tudo começou a se destacar de verdade nos jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro, em 2007. Por que nessa época? Porque foi quando o futebol feminino ganhou medalha de ouro e começou a ganhar força no Brasil. Ainda falta muito para se igualar ao masculino, mas, pelo menos, uma jogadora anda dando o que falar, sendo eleita pel FIFA a melhor jogadora do mundo pela terceira vez consecutiva em 2009: Marta Vieira da Silva que hoje foi emprestada pelo time Los Angeles Sol ao Santos, vencendo a Copa do Brasil.
O ano foi dela para o esporte, pois foi eleita pela revista IstoÉ como um dos cem brasileiros mais influentes de 2009. Junto com a seleção brasileira, Marta ganhou medalha de ouro nos jogos Pan-americanos em Santo Domingo, em 2003, e medalha de prata, nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Com o Rio de Janeiro sendo o palco dos Jogos Olímpicos de 2016, vamos ainda ouvir muito falar do futebol feminino.
Atualizado em 10 Abr 2012.