Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu


Está prevista para este ano, a chegada de um produto que possibilita o aumento dos seios apenas com simples e rápidas injeções de ácido hialurônico, mais ou menos da mesma forma que se fazem os preenchimentos em rugas e em lábios. Parecia inacreditável, mas desta vez o produto parece ser muito bom e a possibilidade de se aumentar o busto, com tanta facilidade e segurança, é muito atraente.

De fato, este tipo de procedimento já está aprovado e vem sendo usado na Inglaterra, Irlanda, Suécia, Escócia, além de outros países da Europa, e no Japão, desde o fim de 2007. Trata-se de uma nova modalidade de apresentação de ácido hialurônico, de moléculas maiores, mais denso e duradouro, capaz de influir significativamente nos contornos corporais.

O fator surpreendente é que se aplica, também, para mudar a silhueta no abdômen, em regiões de flacidez acima do umbigo, das nádegas, das panturrilhas, no peito masculino, e até já se tentou usá-lo em regiões genitais masculinas - ainda necessitando de melhores comprovações de resultados. Mas, seu maior sucesso é no aumento das mamas femininas, assim como para corrigir flacidez, que pode aparecer, por exemplo, após a amamentação, mesmo que não se deseje aumentar o volume.

Com anestesia local, é introduzida uma pequena cânula (uma espécie de micro-tubinho, ou um tipo de agulha maior) por onde é injetado o material até a profundidade desejada; no caso das mamas é no tecido gorduroso, próximo à musculatura.

As vantagens são a simplicidade do procedimento, baixo risco comparado à cirurgia, rapidez e absoluta naturalidade dos resultados, inclusive sem nenhuma cicatriz (aquela decorrente da introdução da cânula é de apenas dois milímetros e praticamente desaparece depois). A paciente pode retomar às atividades normais no mesmo dia, praticamente ao sair do consultório.

Suas desvantagens seriam o preço, equivalente a uma cirurgia, mas com duração de cerca de três anos, e o fato de não se prestar a grandes aumentos de volume - o ideal seriam aumentos de 100 mililitros a 250 mililitros apenas.

O Macrolane, como é conhecido pelos médicos, deverá abrir um novo rumo numa área um tanto quanto polêmica, que é o aumento dos seios. Os médicos brasileiros, dermatologistas e cirurgiões plásticos deverão adquirir grande experiência, comparativamente a seus colegas estrangeiros, graças à grande procura que este assunto desperta por aqui. Vamos aguardar.

Leia as colunas anteriores de Ligia Kogos:

Alergias, reações...

Alimentos para a beleza

Alcoolismo e pele

Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista

Pecado gastronômico: bolo amarelinho simples na hora do chá ou café

Melhor lugar do Brasil:Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho

Como falar com ela: [email protected]


Atualizado em 1 Dez 2011.