Guia da Semana

Foto: Getty Images


Você já deve ter escutado que tomar um copo de água com limão logo de manhã é um bom hábito para quem quer emagrecer. A triste verdade é que dietas milagrosas não existem, porém o consumo dessa fruta tão popular traz sim muitas vantagens ao organismo, que, consequentemente, ajudam a eliminar aqueles quilinhos a mais. Além de ser rico em vitamina C e ter algumas vitaminas do complexo B, o limão é desintoxicante e adstringente. Ele também auxilia na digestão e atua como um antibiótico natural, que ajuda a combater bactérias e demais microorganismos oportunistas.

Quem tem gastrite também pode se beneficiar desse suco poderoso, pois ele alcaliniza o organismo, fortalecendo o sistema imunológico e cicatrizando tecidos e mucosas. Para completar, o limão ajuda na fixação dos sais minerais, como ferro, cálcio e magnésio. "Isso significa que a pessoa fica com todos os sais importantes para que o metabolismo funcione de uma forma mais harmônica", explica Conceição Trucom, química, cientista e escritora do livro O poder de cura do limão. Ela também afirma que o maior compromisso do limão é com a saúde física e mental, e não com perda de peso.

"O limão acelera o processo digestivo, e as pessoas confundem isso com emagrecimento. Quando uma pessoa tem excesso de gordura corporal, possui falhas digestivas. Ao colocá-lo em qualquer refeição, seja na forma de suco ou raspa da casca, o processo fica mais rápido e formação do reservatório de gordura torna-se mais lenta", diz. Segundo Conceição, um dos principais benefícios da fruta é a mineiralização eficiente do organismo, o que faz com que a pessoa fique mais lúcida. "Além de nutrir todas as células e sistemas, esse processo faz com que o cérebro funcione acordado'".

Dia a dia

Foto: Getty Images



Mas como o limão deve ser consumido afinal? De acordo com a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann, o mais indicado é incluí-lo com outros alimentos saudáveis. "Pode ser como suco, um mousse ou no tempero da salada. Também é possível fazer uma vitamina de kiwi, limão e uva, que não é necessário adoçar, pois só a frutose das outras frutas já é suficiente", sugere. Quem tem gastrite e apresenta tendência à afta deve sempre combiná-lo com pães e frutas, e nunca consumi-lo em jejum. "É preciso ter carboidrato, proteína e lipídios em todas as refeições. Isso vale para qualquer dieta", alerta.

Ela ainda complementa que o limão pode ser incluído em todas as refeições sem problemas, mas é importante saber que nenhum alimento sozinho é suficiente. "O melhor para uma alimentação é a combinação de todos os tipos de macronutrientes". A especialista também afirma que nenhuma dieta da moda deve ser seguida por um longo período, pois sempre apresenta muitas restrições. "O que a pessoa pode fazer sempre é uma reeducação alimentar. Quem faz um programa alimentar restrito por muito tempo pode ter uma carência de nutrientes, pois a pessoa prioriza um alimento em detrimento a outros".

Cuidados

Foto: Getty Images


Antes de consumir o limão, é necessário tomar alguns cuidados, pois ele possui algumas substâncias que causam manchas na pele, e, dependendo da quantidade e da forma de manuseio, geram queimaduras de primeiro a terceiro grau. Portanto, é importante evitar entrar em contato com a fruta antes da exposição solar. Depois de manipular o limão, é preciso lavar bem as mãos, de preferência com detergente. "Quando forem manuseados muitos limões, acima de cinco unidades, o ideal é usar um espremedor elétrico e luvas", sugere Conceição.

Sem dúvida ele é o queridinho da vez. Entre as celebridades, Beyonce e Jennifer Aniston já mostraram que o verdinho é realmente poderoso. Mas cuidado! Nada de programas radicais, que só permitem ingeri-lo com água por vários dias. Para que você perca peso com saúde e faça uma verdadeira faxina no organismo, a nutróloga preparou um cardápio especial, no qual a estrela é o limão."Por ser uma dieta hipocalórica, promove emagrecimento. Como possui seis refeições, a pessoa não vai sentir tontura e fraqueza.Também é possível sentir uma boa desintoxicação, pois é diurética", garante.

Dieta da limonada para 15 dias
Café da manhã - desintoxicação energética
- 1 limão siciliano orgânico espremido
- raspas da casca de limão e de gengibre
- 5 uvas verdes
- 1 colher chá de chá verde picado
- 1 folha de couve manteiga
- 1 kiwi
- 1 colher de café de aveia em flocos

Bata tudo no liquidificador e tome em jejum com uma fatia de pão integral com queijo branco.

Lanche da manhã
Limonada suíça light com linhaça
- ½ limão siciliano orgânico espremido
- 1 copo de iogurte natural desnatado
- 1 colher de café de linhaça
- Açúcar mascavo e 1 pitada de canela

Almoço e jantar
- Salada de folhas verdes à vontade (alface, rúcula, agrião) temperado com limão
- 1 tomate ou 1 palmito ou 1 cenoura ou 1 beterraba cozida (pequena)
- ½ prato de brócolis ou couve-flor ou vagem ou abobrinha refogada
- 1 filet de frango grelhado ou bife magro grelhado ou peixe grelhado ou 2 ovos

Lanche da tarde
mousse hiperproteica de limão light
- Dissolva 1 colher de gelatina sem sabor em 100ml de água quente e bata com
1 copo de iogurte desnatado, ½ limão espremido e adoçante sucralose a gosto
- Dividir em 2 taças e levar a geladeira por 2 horas
- Acrescentar 1 clara em neve com raspas de limão por cima

Ceia desintoxicante calmante
- ½ limão siciliano espremido
- 1 colher de capim cidreira
- 1 folha de alface
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de café de quinua em flocos

Atualizado em 10 Abr 2012.