Guia da Semana

Flamengo


Com a ajuda de patrocinadores, o Flamengo trouxe o atacante do Inter de Milão para a Gávea

O atual campeão carioca tem cinco títulos nacionais e promete dar muito trabalho, buscando quebrar o jejum de 17 anos

Bola dentro: o que falar da maior torcida do Brasil, que balança o Maracanã seja na luta pelo título ou para fugir do rebaixamento? Para garantir o apoio dentro de campo, a diretoria não vacilou e contratou o imperador Adriano, o que encheu a Gávea de esperança. Se o atacante entrar nos eixos, estará montada a arena para o pão e circo.

Bola fora: a torcida rubro-negra terá que aumentar a sua empolgação se quiser empurrar o time este ano, já que o capitão Fábio Luciano se aposentou. Além disso, peças importantes do elenco provavelmente sairão na janela do meio do ano, como Ibson, Leo Moura e Juan. A Sulamericana parece ser o caminho mais seguro para o clube conquistar o continente.

Chances de título (0 a 10): 6,5


Fluminense



Fred chegou às Laranjeiras prometendo muitos gols e títulos


A falta de empenho no campeonato de 2008 serviu de lição para o clube das laranjeiras, que lutou até a última rodada para não cair.


Bola dentro: Na onda dos jogadores repatriados, o Fluminense não ficou atrás e trouxe o ex-cruzeirense Fred para comandar a artilharia. No comando, o tetracampeão Parreira recebeu a missão de dar unidade ao time, com peças importantes, como as revelações de base Tartá e Maicon, o goleiro Fernando Henrique e Thiago Neves.

Bola fora: apesar de contratar muito, a maioria das peças não se encaixam no time, o que vem resultando em partidas sem brilho. Além disso, o vice-campeão da Libertadores 2008 perdeu peças fundamentais, como Thiago Silva e Arouca. Thiago Neves ainda chama a atenção do futebol europeu e pode sair no meio do ano. Assim como o Flamengo, a Sulamericana parece ser o melhor remédio.

Chances de título (0 a 10): 6


Botafogo


Investimentos modestos e orçamento apertado: o Botafogo terá que suar a camisa para provar que essa equação funciona


O "tri-vice" carioca é, ao mesmo tempo, um alento e um obstáculo para o clube nessa temporada.

Bola dentro: com bom entrosamento do meio-campo para frente, a torcida confia em alguns jogadores, como os atacantes Reinaldo e Maicosuel. O clube de General Severiano costuma montar elencos com orçamento restrito e equilibrado, sem muitas aventuras e dívidas. O técnico Ney Franco se encaixa bem nessa filosofia da diretoria botafoguense.

Bola fora: o time da estrela solitária não empolga e ainda vive na sombra do infernal ataque de 1995, com Donizete Pantera e Túlio Maravilha, responsável pela conquista do Campeonato Brasileiro. A instabilidade emocional assolou o Botafogo nos últimos anos, tornando o time alvo de chacotas dos adversários. A defesa fraca, assim como as limitações do elenco encaminham o time a buscar a classificação no torneio Sulamericano.

Chances de título (0 a 10): 5,5


Fotos: Reprodução/ Site oficial

Atualizado em 6 Set 2011.