Guia da Semana



Já dizia a vovó: "toma um chazinho que melhora". O fato é que, há anos, esta mistura de ervas faz parte da cultura brasileira. Seja para acompanhar os biscoitos na hora do café ou para curar dores de cabeça ou no estômago e auxiliar no tratamento de doenças crônicas, os chás são utilizados para os mais variados fins.

Destinados também para estética, os chás tornaram-se um ótimo aliado em dietas, cuidados com a pele e desintoxicação do organismo, além de possuírem efeito fitoterápico e terapêutico.

Mesmo assim, o consumo da bebida deve ser feito de forma moderada: "Apesar dos benefícios dos chás, como uma medida que colabora com a hidratação - assim como a água, os sucos, frutas, as sopas e os caldos-, é importante ressaltar que a ingestão excessiva pode provocar efeitos contrários aos esperados, sendo prejudiciais ao sistema digestório", alerta Camila Leonel Mendes de Abreu, nutricionista da Unifesp.

O Guia da Semana conversou com a nutricionista, que listou alguns tipos de chás medicinais, confira:

Chá Verde
Rico em substâncias antioxidantes, a infusão da erva Camellia Sinensis tem o poder de evitar a ação dos radicais livres, servindo, por exemplo, para combater doenças como câncer ou retardando o envelhecimento, além de diminuir as taxas do LDL, que é o colesterol ruim.

Sene
Principalmente utilizado com finalidades terapêuticas laxativas, o diferencial desta opção é não provocar inflamações pós-uso, característica marcante em purgativos drásticos. Com um odor fraco e sabor um tanto amargo, o Sene é indicado para casos de prisão de ventre ocasional.

Espinheira-Santa
Utilizada há quase 90 anos, a planta Maytenus Ilicifolia é recomendada no tratamento de úlceras gástricas e desconfortos estomacais, como indigestão, queimação, eructação (arrotos) e saciedade precoce. Pode servir ainda como cicatrizante de acne, eczema e herpes.

Alcachofra
Durante muito tempo tida como uma hortaliça rara, hoje é utilizada no combate ao desconforto abdominal, tornando mais eficiente a digestão e o processo de produção e eliminação da bile, que causam gases e náuseas.

Boldo-do-Chile
Este chá é indicado para casos de desconforto no fígado, ajudando-o a trabalhar melhor, além de ser uma ótima opção para quem tem hepatite ou problemas ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal-estar.

Foto: GettyImages

Atualizado em 6 Set 2011.