Guia da Semana

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Depois de inaugurar a terceira geração de automóveis SUV, reunindo a alta performance e o luxo da categoria Premium, o Sporty Utility Audi Q7 está pronto para agradar também os motoristas que gostam de, eventualmente, percorrer caminhos off-road. Originalmente desenvolvido para ter boa dirigibilidade tanto no asfalto quanto em pistas de terra, o veículo acaba de ganhar uma roupa nova que promete encantar ainda mais na cidade, além de permitir encarar melhor outros tipos de terreno.

A montadora alemã disponibilizou um kit completo de acessórios para complementar as já conhecidas características de esportividade, versatilidade e tecnologia do SUV da marca dos quatro anéis, sem perder a elegância e o luxo de um carro da categoria premium. O novo conjunto de acessórios genuínos disponíveis para o Audi Q7 foi desenvolvido pensando em cada detalhe necessário para que o SUV passe sobre as mais diferentes situações de tempo e asfalto.

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O pacote exclusivo inclui spoilers dianteiros e traseiros que se adaptam melhor ao uso misto (terra e asfalto); skid plate dianteiro e traseiro de alumínio para proteção do motor e dos eixos; estribos que facilitam o acesso ao interior do veículo, frisos de proteção no piso abaixo das portas; molduras que aumentam o espaço nas caixas de roda e evitam o acúmulo de barro; frisos de proteção nos pára-choques; tapetes especiais de borracha para o interior e em parte do porta-malas e macaco especial mecânico que se adapta melhor ao uso em ocorrências fora de estrada.

Para incrementar ainda mais o Audi Q7 off-road, ou qualquer outro SUV da marca sem o kit, a marca alemã passou a oferecer também outros equipamentos, como lanternas traseiras transparentes, rodas com novo desenho e 20 polegadas de aro, DVD duplo para os ocupantes do banco traseiro, rack de teto e bagageiro especial com capacidade de carga de 50 kg. Para um carro que pode transportar até sete passageiros, como o Audi Q7, o bagageiro no teto é um acessório útil. Além disso, vem equipado com travas de segurança contra roubo que não permitem a sua retirada sem chave.

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Motor
O Audi Q7 está disponível no Brasil com uma única opção de motor: 4.2 litros V8 a gasolina, que desenvolve 350 cavalos de potência e tem torque máximo de 440 Nm. A transmissão é tiptronic de seis velocidades, com trocas de marchas também no volante esportivo multifuncional, que tem ajuste elétrico de altura e distância.

O motor V8 é semelhante ao da RS4 Avant, em V, com notáveis ângulos de 90 graus nos cilindros e distância entre eles de 90 milímetros. Como no motor da RS4, o V8 do Audi Q7 tem o sistema de injeção direta FSI, que garantiu cinco vitórias ao Audi R8 na tradicional corrida 24 Horas de Le Mans.

Os motores FSI têm mais força e dinamismo do que as outras configurações e ainda economizam combustíveis. O Audi Q7 4.2 quattro faz de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e tem velocidade máxima de 248 km/h. O consumo com gasolina é de 13,8 litros para 100 quilômetros, o que dá a média de 7,24 km/litro.



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Nova geração quattro
O Audi Q7 vem equipado com a tração permanente quattro, que garante máxima aderência e estabilidade lateral, pré-requisitos para uma direção dinâmica e segura. O chassi compreende numerosos componentes de alumínio, como a suspensão independente. Ela e os amortecedores foram desenhados para oferecer esportividade e muito conforto, mesmo em situações off-road.

A última geração da suspensão adaptável a ar é uma atraente vantagem no Sport Utility Audi. A mais importante característica de um automóvel fora de estrada é o ajuste de distância do solo - variável do mínimo de 165 mm ao máximo de 240 mm, no modo elevado - que significa que os terrenos mais desafiadores podem ser vencidos.

Para a direção normal, três diferentes modos (dinâmico, automático ou conforto) podem ser selecionados pela central MMI (Multi Media Interface) no painel de controle. As opções podem priorizar desde a esportividade até o conforto. Em paralelo, o ajuste pode ser rebaixado em até 35 mm (modo dinâmico em alta velocidade), otimizando o arrasto e a aderência lateral ao mesmo tempo.

O motorista também pode ativar dois modos adicionais no off-road: com 25 mm a mais que o nível normal, o Audi Q7 pode desenvolver velocidades de até 100 km/h no fora de estrada; e no modo elevado, com 60 mm extra (total de 240 mm), quando mesmo os obstáculos mais difíceis podem ser superados. Outra nova característica do modelo é a possibilidade de diminuir a distância do solo, na suspensão traseira, com apenas um toque, para transportar objetos pesados na área de bagagem, sem muito esforço.



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Equipamentos de alta tecnologia
O novo Audi não surpreende apenas pela motorização e elementos de dirigibilidade de última geração. Traz modernos componentes eletrônicos que dão ao motorista importantes informações e segurança. Vem equipado com piloto automático, que opcionalmente pode ser ligado ao sistema de radar com controle de distância e velocidade de 0 a 200 km/h. É um equipamento capaz de frear ou parar o carro sozinho, para evitar colisão com o que está à frente. Os sensores detectam se a distância e a velocidade em relação ao veículo da frente mudaram, e manipulam o acelerador e o freio de acordo com o programa.

Outros sensores de série monitoram as áreas próximas e a traseira, para avisar ao motorista de alguma aproximação. O condutor é avisado por um sinal de luz no espelho externo, seguido de um aviso sonoro. Os sensores têm alcance de 50 metros na traseira do veículo e também são desenhados para avisar sobre pontos cegos próximos ao carro, facilitando as manobras de troca de faixa. O sistema pode ser ligado e desligado com um toque e não intervém no controle ou dirigibilidade do carro.

O motorista pode contar também com o equipamento de série, o Parking System Advanced: uma câmera traseira que captura as imagens após o engate de marcha-à-ré e mostra no painel MMI. A novidade que facilita as manobras de estacionamento de um Sport Utility de maior tamanho foi lançada no Audi Q7.



Atualizado em 6 Set 2011.