Guia da Semana

Mostrando uma inesperada preocupação com os ébrios, o Google acaba de lançar um dispositivo que impede que bêbados - e, acredito, que deprimidos e psicóticos também - enviem e-mails dos quais podem se arrepender depois.

O sistema é simples e engenhoso. Assim que ativado, o filtro, divulgado no blog oficial do Gmail, pede que o internauta resolva cinco operações matemáticas em 60 segundos para que a mensagem seja liberada. O mecanismo já vem com o horário ajustado para funcionar nas noites dos finais de semana, mas pode ser ajustado de acordo com a preferência do bêbado. É possível ainda ajustar a dificuldade das contas que devem ser resolvidas, dependendo de sua habilidade matemática.

Foto: Reprodução

O anti-bêbado já está disponível. Basta buscar a aba Labs, na área de configuração do Gmail. Essa é provavelmente a primeira ação de um grande provedor de emails para ajudar os manguaças. O Google definitivamente quer dominar o mundo.

Mas será que funciona?

A equipe do Futepoca se mobilizou para um exercício de jornalismo verdade. Mandou o Anselmo, que também escreve aqui no GuiadaSemana, para o bar da esquina. De volta à frente do computador, o mecanismo foi acionado, nível dois de dificuldade programado, e à mensagem teste:

Foto: Reprodução

Enviar. E agora:

Foto: Reprodução

Era uma tarefa simples. Para ser realizada individualmente. Somas, subtrações, multiplicações... "Essas tão fáceis", desdenhou. Respostas rápidas, só um minuto pra isso. Enviar de novo. Errado. Nova tentativa: errada. Na terceira, o alcoolizado repórter aproveita que ninguém está olhando e apela para a calculadora. Errado. Só na quarta tentativa é que a mensagem é enviada.

Então funciona?

Na manhã seguinte, o mesmo jornalista, jurando não estar sóbrio, tenta de novo. E de novo, a mensagem só vai na quarta tentativa. Será que ele é ruim de matemática? Ou era a ressaca?

De qualquer jeito, a pessoa tem que querer muito enviar o e-mail para não desistir. Nesse aspecto, funciona.

Quem é o colunista: Thalita Pires
O que faz: jornalista e uma das autoras do Futepoca (Futebol, Política e Cachaça), a única mulher no meio dos marmanjos.
Pecado Gastronômico: esfiha folhada do ponto árabe, na 25
Melhor Lugar da Cidade: Avenida Paulista
Para Falar com Thalita: [email protected]



Atualizado em 6 Set 2011.