Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira


Cultuada pelos brasileiros e abraçada pelo mundo, a caipirinha virou sinônimo da gastronomia nacional e está presente em qualquer mesa de bar, do boteco risca-faca ao lounge mais sofisticado. A popularidade deve-se à versatilidade deste clássico, que pode ser preparado com diversas frutas e bebidas, ao gosto do freguês. Afinal de contas, quem foi que disse que ela só pode ser feita com cachaça e limão?

Pensando nisso, fomos visitar a Bar&Barman, uma conhecida escola de barmen, em São Paulo, de onde tiramos cinco receitas exóticas, que prometem dar o que falar na próxima festa e não deixar você fazer feio atrás do balcão. Escolha algumas frutas, açúcar, gelo, o destilado de sua preferência e mão na massa. Ou melhor, no copo.

Chinesa

Foto: Gabriel Oliveira

A lichia é considerada a fruta nacional da China. Produzida em cachos, possui uma casca rugosa, de cor vermelha, que a torna muito fácil de ser reconhecida. Sua polpa é gelatinosa, translúcida e de sabor semelhante ao da uva-itália, resultando em uma caipirinha leve e adocicada.

Faça a sua!

Cítrica

Foto: Gabriel Oliveira

A tangerina atrai pela beleza, qualidade de sabor e facilidade em ser descascada. Também conhecida como mexerica, cravo ou polkan, tem as características cítricas semelhantes as de uma laranja, com sabor levemente adocicado, ideal para misturas de caipirinha.

Faça a sua!

Pretinha

Foto: Gabriel Oliveira

Uma fruta 100% brasileira. A jabuticaba é utilizada para fins gastronômicos e medicinais. A partir dela podem ser produzidos vinhos, sucos, geléias, licores e até vinagre. A caipirinha não poderia ficar de fora.

Faça a sua!

Picante

Foto: Gabriel Oliveira

Maçã com pimenta? Isso mesmo. A fruta oferece um aroma irresistível para a caipirinha. Já a pimenta agrega uma característica picante ao drinque. À primeira vista, a sensação pode parecer estranha para paladares desavisados, mas vale a pena experimentar.

Faça a sua!

Mix de uvas

Foto: Gabriel Oliveira

Uvas verdes, roxas, vermelhas ou brancas. A cor acaba não interferindo muito na hora da mistura dos ingredientes. O segredo é o jeito como a fruta é distribuída, assim como sua quantidade. O ideal é que a bebida equilibre o gosto da uva e do álcool.

Faça a sua!

Dicas
? Saber dosar e quantificar os ingredientes é fundamental. Identificar o que combina com as frutas pode dar um paladar diferente a caipirinha.

? A bebida mais indicada vai do gosto de quem consome. O ideal é usar uma cachaça mineira tradicional para sentir o sabor da cana misturado aos demais elementos.

? Não é necessário amassar muito a fruta durante o preparo, para que o gosto não sobreponha o do restante dos ingredientes.

? Uma pitada de ingredientes como gengibre, cravo e alecrim complementam o drinque e podem dar um sabor diferente.

? A caipirinha combina com qualquer ambiente e não é recomendada para acompanhar petiscos como bolinhos fritos. Os mais indicados são os secos como amendoim ou queijos.


Colaborou

Bar&Barman
(11) 3831-8329

Atualizado em 6 Set 2011.