Guia da Semana

Foto: Divulgação

Cervejaria Klein (PR), uma das que produzem cervejas artesanais

O mercado das cervejas especiais está cada vez mais em alta, tanto no Brasil como no mundo. O público, a cada dia, procura por cervejas que ofereçam cores, aromas e gostos exclusivos, e que complementem os seus pratos nas questões de harmonização.


Há cervejarias atendendo essa demanda e fazendo parte da história. Algum tempo atrás, era difícil selecionarmos algumas para recomendar ao leitor, mas agora, para a nossa sorte, existe uma grande oferta de cervejarias nacionais e importadas atendendo aos mais diferente paladares.

Selecionei algumas delas, que estão em destaque e fazendo a diferença na cena da cerveja no Brasil. Elas não estão ordenadas por ordem de classificação, e que encontramos muitas outras produzindo excelentes cervejas. Lá vão elas:

- Cervejaria Escola Bode Brown (Curitiba, PR) - Cervejaria curitibana que nasceu com a ideia de conduzir cursos de homebrewing, o passatempo de se fazer cerveja em casa, também conhecido como "cerveja na panela".

- Cervejaria Bierbaum (Treze Tílias, SC) - Reproduz muitos estilos típicos alemães. Existe uma cerveja deles que ainda está em fase de testes, feita pelo método champenoise, a mesma técnica de segunda fermentação na garrafa, utilizada pelos vinhos espumantes da região de Champagne (França).

- Cervejaria Way (Curitiba, PR) - Esta é uma cervejaria nova, mas aparece com força na cena de cervejas especiais. Teve muito destaque e comentários positivos no Festival Nacional de Cervejas de Blumenau, realizado em novembro de 2010.

- Falke Bier (Ribeirão das Neves, MG) - Uma micro cervejaria mineira, administrada por uma família apaixonada e disseminadora da cultura da bebida. Destaque para as cervejas Falke Bier Estrada Real IPA e Falke Bier Ouro Preto.

- Colorado (Ribeirão Preto, SP) - Reproduzem estilos de cervejas tradicionais com uma pitada de Brasil, como a Colorado Caium (pilsen com mandioca), Colorado Apia (weiss com mel), Colorado Demoiselle (porter com café) e Colorado Indica (com rapadura). São cervejas muito saborosas, de preços acessíveis e fáceis de serem encontradas por todo o país.

- Klein Bier (Campo Largo, PR) - Produz cervejas que, até pouco tempo, só eram encontradas nos bares da região. A boa notícia é que começaram a vender para lugares especializados de todo o Brasil. O chope stout da Klein, tirado com nitrogênio, forma uma espuma muito cremosa, não ficando atrás dos típicos stouts irlandeses.

- Eisenbahn (Blumenau, SC) - Recentemente comprada pelo Grupo Schincariol, como aconteceu com a Devassa, no Rio de Janeiro (RJ) e Baden Baden, em Campos do Jordão (SP). É facilmente encontrada e apresenta excelente custo-benefício.

- Wäls (Belo Horizonte, MG) - Outra micro cervejaria mineira de administração familiar. Reproduz estilos belgas com sua própria assinatura, adicionando ingredientes especiais. Destaque para a Wäls Quadruppel.

- Dado Bier (Porto Alegre, RS) - Uma das pioneiras nas cervejas especiais no Brasil, está em produção desde os anos 1990. Essa cervejaria gaúcha já teve uma filial em São Paulo (SP) e hoje mantêm um complexo de bares e restaurantes em Porto Alegre, além de envasar e comercializar as suas cervejas para todo o país. Há alguns anos, lançou uma cerveja tipicamente dos pampas, feita a partir de erva-mate, a Dado Bier Ilex - seu copo lembra a cuia de chimarrão.

- Baden Baden (Campos do Jordão, SP) - Outra micro cervejaria adquirida pelo Grupo Schincariol, mas que ainda mantém a alma de pequena. Destaque para a Baden Baden Stout, uma cerveja internacionalmente premiada e que possui ótima qualidade de sabores e aromas de maltes torrados.

- Bamberg (Votarantim, SP) - Cervejaria com destaque internacional, sua cerveja Bamberg Rachbier ganhou medalhas em competição como a World Beer Awards, a Australian Beer Awards e a European Beer Stars.

- Abadessa (Pareci Novo, RS) - Produz cervejas de alto padrão, com base nos estilos da escola alemã. Seu nome foi dado em homenagem a uma mulher, a abadessa Hildegard von Bingen que, em 1067, utilizou o lúpulo como ingrediente para produzir cervejas.


E, se a loira gelada faz a sua cabeça, confira também nossa matéria especial sobre Drinques com Cerveja.

Leia as colunas anteriores de Daniel Wolff:

Viagens Cervejeiras em 2011

Cervejas para a ceia

Beer sommelier

Quem é o colunista: Daniel Wolff, sommelier, especialista em cervejas.

O que faz: Editor do site Mestre-Cervejeiro, palestrante e professor.

Pecado gastronômico: A pessoa ficar limitada a uma marca ou um estilo de cerveja, deixando de experimentar a enorme variedade que existe e as mais diversas experiências gastronômicas que elas podem oferecer.

Melhor lugar do Mundo: Diversos, entre eles Marienplatz, em Munique.

Fale com ele: Acesse seu site, siga-o no seu Twitter (@daniel_wolff) ou acesse seu Facebook.



Atualizado em 10 Abr 2012.