Item vedete no guarda-roupa feminino no século XVI, o espartilho, conhecido também como corset, era peça obrigatória para modelar as formas do corpo. Seu uso inicial tinha o objetivo de dar suporte aos seios e manter o tronco ereto. Hoje, pode ser encontrado em várias versões para agradar a mulheres de todos os estilos.
Confeccionado em várias camadas de tecido resistente, recebe reforços em alumínio embutido. Para usá-lo, a amarração nas costas é puxada e apertada, dando à cintura a famosa forma de "pilão".
Eles podem ser admirados em ensaios de moda, compondo o look de mulheres na balada e no corpo de pessoas famosas. Este grupo, formado por mulheres como Xuxa, Fernanda Young, Juliana Paes, Cláudia Raia, Marília Gabriela, entre outras, desfila com vários exemplares do item confeccionados pela grife de espartilhos "Madame Sher". Sher, a proprietária do negócio, investiu em um ramo até então pouco explorado no Brasil, porém, com um relevante índice de procura.
O modelo mais pedido é o underbust (abaixo do busto), que pode ser aliado a uma grande variedade de looks como camisas, blusas regatas, saias lápis e blusas com magas bufantes. Os overbust (acima do busto) deixam os seios em evidência, pois, além de afinar a cintura, dão um up na comissão de frente. Já o Tight Comfort, linha exclusiva da marca, é indicada para as praticantes do Tight-Lacing, que visa a diminuição do diâmetro da cintura, gradativamente.
De acordo com Sher, as clientes que chegam com esta finalidade recebem indicações de uso e alertas sobre os riscos da prática, que deve ser feita após uma análise médica. Os valores são variados - a partir de R$750,00, sendo os de festas, mais encorpados e detalhados, os mais caros.
Contato Madame Sher: [email protected]
Fotos: Divulgação.
Atualizado em 10 Abr 2012.