Guia da Semana

Foto: Getty Images


E o Brasileirão Série A segue próximo de seu final. Agora, os times que buscam o título e os que lutam para sobreviver não podem mais se dar ao luxo de vacilar.

A 34ª rodada marcou uma supremacia dos visitantes. Com exceção de Grêmio, Grêmio Prudente, Palmeiras e Fluminense, todos vacilaram.

O curioso é que, desta vez, os que aparentemente já gastaram a cota de vacilos foram bem. O Corinthians aumentou o tabu de vitórias sobre o São Paulo que, por sua vez, deve ficar mesmo fora da Libertadores. Mas o tricolor pode ser determinante para o título dos times de cima. A equipe ainda vai ter pela frente o Fluminense e, se depender da torcida, é melhor perder do que ver o Timão campeão.

O tricolor carioca encara três paulistas, e isso pode ser bom. Além do São Paulo, o time do super vitorioso Muricy Ramalho pega o Palmeiras e, na última rodada, o possivelmente rebaixado Guarani. Percebeu o problema para o Corinthians?

Já o Timão terá como aliado dois cariocas. O time encara o Vasco no Pacaembu, e torce pelo mesmo cruzmaltino e pelo Flamengo contra o Cruzeiro. Mas será que ambos vão topar o risco de ver o rival Flu disparar? O Timão terá uma final antecipada contra a Raposa e, depois, o desespero do Vitória fora de casa. Na última rodada, pega o praticamente rebaixado Goiás, ou seja: depende de si e por um tropeço do time carioca.

Mas e o Cruzeiro? A equipe mineira, assim como o alvinegro paulista, depende basicamente de si, porém encara mais uma pedreira. O primeiro jogo dos quatro que faltam é contra o Timão. Depois pega o Vasco em casa, Flamengo fora e encerra contra o Palmeiras. Assim como os outros, tem tudo para ser ajudado pela força da rivalidade regional, mas prefiro acreditar na dignidade dos jogadores.

Já na parte de baixo da tabela, tudo indica que Atlético MG, Atlético GO, Vitória e Flamengo se salvarão pela incompetência de Avaí e Guarani, pois Goiás e Prudente devem mesmo ser rebaixados.

É aguardar para ver. Até a próxima!!

Leia as colunas anteriores de Rodrigo Curty:

Clássicos dos opostos

Tropeços, surpresas e dúvida

É ou não é o cara?


Quem é o colunista: Rodrigo Viana Curty.

O que faz: Jornalista e Radialista.

Pecado gastronômico: Coxinha de camarão do Bar Rebouças no Rio.

Melhor lugar do Brasil: Sem hipocrisia, mas difícil escolher apenas um.

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog


Atualizado em 6 Set 2011.