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Todo mundo sabe que acidentes de carro matam mais do que acidentes de avião. O trânsito brasileiro, por exemplo, mata quase tanto quanto a guerra do Iraque. É a terceira causa de morte no país, só perdendo para as doenças cardiovasculares e para o câncer. Um dos fatores que contribuem muito para o aumento dos índices é dirigir embriagado. Enquanto não se acha uma solução eficaz contra o problema - conscientização e campanhas parecem não ser suficientes - a montadora japonesa Nissan desenvolveu um carro contra os bêbados de plantão!
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A tecnologia não deve demorar a chegar ao mercado. A Nissan já provou a eficiência com um de seus carros de teste de segurança que, curiosamente recebeu o nome de Fuga. Nele foram instalados dispositivos que alertam o motorista embriagado sobre eventuais barbeiragens, ou que o impedem de guiar. O modelo possui os seguintes recursos:
? Sensor que capta o odor da bebida alcoólica: quando alguém ingere uma quantidade de álcool, o organismo busca formas de eliminá-lo e uma delas e a transpiração. Por isso, quem bebe exala um cheiro característico, por menor que tenha sido a quantidade. Os sensores do Nissan Fuga estão localizados na alavanca do câmbio e nos bancos do motorista e do passageiro dianteiro. Em caso de detectarem o odor de álcool no interior da cabine, o sistema de som do veículo alerta o condutor sobre os perigos de dirigir nestas condições. Se o nível de álcool estiver acima do permitido, a alavanca do câmbio trava automaticamente e impede o carro de sair do lugar, evitando possíveis acidentes. ? Sistema que executa reconhecimento facial: montada no painel de instrumentos, uma câmera analisa o estado de consciência do motorista por meio do movimento de seus olhos e piscadas. Em caso de sinais de tontura, sono ou desatenção, é emitido um alerta sonoro e outro visual, por um sistema de navegação do automóvel. Se não for suficiente, um mecanismo aperta com força o cinto do condutor, afim de chamar sua atenção. ? Comportamento de condução: sensores visuais analisam a todo o momento como o carro está sendo dirigido, identificando se o motorista está embriago ou distraído. Se chegar a essa conclusão, emite sinais sonoros e visuais e, se não forem suficientes, novamente aperta o cinto do condutor para que ele perceba que não tem condições de dirigir. |
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De acordo com a própria empresa japonesa, o objetivo da pesquisa é mostrar que a tecnologia existe e que pode ser empregada nos veículos em breve. É necessário apenas que essa questão seja prioridade. Os sistemas estão sendo testados por condutores de cinco cidades no Japão que analisarão diversos fatores sobre o funcionamento do mecanismo, como funcionalidade e eficiência na detecção de álcool. As informações colhidas serão utilizadas pela montadora no aprimoramento do sistema e em pesquisas futuras.
Atualizado em 1 Dez 2011.