Guia da Semana

Foto: Getty Images

Exercícios resistidos ou contra a resistência, treinamento de força, treinamento com pesos ou, simplesmente, musculação. Nos últimos anos tem sido amplamente recomendado e utilizado por diferentes tipos de população, tanto na reabilitação, prevenção e até mesmo na preparação de atletas de alto rendimento.


Para termos uma ideia, a musculação é a atividade mais indicada para a terceira idade, essa é a nova recomendação da American College of Sport Medicine (ACSM).


Ao praticar a musculação devemos levar em consideração o nosso tipo físico, carga genética, idade, grau de ociosidade e adequarmos os exercícios às nossas necessidades, com um treino individualizado e orientado por um profissional qualificado. A musculação pode ser realizada por todos, de crianças até idosos.


Mas, infelizmente, o nome musculação ainda assusta muitas pessoas, pois apresentam o medo de ficarem musculosas demais. Mas, saiba que você somente ganhará músculos volumosos se quiser. Por isso é indispensável uma boa orientação, que esteja de acordo com seus interesse e necessidades.

Alguns benefícios causados pela musculação:

- Aumento da massa óssea;

- Aumento da massa muscular,


- Aumento da flexibilidade;


- Melhora da coordenação motora;

- Aumento da sensibilidade à insulina;

- Diminuição dos níveis de cortisol;

- Aumento da taxa metabólica;

- Diminuição dos níveis de LDL e VLDL colesterol;

- Melhora do humor e autoestima.


Sabe-se que os benefícios à saúde ocorrem mesmo quando a prática da musculação é iniciada em uma fase tardia da vida, por sujeitos sedentários, sendo benéfica inclusive por portadores de doenças como: Diabetes, Hipertensão Arterial, Acidente Vascular Cerebral, Osteoporose, Osteoatrite, entre outros.


Alguns estudos recentes têm mostrado que as crianças e os jovens também podem se beneficiar com prática da musculação. Deixando de lado a ideia de que essa população deve somente realizar exercícios aeróbios como natação, ciclismo, etc.


No entanto, na última década, os estudos apresentam evidências quanto à segurança e à eficácia dos programas de treinamento de força, para crianças e jovens, quando esses são devidamente planejados. Assim, a utilidade de treinamento de força para crianças torna-se quase unanimidade entre os profissionais de saúde.

Algumas organizações como The American Academy of Pediatrics, American College of Sports Medicine, American Orthopaedic Society Sports Medicine, entre outras apoiam a participação de jovens em programas de treinamento resistido, desde que os mesmos tenham planejamento adequado e supervisão competente.


A participação de crianças em programas de treinamento de força resulta em diversos benefícios relacionados à saúde e ao desempenho, bem como melhoram as habilidades motoras e reduzem lesões em atividades esportivas e recreativas.


Mas também é muito importante ressaltar que exercícios que melhoram as capacidades como flexibilidade, agilidade e equilíbrio são de extrema importância para esse grupo.

Leia a coluna anterior de Fernando Romero:

Daqui alguns anos

Tirando dúvidas

Praticar e preciso

Quem é o colunista: Licenciado e Bacharel em Educação Física - Pós-graduado em Fisiologia do Exercício.

O que faz:
Personal Trainer.

Pecado Gastronômico: Comida Japonesa.

Melhor lugar do mundo: Onde não há guerra e fome.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.