Os noivos Site oficial |
Termina neste fim de semana a exposição no Palácio de Buckingham que comemora as bodas de diamante da união entre a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip. A cerimônia aconteceu no dia 20 de novembro de 1947, quando toda a população britânica celebrou a alegria da então princesa e seu noivo. Ao contrário da austeridade instaurada na Inglaterra durante o período pós-guerra, onde os alimentos e vestimentas eram racionados, todos os detalhes e preparativos do casório foram acompanhados por todo o país e até pelo mundo.
Milhares de pessoas presenciaram o itinerário para a cerimônia, enquanto outros milhões seguiam o matrimônio ao vivo, transmitido via rádio. Mais de dez mil telegramas foram enviados ao Palácio de Buckingham, vindos dos mais diversos países e endereços. Duzentas mil pessoas assistiram à exibição especial dos presentes de casamento no Palácio de St. James e o vestido de noiva da rainha fez um tour completo pela Inglaterra. O filme do casamento foi visto no cinema por outros milhares de cidadãos ingleses.
Presente internacional Site oficial |
Vida de solteiros e o noivado
O noivado Site oficial |
Multidão à espera do casal Site oficial |
O vestido de noiva
O vestido de noiva Site oficial |
Norman Hartnell (1901-1979) apresentou os croquis do vestido no mês de agosto do ano do casamento. Ele visualizou um vestido de noiva bordado com finas pérolas com motivos florais e citou a obra Primavera, de Botticelli, como inspiração. O rico vestido de cetim marfim contrastava com as pérolas claras, importadas da América, os fios prateados, brilhantes e apliques transparentes de tule bordado. Amarrada ao ombro ficava a magnífica cauda real, com aplique de seda e tule, bordada com pérolas, brilhantes e apliques de cetim. Completava o figurino um véu de seda e cetim marfim com sandálias de salto alto, enfeitadas com prata e pérola, feitas por Edward Rayne.
A cerimônia de casamento
A cerimônia Site oficial |
Logo depois do noivado, foi anunciado que o casamento ocorreria na Abadia de Westminster no dia 20 de novembro. O arcebispo de Canterbury, Dr. Geoffrey Fisher, foi convidado para oficializar a cerimônia, testemunhada pelo arcebispo de York, com a presença de dois mil convidados.
Lua-de-mel
Partida para a lua-de-mel Site oficial |
A noiva e o noivo deixaram o Palácio sob uma chuva de pétalas de rosas. Para o vestuário da princesa, Hartnell desenhou um conjunto de vestido combinando com um casaco, ambos azuis, com acessórios em tons pastéis. O casal partiu da estação de Waterloo com a cachorra da raça Corgi ´Sue´ da princesa para a lua-de-mel. A primeira parte aconteceu na mansão Broadlands, em Hampshire, do tio do príncipe Philip, Earl Mountbatten; e a segunda, na mansão Birkhall, nas dependências do Palácio de Balmoral.
Atualizado em 1 Dez 2011.