Foto:Sxc.hu |
Um dia frio, coberta, uma tigela de pipoca e um bom filme na televisão. Isso parece familiar? Então comece a se movimentar! Inverno não é desculpa para engordar uns quilinhos a mais e perder a forma. Não existem evidências que comprovem a relação entre ganho de peso e baixas temperaturas.
Na verdade, o frio ajuda o organismo a produzir mais calor, o que acelera o metabolismo para manter a temperatura do corpo. Mas tome cuidado! A coordenadora de nutrição da Triathon Academia, Cristiane Durante, lembra que as pessoas comem mais no inverno para aquecer o corpo, quando realizam a digestão. De qualquer forma, todo esse processo auxilia a queima de calorias, ou seja, é a época ideal para iniciar qualquer dieta e começar o verão sem traumas.
Quando não houver a prática de atividades físicas, é importante equilibrar os ingredientes. Para o almoço, a especialista indica carboidrato (arroz), proteína (carne) e fontes de sais minerais e vitaminas (saladas). "Não deixe de comer salada porque está frio, pois a mastigação que ela exige faz com que possamos atingir saciedade e comermos menos a comida quente. Ou seja, coma as folhas antes de outra alimentação."
A nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN Maria Del Rosário Zariategui de Alonso sugere o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico, o que inclui leguminosas secas como ervilhas, feijões, grão de bico e lentilhas. Também estão aprovadas as preparações quentes, como sopas, chás e frutas aquecidas, alimentos que ajudam na sensação de saciedade. Outras opções são leite e iogurte desnatados e cereais.
Ela lembra também que, durante o período gelado, é comum as pessoas beberem menos líquido. A falta de hidratação facilita a formação de cálculos renais em pacientes com tendência e favorece a constipação intestinal. Além disso, piora a eliminação de secreções formadas nas vias aéreas superiores e aumenta a possibilidade de febres durante gripes e resfriados. Um adulto deve consumir cerca de dois litros de água por dia.
Quem eu procuro na hora de fazer dieta? |
? Endocrinologista: identifica se a pessoa possui problemas hormonais que a impedem de perder peso e diagnostica doenças que acompanham a obesidade, como diabetes e colesterol. ? Nutricionista: faz a reeducação alimentar. ? Nutrólogo: para pacientes que possuem deficiências de nutrientes na alimentação. Ele faz um trabalho em conjunto com o nutricionista e também coopera para o envelhecimento saudável. |
Atividades físicas
Com uma boa alimentação e alguns exercícios físicos, o corpo vai estar pronto para encarar o biquíni. Veja o que comer...
Antes da atividade:
Consuma alimentos ricos em carboidratos e com baixo índice glicêmico, já que são absorvidos de forma lenta pelo organismo e evitam quedas da taxa de glicose no sangue. Treinar em jejum é contra-indicado e pode causar fadiga, além da queda do desempenho.
Foto: Sxc.hu |
A refeição deve ser feita de três a quatro horas antes do exercício para permitir a digestão. Seguem algumas sugestões:
? Macarrão ao sugo com salada verde, salada de frutas com granola e suco de laranja.
? Filé de frango grelhado com arroz integral, salada de alface americana, batatas cozidas e uma fruta da estação.
Se você fizer apenas um lache
Entre duas e três horas antes dos exercícios são recomendados:
? Iogurte desnatado com salada de frutas e granola.
? Leite desnatado com aveia em flocos e um suco de laranja.
? Cereais matinais com iogurte desnatado e uma fruta de estação.
Se a refeição for apenas uma hora antes da atividade, a indicação é:
? Uma barra de cereal.
? Uma fruta (maçã, laranja, melancia...).
Durante a atividade:
O exercício físico com duração de mais de uma hora deve ser acompanhado de alimentos ricos em carboidratos, para evitar a fadiga muscular e perda de rendimento. Sugestões:
? 2 bananas
? 2 barras de cereal
? Damasco seco (1 xícara)
? Uva passa (1 xícara)
? Uma bebida isotônica de 600ml, que também aporta carboidratos.
Depois da atividade:
Alimentos com carboidratos devem ser ingeridos para que ocorra uma restauração de estoques de glicogênio hepático, muscular e dos eletrólitos perdidos pelo suor. Neste caso, são necessários os carboidratos de índice glicêmico alto. Sugestões:
? Iogurte com salada de frutas e um suco de laranja.
? Vitamina de leite desnatado com banana e mel.
? Vitamina de leite desnatado com frutas, banana, mamão e laranja.
? Macarrão com molho de carne e duas fatias de pão de trigo.
Como me exercitar?
Foto:Divulgação |
Quando estiver na academia, é importante alternar exercícios aeróbicos, que melhoram a circulação sanguínea, com atividades de fortalecimento da musculatura, como musculação e aulas de Pilates. Nunca se esqueça de consultar um médico que faça o diagnóstico para saber se você possui algum problema reumático ou de coluna, pois eles impedem determinadas atividades.
De acordo com o coordenador de ginástica da Triathon Academia, Marcel Silva, o ideal é a pessoa praticar exercícios no mínimo três vezes por semana, dando preferência a atividades sem impacto.
A ginástica aeróbica aumenta o calibre dos vasos sanguíneos e a resistência cardiovascular, enquanto a musculação aumenta a massa e protege as articulações de problemas posturais.
Faça em casa |
? Espreguiçar-se é uma forma de realizar um pequeno alongamento. ? Faça pausas durante o dia e alongue pescoço, costas, mãos, peitorais e outras musculaturas que estiverem tensas devido a posturas mantidas por muito tempo. ? Substitua o elevador por lances de escada. ? Faça pequenas caminhadas durante o dia, seja visitando lojas durante o almoço ou mesmo estacionando o carro em local mais distante. ? Passe o fim de semana no parque com as crianças ou marque um futebol com os amigos. |
Você sabia que a gelatina traz vários benefícios para o corpo? Aprenda algumas receitas.
Conheça outras dicas e dietas para manter o corpo em forma durante o inverno.
Colaboraram:
? Clínica Pìu Bella
Fone: (21) 2484-3827/ 2496-3256
Av. Armando Lombardi, 1000, loja 121, Barra da Tijuca - RJ
? Academia Triathon
? Maria Del Rosário Zariategui de Alonso
? Tâmara Mazaracki
? Flavio Madruga
? Morgana Waked
Clínica MedVita - Av. das Américas 500 - BL - 22 B - SL 312 - RJ
Fone: (21) 3982-2400
Atualizado em 6 Set 2011.