Guia da Semana

Os noivos
Site oficial


Termina neste fim de semana a exposição no Palácio de Buckingham que comemora as bodas de diamante da união entre a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip. A cerimônia aconteceu no dia 20 de novembro de 1947, quando toda a população britânica celebrou a alegria da então princesa e seu noivo. Ao contrário da austeridade instaurada na Inglaterra durante o período pós-guerra, onde os alimentos e vestimentas eram racionados, todos os detalhes e preparativos do casório foram acompanhados por todo o país e até pelo mundo.

Milhares de pessoas presenciaram o itinerário para a cerimônia, enquanto outros milhões seguiam o matrimônio ao vivo, transmitido via rádio. Mais de dez mil telegramas foram enviados ao Palácio de Buckingham, vindos dos mais diversos países e endereços. Duzentas mil pessoas assistiram à exibição especial dos presentes de casamento no Palácio de St. James e o vestido de noiva da rainha fez um tour completo pela Inglaterra. O filme do casamento foi visto no cinema por outros milhares de cidadãos ingleses.

Presente internacional
Site oficial
Entre os objetos expostos, encontram-se: fotos de toda a trajetória do casamento, desde o noivado e cerimônia até a lua-de-mel; presentes da família real, com muitas jóias belíssimas, presentes vindos da Inglaterra e de todo o mundo; o vestido de noiva com todos os acessórios que foram usados, além dos croquis do vestido; e os documentos que oficializaram a união.

Vida de solteiros e o noivado

O noivado
Site oficial
No dia 9 de julho de 1947 o noivado foi anunciado pela então princesa Elizabeth e pelo tenente Philip Mountbatten. A princesa, a filha mais velha dos duques de York, nasceu em 21 de abril de 1926. Após a abdicação do rei Eduardo VIII e a ascensão de seu pai como rei Georde VI, em dezembro de 1936, a princesa tornou-se a primeira sucessora ao trono. Príncipe Philip nasceu em 10 de junho de 1921, como filho caçula e único homem do príncipe e princesa Andrew da Grécia. Na primavera de 1947, príncipe Philip renunciou ao título de nobreza grega e se naturalizou britânico, adotando o sobrenome de sua avó materna, Mountbatten.

Multidão à espera do casal
Site oficial
Na noite de 17 de novembro, um jantar e um baile foram realizados no Palácio de Buckingham para comemorar a união e, no dia seguinte, 1.200 convidados foram recepcionados. A ocasião ficou marcada como a primeira vez em que os cômodos do Palácio foram usados, desde antes da guerra. Na noite do casamento, enquanto príncipe Philip desfrutava de sua despedida de solteiro no Hotel Dorchester, multidões se juntavam em torno do percurso que os noivos iriam fazer antes da cerimônia, mesmo sob o frio de novembro.

O vestido de noiva

O vestido de noiva
Site oficial


Norman Hartnell (1901-1979) apresentou os croquis do vestido no mês de agosto do ano do casamento. Ele visualizou um vestido de noiva bordado com finas pérolas com motivos florais e citou a obra Primavera, de Botticelli, como inspiração. O rico vestido de cetim marfim contrastava com as pérolas claras, importadas da América, os fios prateados, brilhantes e apliques transparentes de tule bordado. Amarrada ao ombro ficava a magnífica cauda real, com aplique de seda e tule, bordada com pérolas, brilhantes e apliques de cetim. Completava o figurino um véu de seda e cetim marfim com sandálias de salto alto, enfeitadas com prata e pérola, feitas por Edward Rayne.

A cerimônia de casamento

A cerimônia
Site oficial


Logo depois do noivado, foi anunciado que o casamento ocorreria na Abadia de Westminster no dia 20 de novembro. O arcebispo de Canterbury, Dr. Geoffrey Fisher, foi convidado para oficializar a cerimônia, testemunhada pelo arcebispo de York, com a presença de dois mil convidados.

Lua-de-mel

Partida para a lua-de-mel
Site oficial


A noiva e o noivo deixaram o Palácio sob uma chuva de pétalas de rosas. Para o vestuário da princesa, Hartnell desenhou um conjunto de vestido combinando com um casaco, ambos azuis, com acessórios em tons pastéis. O casal partiu da estação de Waterloo com a cachorra da raça Corgi ´Sue´ da princesa para a lua-de-mel. A primeira parte aconteceu na mansão Broadlands, em Hampshire, do tio do príncipe Philip, Earl Mountbatten; e a segunda, na mansão Birkhall, nas dependências do Palácio de Balmoral.

Atualizado em 1 Dez 2011.