Guia da Semana

Foto: Getty Images


O verão está chegando, e com ele, o aumento da procura por clínicas de beleza e dermatologistas. Afinal de contas, de que adianta perder os quilinhos extras se a pele não estiver bonita para curtir a estação? Todo mundo sabe que uma alimentação saudável é peça fundamental para um rosto jovem e lisinho. Acontece que na correria do dia-a-dia, muitas vezes, a saladinha verde e o suco de laranja, terminam sendo trocadas pela pizza de catupiry e o refrigerante.

Mas que tal continuar boa de garfo, com a pele ainda mais bonita e de quebra, eliminar umas calorias indesejáveis? Para a alegria geral da nação feminina, o professor de cosmetologia Maurício Pupo elaborou uma dieta especial, baseada em um cardápio que oferece o número adequado de nutrientes, que prometem manter não só a pele, como as unhas e os cabelos saudáveis, além de servir como protetor natural contra a radiação solar. Precisa de mais para o verão?

A dieta

O tratamento tem como princípio reduzir as substâncias nocivas ao organismo. Mas em vez de apenas substituir produtos considerados agressivos, a dieta tem como proposta adicionar grupos-chave de alimentos, que potencializam seus resultados. Tudo em um cardápio de 1200 calorias, que custa em média R$ 25,00 por dia. "Ninguém precisa necessariamente deixar de comer o que gosta. Simplesmente acrescente alimentos poderosos na sua dieta do dia-a-dia. São saborosos, saudáveis e vão manter a pele mais jovem, livre de manchas e de rugas", afirma Maurício.

Cosmetologia
É a área da ciência farmacêutica que pesquisa, desenvolve, produz e aplica produtos para o tratamento da pele, cabelo e unhas. O profissional que atua na área é especialista em tratamentos de beleza, geralmente procurados pelas mulheres.


Permitidos

Com cardápio variado, o regime prioriza frutas, verduras e alimentos integrais, além de produtos ricos em antioxidantes (vinho, salmão, chá branco), que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele, rugas e diminuição de sua elasticidade. As opções de proteínas priorizam as carnes brancas, como peixe e peito de frango. Como fontes de fibras, o professor aconselha verduras cruas e legumes cozidos, que podem ser consumidos à vontade.

Foto: Getty Images


Proibidos

De imediato, o cosmetologista aconselha o corte de quatro tipos de alimentos: o açúcar, extremamente prejudicial ao colágeno; a carne vermelha, que por conter muito ferro, acelera a produção de melanina e agrava as manchas na pele; os refrigerantes, bebidas artificiais que aumentam a quantidade de radicais livres no organismo; e laticínios gordurosos, por favorecer a produção de tecido adiposo, e conseqüentemente, estimular a celulite.

Sentindo na pele

Segundo Maurício, quem adere ao seu cardápio, começa a sentir os resultados a partir do terceiro dia, quando o corpo passa a utilizar todos os nutrientes consumidos, desintoxicando a pele. O exercício físico é aconselhável, desde que realizado com moderação, pois o excesso de aeróbicos (corridas, caminhadas) faz o organismo consumir mais oxigênio, produzindo radicais livres prejudiciais à pele.

A analista de marketing Daniela Albuquerque entrou na dieta há duas semanas e já sentiu os resultados no cabelo e na cútis. "Tenho a pele oleosa. Após alguns dias com o cardápio do doutor Maurício, senti ela mais hidratada e com menos espinhas, além de um cabelo com mais vida".

Quem pode

Como não é carente de nutrientes, a dieta serve para diversas idades, a partir de 12 anos. Por retardar o envelhecimento da pele e ajudar a regular o organismo, é aconselhável principalmente para quem está passando pela menopausa. Já para as crianças e mulheres grávidas, ela não é recomendada, já que estes são grupos de pessoas que precisam consumir nutrientes específicos para o desenvolvimento infantil ou do feto.

Saiba mais:
? O azeite extra-virgem tem ação anti-inflamatória e combate os edemas acarretados pela celulite, impedindo a gordura no abdômen.
? O Stevia é um adoçante natural usado principalmente para diabéticos e obesos. Pode ser usado no lugar do açúcar e serve para todas as idades, inclusive criança.
? O salmão ajuda na formação do coração e do cérebro. Estudos comprovam que as gestantes que consomem muito salmão dão a luz a filhos mais inteligentes.




Alimentação correta: Confira o cardápio completo elaborado por Maurício Pupo para uma alimentação saudável e nutritiva.



Colaboraram:

? Maurício Pupo
Tel.: (19) 3736-6888

? Blanch Marie
Tel.: (11) 3624-5888

Atualizado em 6 Set 2011.