Guia da Semana

mynottinghill.co.uk


É fato que quase todo brasileiro já pulou ou ao menos ouviu falar sobre o carnaval de rua! Conhecido mundialmente como a festa mais popular do país, poucos sabem sobre o carnaval que acontece todos os anos no bairro londrino Notting Hill - eternizado na comédia romântica estrelada por Hugh Grant e Julia Roberts - considerado o maior festival andarilho da Europa. A cada ano a festa ganha mais profissionalismo e ocorre sempre no último fim de semana de agosto. Este ano, o evento cai nos dias 26 e 27.

A festa começou modestamente há 40 anos. Tratava-se de poucas steel-bands - conjunto com origens no Caribe que toca afinadamente e com desenvoltura em bujões de gasolina calibrado em notas. A colônia, em geral jamaicana, preparava as fantasias, os palhaços cheios de laços e caía na farra, com danças pudicas. Desde 1996 já acontece na saída para o feriado e serve para a comunidade caribenha, principalmente a de Trinidad, descansar do resto do ano e comemorar com música a ilha ensolarada deixada para trás, trazendo um pouco do colorido para o verãozinho singelo no local que escolheram para ter uma vida melhor.

mynottinghill.co.uk
Homens e mulheres se pintam, vestem roupas berrantes e desfilam pelas ruas rebolando e rindo à toa. As steel bands não têm nada a ver com cuíca, reco-reco, tamborim ou pandeiro, mas, bem manejadas, podem ser comparáveis. Basta apenas alguém botar letra na matéria percussiva. São os chamados calipso-enredos. Nas letras, um modo distraído para todos participantes e assistentes se esquecerem do que restou, ou ainda está por vir, em matéria de tensões raciais.

Hoje, mundialmente conhecido, o carnaval de Notting Hill já se estabeleceu como evento artístico e cultural. Nasceu da idéia de imigrantes caribenhos que sentiam saudades da ginga e da festa carnavalesca de seus países e foi evoluindo até se tornar este evento multi-cultural. Atrai pessoas de todos os lados e tribos que se animam ao som de hip-hop, house, calypso e salsa. Há também música ao vivo, com participação de percussionistas africanos e até bandas de jazz.

mynottinghill.co.uk
Para quem deixa nosso país, é uma ótima oportunidade de experimentar ou reviver o nosso carnaval, graças a algumas escolas de samba que participam do festival. Devido à crescente participação de grupos brasileiros, foi criada pelo júri-oficial do evento a categoria Escola de Samba, entre as outras cinco já existentes: Mas´ (fantasia, mascarados), Steelband (banda com instrumentos de metal), Calypso (comentários satíricos, políticos e sociais, apoiados por música), Soca (a música tradicional do Carnaval, uma fusão de Soul e Calypso) e Sistemas de Som Estático nos palcos espalhados pelo evento. O fato mostra como a presença brasileira começa a tomar forma em um dos maiores carnavais da Europa.

Este ano, o carnaval que é um dos destaques do verão londrino, está na 43ª edição. Começa, tradicionalmente, com um dia dedicado às crianças. O ponto forte é o grande desfile carnavalesco que percorre um trajeto de quase cinco quilômetros pelas estreitas ruas de Notting Hill, ao som de grupos de percussão. Barracas de comida caribenha são enfileiradas pelas ruas e palcos de som são montados para o segundo e último dia do evento. As ruelas buzinam com o barulho de apitos, tambores de metal e música caribenha, enquanto vários carros alegóricos e sistemas de som estático enchem o ar com sons abundantes para criar uma atmosfera de festa.

mynottinghill.co.uk


De acordo com os organizadores, a rota deste ano vai permanecer a mesma. O tema será Set all free, como uma mensagem séria que marca o bicentenário da abolição dos escravos, sabendo-se que a escravidão ainda existe em alguns pontos do mundo. Cerca de 2 milhões de visitantes são esperados.

O evento conta com participantes do Afeganistão, Curdistão, Bangladesh, Filipinas, Bulgária, Rússia, Brasil e muitos outros lugares, além de todas as partes do Caribe, África, América Central e do Sul e Reino Unido. Para alguns membros da comunidade caribenha, o festival perdeu parte de sua essência com a passagem dos anos, porque foi se transformando em um evento de massas.

Atualizado em 6 Set 2011.