Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Para quem pensa que exercitar-se é sinônimo apenas de suor e alguns músculos definidos, um recado: além da atividade física liberar a endorfina (hormônio da felicidade), ela pode cooperar para o desempenho sexual.

O coordenador e professor de pilates da academia Studio Zen, Sérgio Ribamar, conta que qualquer atividade física que crie na pessoa uma conscientização muscular e coopere com o sistema cardiorespiratório ajuda a melhorar as relações sexuais, principalmente para os homens.

"O homem despreparado cansa mais rápido na hora da relação. Com o cansaço, o cérebro manda um sinal para o corpo de que é preciso terminar o procedimento, senão o organismo pode ser prejudicado. Dessa forma, o homem ejacula. Quando ele controla a respiração, consegue se manter por mais tempo sem ejacular", explica.

A sexóloga e terapeuta Carmen Janssen lembra que "é preciso ter em mente que nosso corpo foi feito para se movimentar". O alongamento do corpo é importante para o equilíbrio físico e emocional, proporcionando bem-estar e relaxamento, além de melhorar o autoconhecimento, fatores fundamentais para uma vida sexual saudável.

Exercícios físicos mexem com hormônios, aceleram o coração e oxigenam o corpo. Dessa forma, não só contribuem para a sexualidade e auto-estima, como também previnem osteoporose, fortalecem os músculos, melhoram a postura e diminuem stresse e dores no corpo, principalmente nas mulheres.

Existem algumas atividades físicas específicas que ajudam ainda mais a melhorar o desempenho na cama. Pilates, yoga e dança do ventre são alguns exemplos.

Dica
Carmen Janssen é autora do livro Massagem Sensual para Casais Enamorados e conta que a massagem também é uma forma interessante de se auto-conhecer e desenvolver a sensualidade amorosa, já que permite entrar em contato com todos os sentidos. "A massagem é um diálogo amoroso que favorece uma intensa troca de energia entre os corpos, permitindo alcançar o êxtase sexual", completa a autora, que dá dicas para o casal:

Pegue um óleo ou creme de massagem, aqueça-o em suas mãos antes de passar no(a) parceiro(a) e espalhe em todo o corpo dele(a), sem pressa. Experimente começar pelos pés, faça exercícios de amassamento, ora mais firme, ora mais suave, vá aos poucos, subindo pelo corpo, acrescentando um pouco de erotismo com carícias, que podem ser feitas com as mãos, boca ou com seu prórpio corpo. Não se preocupe com a performance, valorize o encontro afetivo e amoroso, entregue-se de corpo e alma. Em outro momento, coloque o produto na mão do(a) seu(sua) parceiro(a) e peça para ele(a) espalhar nas suas costas.



Pilates: entenda a técnica



Yoga: saúde da mente e do corpo



Dança do ventre: a arte da conquista



Colaboraram:
? Studio Zen
? Carmen Janssen
? Metacorpus
? CIYMA
? Yoga Sandri
? Estúdio Danças do Mundo
Rua Wizard, 400, Vila Madalena - SP
Fone: (11) 3812-3938

Atualizado em 6 Set 2011.