Camper - R$ 453,00 Foto: Gabriel Oliveira |
Não são apenas os reles mortais que passam por saia justa na hora de se vestir corretamente, alguns estilistas eventualmente também sofrem. O designer Reinaldo Lourenço, figurinha carimbada nas temporadas da SPFW, passou por um aperto há cerca de um mês ao chegar ao sofisticado restaurante português Antiquarius usando um par de sandálias. Prontamente foi barrado pelo maître, mas depois de explicar que os calçados eram da marca italiana Padra, pôde almoçar tranquilamente.
O fato é que a relação sandálias e homens é um tanto quanto complicada, principalmente quando não se trata de um estilista famoso. Estão nas ruas para todo mundo ver os suspeitos: papete com meia, chinelo estilo Ryder e as novas crocs, afinal não é qualquer um que pode se dar ao luxo de comprar uma sandália da grife italiana. O Guia da Semana separou dicas sobre tudo o que você deve fazer antes de expor seus pés, desde as ocasiões e modelos ideais, até onde você pode passar o mesmo constrangimento que Lourenço se seu chinelo não for Prada.
Agora com a aproximação do inverno, as sandálias vão passar mais tempo dentro do armário, mas como o clima por aqui é completamente inconstante, não será estranho se houver algumas semanas dignas de verão. Nessas horas é que os homens devem colocar os pés para respirar. A consultora de imagem Sabina Donadelli acredita que os calçados vão aparecer na próxima estação, mas em sua maioria para os fashionistas, "De maneira geral o homem brasileiro não encara bem sandálias com meias. Eu, particularmente, acho meio forçado.", afirma.
Ainda indica que a melhor ocasião para trocar os tênis e sapatos fechados pelos chinelos é na balada. Mas desde que o modelo seja confortável e não atrapalhe na hora da dança. Estilo sem conforto não é nada. Veja em quais estabelecimentos - das baladas aos restaurantes mais fervidos de São Paulo - você não vai passar pela mesma situação que o estilista Reinaldo Lourenço:
Baladas Clube Royal - não pode boné, bermuda e chinelo Disco - não pode bermuda, boné, regata e chinelo Mynt Lounge - não pode bermuda, boné, regata e chinelo Pacha - não pode chinelo, regata, bermuda acima do joelho e camiseta de time Restaurantes A Bela Sintra - traje social D.O.M. - nenhuma restrição Fasano - não pode chinelo e regata La Casserole - não pode regata e chinelo Le Coq Hardy - não pode bermuda e chinelo Magari - nenhuma restrição Pimentel - nenhuma restrição Trindade - não pode regata |
A consultora ainda cita os mocassins com sola de couro com ou sem meias como uma alternativa às sandálias. "É o tipo do look casual (quando os convites pedem traje esporte, por exemplo). Os tênis sem meia são aconselhados desde que tenham forro de couro - modelos mais comportados. Podem ser usados na maioria das ocasiões sem meia. Os tênis de visual ´astronauta´ (super robustos) pedem a meia porque equilibra as proporções."
Como combinar corretamente os calçados? Para Sabina, "As franciscanas com sola de couro são as mais chiques e elegantes... vão bem com jeans mais clássicos, sem muitos detalhes (rebites, bolsos, recortes). Sandálias com sola de borracha são mais informais... muitas vezes o gato, ao invés de parecer descolado, vai parecer ´malaco´. Então é preciso prestar atenção ao visual e a que classe de produto o chinelo se encaixa."
Se você acaba deixando de usar os calçados mais confortáveis por medo de errar, confira a opinião da consultora de imagem sobre alguns modelos:
Havaianas: "Com jeans, são ideais para baladas." Papetes: "Particularmente não gosto, mas devem ser usadas para ir ao clube ou padaria, ocasiões informais." Crocs e chinelos modelo Ryder: "Não são bregas, desde que usados na praia ou piscina e, quem sabe, para colocar o lixo na rua..." Sapatos com salto (alguns homens de estatura baixa, como o sertanejo Zezé de Camargo, recorrem a este modelo para parecerem mais altos): "Não vou dizer que seja errado... convém colocar com calças que cubram o peito do pé, para que não chamem muito a atenção das pessoas." |
Atualizado em 6 Set 2011.