Foto: Photocase.de |
Nos últimos anos, com o advento da tecnologia de cosméticos, o banho quente pode sim ser uma excelente ocasião para recompor-se e também tratar da pele e dos cabelos. Não há mais porque proibi-lo tão rigorosamente.
De fato, é notável o efeito de descanso e recuperação que tem um banho quente, de chuveiro mesmo, daqueles que deixam o banheiro cheio de vapor. Um sabonete bem perfumado nos faz esquecer cansaço, dores e preocupações ainda que momentaneamente.
É o momento ideal para tratar da pele, com medidas eficientes e rápidas. E não se preocupe se você não tem tempo para banheiras, ou nem a tem em casa! O prosaico banho diário de chuveiro pode adquirir novo status com algumas dicas e sugestões, a seguir.
Que tal fazer de conta que está numa sauna, jogando um pouquinho de essência de eucalipto no chão do box? Com o vapor produzido pela água bem quente, haverá sensação de que se está numa verdadeira sauna, com o cheirinho característico e tudo. Há um considerável alívio para quem está com sintomas respiratórios, gripes, tosses, gargantas cansadas, além do prazer reconfortante que a inalação do eucalipto traz.
Foto: Photocase.de |
Os sabonetes atualmente podem ser bem cremosos, um verdadeiro banho de tratamento, envolvendo o corpo todo em espumas perfumadas que lavam e lubrificam. Em barra ou líquidos, procure os que são ricos em silicone, óleos lubrificantes (amêndoas, avelã, germe de trigo, abacate, castanha), nutrientes como mel, frutas, vanila, suavizantes como glicerina e alantoina.
A camada mais superficial, de células mortas, vai se tornando áspera em determinados pontos, tornando-se escura e deve sim, ser bem lavada, inclusive com bucha friccionada nas áreas mais grossas, como joelhos, cotovelos, costas, tornozelos e pés. Pele limpa e refinada absorverá bem melhor os hidratantes e se mostrará brilhante e macia.
Foto: Photocase.de |
Costas e colo com espinhas adquirirão maciez e homogeneidade com substâncias anti-acneicas e antioleosidade, como enxofre, ácido salicílico, piroctone olamina usados com bucha levemente áspera. Isto também pode ser feito em braços, nádegas e coxas ásperas, com "bolinhas" que se assemelham a um "ralador". A textura e maciez serão logo recuperadas.
Foto: Photocase.de |
Rosto de pele oleosa ou com poros dilatados e cravos, beneficia-se com os mesmos sabonetes de piroctone olamina, enxofre, ácido salicílico, que com o vapor quente penetrarão profundamente. Aplique com massagens circulares por todo o rosto, demorando-se mais em testa, nariz e queixo, enquanto a temperatura facilita a retirada das impurezas. Um hidratante oil free poderá ser aplicado, especialmente a base de ácido glicólico ou vitamina C.
Se você tem pele seca no rosto, sinta as delícias dos sabonetes ricos em frutas como mamão, mel, silicones, alantoinas, massageados delicadamente. Após o banho os hidratantes e nutritivos penetrarão perfeitamente.
Foto: Photocase.de |
Se eventualmente há tempo e oportunidade para um banho de banheira, é muito agradável o uso de sais de banhos aromatizantes, relaxantes, gotas de óleo (germe de trigo, amêndoas, semente de uva, abacate, avelãs). Um copo de vinho branco ou tinto são ricos em alfahidroxiacidos e podem ser adicionados ao banho. Óleos e manteigas de karité são emolientes e lubrificantes. Infusões de erva cidreira e camomila também podem ser despejadas para incrementar a sensação de bem-estar e relax, dando um soninho gostoso.
Foto: Photocase.de |
Então você ressurge mais bonita, perfeitamente recomposta após este banho especial, momento exclusivo e deliciosamente seu... o glamour nas pequenas coisas da vida!
Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista
Pecado gastronômico: bolo amarelinho simples na hora do chá ou café
Melhor lugar do Brasil:Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho
Como falar com ela: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.