Visando um novo mercado, grandes marcas automotivas têm devolvido ao comércio modelos clássicos de carros, que foram sucessos de vendas há alguns anos, e pretendem atrair ainda mais os apaixonados por velocidade. Sem esquecer também daqueles que já se renderam aos modelos antigos e desejam modernizar suas garagens. Confira uma lista de novidades que prometem agitar o mercado automobilístico.
Shelby GT 350
Foto: Reprodução
O novo modelo GT350 é inspirado do antigo Mustang GT
Um dos clássicos da Ford, o Mustang começou a ser produzido em 1964. Apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos, é a mais antiga linha de automóvel da fabricante e possui várias versões especiais limitadas. Algumas delas são os modelos Shelby, que recentemente acaba de anunciar uma versão GT350 2012 inspirado no clássico Mustang GT.
Com edição limitada a apenas 350 unidades, o que garante mais ainda mais exclusividade aos proprietários, o modelo especial terá opção de carroceria conversível, algo que não acontecia desde 1970. Além disso, três opções de motor: 430, 525 e 624 cavalos de potência estarão a disposição dos fãs de velocidade. Para finalizar, novas cores como Race Red e Kona Blue, ambas com faixas Le Mans, também estarão disponíveis.
Camaro ZL1 2012
Foto: Reprodução
O Camaro (foto modelo 2011) completa 45 anos e ganha edição especial
Em 1967, a Chevrolet lança o primeiro Camaro. A ideia era oferecer um desempenho que nenhum outro modelo americano trazia. O sucesso foi tanto que 270 mil exemplares foram vendidos em menos de três anos de vida. O carro completa 45 anos e a montadora chega agora com uma novidade, o modelo ZL1 2012. A recente versão é o modelo mais potente já lançado na existência do carro, agora com 550 cavalos de potência e um propulsor V8 de 6.2 litros. Para garantir melhor desempenho, a Chevrolet equipou o possante com câmbio manual de seis velocidades, dupla embreagem, suspensão Magnetic Ride Control, rodas aro 20 (com design exclusivo) e freios Brembo.
As mudanças aerodinâmicas são outro forte. Já na parte de dentro, o volante multifuncional controla o áudio e a telefonia, os bancos possuem ajuste elétrico, além de câmera de ré e sistema de som com USB e Bluetooth são alguns dos itens que completam a novidade. O lançamento deve ser apenas em 2012 e ainda não há um preço definido.
Porsche 550 Spyder
Foto: Reprodução
O novo Porsche550 Spyder (foto modelo Boxter Spyder) será lançado em 2014
Quem cultiva o sonho de ter um Porsche pode se preparar. Em uma recente entrevista, o CEO da marca, Matthias Mueller, confirmou que uma releitura do clássico será lançada. Assim, a montadora volta a fabricar o modelo que deixou de fazer em 1956. O 550 Spyder está previsto para ser lançado em 2014 e - uma boa notícia - com preços que pretendem ficar em torno dos $39 mil euros, cerca de $8 mil a menos que a versão atual.
O modelo levará apenas duas pessoas e será equipado com um motor 1.6 turbo traseiro entregando 200 cavalos de potência. O Porsche 550 original foi produzido pela montadora nos anos 50, inspirado pelos pequenos modelos Spyder que surgiam no cenário das corridas da época. A fábrica decidiu construir um carro semelhante, seu primeiro projeto dedicado especificamente a competições, e ele ficou conhecido como Spyder ou RS.
Corvette Z06X
Foto: Reprodução
Totalmente modificado, o Corvette 2012 (foto modelo ZR1 2011) será um dos grandes lançamentos
Criado pela Chevrolet em 1953, o Corvette é fabricado hoje em dia por uma fábrica exclusiva em Bowling Green da sede da General Motors. Foi o primeiro carro esporte inteiramente americano fabricado por uma empresa americana e não poderia ficar de fora dos recentes lançamentos do mercado. A montadora decidiu melhorar seu esportivo na nova linha 2012, nas versões Z06 e ZR1. Agora, ele oferece melhor desempenho e conforto ao rodar.
A produção do novo modelo começou em julho e a versão 2LT agora tem o Technology Package, que inclui sistema de navegação, head-up display, som Bose e conectividade Bluetooth/USB. Como opcional, o Corvette 2012 tem a possibilidade de ser equipado com pneus especiais de alta performance, que melhoram o desempenho nas curvas e a dirigibilidade em condições secas. Outra melhoria: inclui capô de fibra de carbono e relações de marcha mais longas na quinta e sexta marchas, para melhorar o consumo na estrada em até um quilômetro por litro. No interior, os modelos têm costura colorida nos bancos e é possível adicionar um sistema de sonorização e caixas acústicas especial.
Clássico Roadster 328
Foto: Reprodução
O modelo Roadster 328 completa 75 anos e ganha uma edição especial
No mesmo período em que completa 75 anos, o clássico Roadster 328, da BMW, recebe como homenagem uma releitura do antigo esportivo. Batizado de 328 Hommage, o protótipo foi apresentado recentemente e usa como base o conceito Vision Connected Drive (novo estilo de carro e design produzido pela marca). Os faróis arredondados são claramente inspirados no clássico, mas, ao contrário do BMW 328 da década de 30, o protótipo foi construído com a utilização de materiais leves, como plástico reforçado e fibra de carbono.
De acordo com informações do fabricante, o resultado é um veículo com apenas 780 quilos de peso total e iluminação gerada por LEDs. Por dentro, as referências ao 328 original são apenas estéticas, já que o novo agrega uma série de tecnologias modernas. Um exemplo é que o carro vem com dois Apple iPhone fixados no painel, em suportes específicos, e que servem como cronômetro e navegador GPS. A BMW informa ainda que os assentos são esportivos e que os cintos são de quatro pontos de fixação.
Atualizado em 11 Fev 2014.