Anualmente, por volta do dia 21 de junho (a data e a hora exata varia de ano para ano), o Sol adentra o signo astrológico de Câncer, iluminando assim o primeiro dos três signos de elemento Água. "Sentimento" é a função psicológica atribuída a este elemento, mas seria superficial resumirmos toda a essência do signo de Câncer a uma simples emotividade.
+ Confira as principais características do signo de Aquário
+ Confira as principais características do signo de Áries
+ Veja o especial de Horóscopo do Guia da Semana
Este é também um signo de ritmo cardinal, ou seja, um dos quatro signos que inauguram estações do ano (no caso de Câncer, o verão no hemisfério norte e o inverno no sul). Deste modo, podemos dizer que é no signo de Câncer que as emoções do mundo se escancaram, seja do calor interno (verão) até o frio mais profundo (inverno). A partir desta analogia, é possível compreender porque as pessoas tipicamente cancerianas sentem tudo de forma tão intensa: é a própria natureza que se encontra intensamente quente ou intensamente fria quando o Sol transita pelo signo de Câncer.
A cardinalidade, ritmo do quarto signo zodiacal, se manifesta através da tenacidade que Câncer apresenta quando deseja alguma coisa. Este é o signo dos desejos concentrados, mas da aproximação lateral. Diferente de Áries, o primeiro signo cardinal, Câncer não vai diretamente até onde deseja, mas se aproxima pelos cantos, "comendo pelas beiradas". Igualzinho ao caranguejo, animal que representa este signo. E, assim como o caranguejo, quando agarra alguma coisa, é mais fácil lhe arrancarem as patas do que fazê-lo abandonar a isca. Por isso, a tenacidade é uma das maiores virtudes do signo de Câncer. E um dos maiores defeitos deriva exatamente da virtude ou, melhor dizendo, do exagero da virtude: o apego. É muito difícil para Câncer se desprender das coisas às quais ele se apega. Até mesmo das coisas ruins às quais ele se apega. O fato é que o caranguejo típico tem uma necessidade de continuidade, que o faz ser capaz de preservar tudo, até o que não é agradável, pois assim se sente seguro.
LUMINOSIDADE CANCERIANA
Todos nós possuímos o signo de Câncer em algum lugar de nossos mapas astrológicos. Descobrir onde Câncer se situa em seu mapa pode revelar em quais áreas da vida você vive emoções intensas, e a quais setores da existência é mais capaz de estabelecer apegos. Identificar onde o signo de Câncer se manifesta em seu mapa demanda a consulta a um astrólogo experiente. Mas se você tem o Sol, o ascendente ou a Lua no signo de Câncer, você certamente manifestará traços típicos do que estamos descrevendo aqui.
A Lua rege este signo e, assim como a Lua muda de face a cada noite, os nativos de Câncer tendem a flutuar de humor. Assim como a Lua reflete o brilho do Sol, o típico indivíduo de Câncer não exibe um brilho próprio, mas é antes o espelho do brilho dos entes amados. A luminosidade canceriana/lunar está justamente na capacidade de refletir o brilho alheio - seja o de seus amigos, familiares, ou da pessoa amada. Pois esta é uma das grandes missões cancerianas: captar, absorver e devolver tudo o que de bom e de ruim recebe do mundo. Obviamente, é possível escolher o que se absorve, admitindo algumas coisas e rejeitando outras. E aprender a selecionar e filtrar as coisas que recebe do mundo é um grande passo de amadurecimento na vida dos típicos cancerianos.
Autor
Alexey Dodsworth
Consultor da UNESCO no Brasil e mestre em Filosofia e Ética pela USP. Astrólogo há mais de 20 anos, autor de livros do gênero e também das análises de Astrologia, Tarô e Runas do Personare.
Por Alexey Dodsworth
Atualizado em 11 Fev 2014.