Guia da Semana



Já dizia a vovó: "toma um chá que melhora". O fato é que há anos, esta mistura de ervas faz parte da cultura brasileira. Seja para acompanhar os biscoitos na hora do típico café da tarde ou para curar dores de cabeça, no estômago e auxiliar no tratamento de doenças crônicas, os chás são utilizados para os mais variados fins.

Ultimamente, porém, pudemos perceber o surgimento de uma diversidade de novos produtos nas prateleiras dos mercados e nos cardápios dos restaurantes. Destinados cada vez mais à estética, os chás tornaram-se um ótimo aliado em dietas, cuidados com a pele e desintoxicação do organismo, além de possuírem efeito fitoterápico e terapêutico.

No entanto, o uso da bebida deve ser feita de forma moderada: "Apesar dos benefícios dos chás, como uma medida que colabora com a hidratação - junto a água, sucos, frutas, sopas e caldos-, é importante ressaltar que a ingestão excessiva pode provocar efeitos contrários aos esperados, sendo prejudiciais ao sistema digestório", alerta Camila Leonel Mendes de Abreu, nutricionista da Unifesp.

O Guia da Semana conversou com a nutricionista que listou alguns tipos de chás com estas finalidades, confira:

Chá Verde
Rico em substâncias antioxidantes, a infusão da erva Camellia Sinensis tem o poder de evitar a ação dos radicais livres, servindo, por exemplo, para combater doenças como câncer ou retardando o envelhecimento, além de diminuir as taxas do LDL, que é o colesterol maléfico.

Sene
Principalmente utilizado com finalidades terapêuticas laxativas, o diferencial desta opção é não provocar inflamações pós-uso, característica marcante em purgativos drásticos. Com um odor fraco e sabor um tanto amargo, o Sene é indicado para casos de prisão de ventre ocasional.

Espinheira-Santa
Utilizada no mundo médico há quase 90 anos, a planta Maytenus Ilicifolia é recomendada no tratamento de úlceras gástricas e desconfortos estomacais, como indigestão, queimação, eructação (arrotos) e saciedade precoce. Pode servir ainda como cicatrizante de acne, eczema e herpes.

Alcachofra
Durante muito tempo tida como uma hortaliça rara, hoje é utilizada no combate ao desconforto abdominal, tornando mais eficiente a digestão e o processo de produção e eliminação da bile, que causam gases e náuseas.

Boldo-do-Chile
Este chá é indicado Para casos de desconforto no fígado, ajudando-o a trabalhar melhor, além de ser uma ótima opção para quem tem hepatite ou problemas ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar.
Vale a pena pontuar que fitoterápico é o medicamento obtido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais, caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.

Foto: GettyImage

Atualizado em 6 Set 2011.