Guia da Semana

O cabelo é uma das maiores preocupações da mulher em relação ao seu visual. Não importa se liso ou cacheado, curto ou longo, ele é sempre motivo de preocupação e - geralmente - insatisfação no universo feminino. Para atender a essa demanda, cabeleireiros estão em constante busca por novas técnicas que possam agradar todos os desejos de suas clientes. A mais nova é a cauterização capilar, utilizada para recuperar os cabelos danificados, principalmente, por alisamentos.

O tratamento, que busca resgatar a vitalidade e a beleza dos cabelos, pode ser chamado de requeratinização ou plástica dos fios. Os produtos utilizados variam conforme o profissional, mas o processo se baseia no aquecimento da queratina (substância natural presente nos fios), que penetra no cabelo e fecha as cutículas dos fios, impedindo, assim, que eles percam componentes essenciais.

A técnica é indicada para todos os tipos de cabelos. Mas, de acordo com especialistas, ela é recomendada em casos de fios muito danificados e desidratados por tintura, luzes, descoloração, chapinha, secador, cloro, poluição e, principalmente, escova definitiva ou chapinha japonesa (técnica chamada recondicionamento térmico, que aliou o princípio ativo trietanoliamina, uma "química" mais fraca do que a utilizada em alisamentos convencionais, com o calor da chapinha de cerâmica).

A cauterização também foi desenvolvida pela indústria japonesa e se propõe a reconstruir a fibra capilar. Para executá-la, o profissional utiliza uma prancha de cerâmica ionizada, numa temperatura que pode variar entre 90°C e 180°C, dependendo do cabelo. Segundo especialistas, a cliente não precisa temer, pois o calor não danifica os fios. No entanto, o profissional deve dominar a técnica e fazer um diagnóstico correto para que o resultado seja satisfatório.

Segundo a equipe do badalado salão Studio W, de São Paulo, ao optar por esse procedimento, é necessário que a cliente saiba que o resultado não é imediato. Ou seja, no início a pessoa vai até sentir seus cabelos mais macios e brilhosos, mas a intenção real é que eles possam estar mais saudáveis na estrutura e ao longo do tempo.

A nova técnica ainda tem um custo alto se comparada ao preço da hidratação comum - varia de R$ 80,00 a R$ 160,00, conforme o salão em que ela é aplicada. A cliente fica na cadeira do cabeleireiro por cerca de 40 minutos. Entretanto, os efeitos da cauterização capilar podem durar até três meses se os cabelos não forem submetidos novamente a outro processo químico nesse período.

Serviço

Alguns cabeleireiros que fazem a Cauterização Capilar em São Paulo:

Beka Internacional
Celso Kamura
J.J. Perfil
Lazinho
M. G. Hair Design
Studio W

Atualizado em 10 Abr 2012.