Foto: Site Oficial/Vivara |
Anéis em aço, coleção exclusiva |
Desde a antiguidade, os acessórios na vestimenta já se faziam presentes. Seja nos homens mais tradicionais ou nos mais modernos, as joias masculinas são componentes indispensáveis no cotidiano para melhorar o aspecto visual, aumentar a auto-estima e, por muitas vezes, mostrar status misturado à elegância. O ouro e a prata são os materiais mais utilizados na confecção destes produtos, mas o aço, aos poucos, também ganha notoriedade, principalmente nos anéis, a grande procura do público jovem.
"Aqui na loja, nos temos variedade em correntes e pulseiras de couro, mas a obsessão dos nossos clientes são os anéis de aço. Esses possuem uma grande demanda. Ainda mais com os valores acessíveis", afirma Talita Couto, vendedora da loja Uranio. O custo está entre R$ 80,00 e R$ 220,00. Os aros são procurados também pelas mulheres que pensam em presentear o namorado com uma aliança alternativa, "elas nos procuram, fazem a encomenda e pedem alguns detalhes para diferenciar os sexos, como um símbolo, uma pedra ou um traço a mais", conta Talita.
Impulsionados pelos rappers americanos, astros do mundo da bola seguiram as tendências e começaram a valorizar os utensílios - nada modestos, diga-se de passagem - confeccionados em prata, ouro e diamantes. Atingiu a música e o esporte, virou moda. Dificilmente você consegue cair na noite sem se deparar com objetos prateados em destaque no pescoço, nos pulsos ou nos dedos dos rapazes.
Até mesmo a loja de jóias Vivara, que prioriza um estilo mais conservador e atende a um público que busca o glamour em artigos de ouro, já se rendeu ao novo estilo e fez uma homenagem aos mais modernos. "Lançamos, recentemente, uma coleção de anéis feitos em aço especial para os homens da atualidade. Foi um sucesso! Restam poucas peças para o término, a joia está na moda", revelam as vendedoras da loja. A média é de R$ 300,00 por cada anel.
Foto: Site Oficial/Guerreiro |
Crucifixo, da Guerreiro |
Colares e pulseiras
Sem nenhum traço fino ou delicado. Assim são as correntes de prata, aço ou ouro branco que fazem a cabeça de um grupo que está na faixa etária de 18 a 30 anos. Os colares são produzidos por meio de máquinas, e conseqüentemente podem ganhar em espessura, satisfazendo ainda mais o desejo da maioria dos clientes. "Eu já tive três correntes, uma mais grossa que a outra. Ainda vou comprar uma maior e pendurar um pingente", planeja Marcelo Maddi, que usa uma corrente de prata, com 1,5 cm de espessura.
Na moda atual, os pingentes passavam despercebidos pelas aquisições do público, que buscava apenas o brilho entre os elos. Porém, a situação mudou, e a maior prova disso é a grande demanda de um penduricalho na loja Guerreiro. "O nosso maior destaque de vendas, até mesmo envolvendo ambos os sexos, é um crucifixo de prata (foto acima) para colares masculinos", declara Kárita, do Depto de Marketing.
Para completar os acessórios desse novo público, que vem se tornando maior a cada dia, as pulseiras são consideradas complementos no visual. "Normalmente, quando os clientes compram uma corrente de prata, eles pedem uma pulseira no mesmo desenho. Em alguns casos, eles compram a corrente um pouco mais comprida, e retiram uma parte para formar a pulseira. Dizem que fica um modelo único", sugere a vendedora Rafaela, da loja Lux Jóias.
Utilizar o trio (colar, pulseira e anel) ao mesmo tempo não é considerado excesso, mas não exagere em uma única peça, o ideal é tentar combinar as três. Vale lembrar que todas as joias servem como acessórios para completar a roupa que está usando. Além disso, o destaque é você, e não os apetrechos.
Onde comprar:
Guerreiro
Uranio
Vivara
Atualizado em 10 Abr 2012.