Lançado recentemente pela Apple na tradicional feira MacWorld, em San Francisco, o iPhone promete revolucionar o mercado. O aparelho é uma mistura de serviços: telefone celular, iPod de tela widescreen de 3,5 polegadas com touchscreen e internet.
Em tons de preto e prateado, é maior do que um iPod nano. Não há teclado, somente um botão em todo aparelho, já que os controles são feitos com um simples toque na tela. Toca música como o iPod, e ela é desligada automaticamente assim que o usuário aproxima o iPhone da orelha para atender a uma ligação, por conta de um sensor de proximidade. Outro sensor controla automaticamente a luminosidade a partir da luz ambiente.
Para facilitar a visualização de vídeos, a tela ocupa todo o corpo do aparelho, que ainda contém uma câmera de 2 megapixel. Com 11 milímetros de espessura, o novo brinquedinho da Apple tem Bluetooth, Wi-Fi, GSM com tecnologia EDGE e roda o sistema operacional MacOSX, com suporte para os programas Widgets, Google Maps, Safári e iTunes.
O iPhone de 4 GB será vendido por US$ 499, e o de 8 GB por US$ 599. Deve chegar ao mercado americano em junho deste ano, no quarto trimestre na Europa e em 2008 na Ásia. Os brasileiros terão que ser pacientes, pois ainda não há previsão de lançamento no país.
Fotos ilustrativas retiradas do site www.apple.com
Atualizado em 6 Set 2011.