Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


O primeiro foco para a mulher se impor no mercado de trabalho é desenvolver sua competência em uma área específica. Há cada vez mais espaço em setores antes dominados por homens e que demandam sólida formação. Visitando ambientes como os de agronegócio, siderurgia e mineração é crescente a presença feminina, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. Nas empresas de consultoria também o ambiente é muito favorável. Algumas, inclusive, possuem programas de diversificação que exigem a presença de um certo número de mulheres em seus quadros gerenciais. Portanto, essas áreas são promissoras.

E este deve ser seu segundo foco: após algum período na esfera de especialização é o momento de você pensar em responsabilizar-se por pessoas. A seqüência do desenvolvimento de um líder é: líder de si mesmo (todos nós somos), líder de tarefa e depois líder de pessoas. Não tenha ilusões, liderar pessoas é complexo e exigirá que você aprenda a dominar sua emoções, ter grande capacidade de ouvir, comunicação e persistência. Para isto utilize não apenas os cursos tradicionais mas também processos de desenvolvimento de liderança como o coaching executivo. Ele poderá ajudá-la a acelerar seu desenvolvimento e, principalmente, manter o equilíbrio em todas as esferas de sua vida.

Foto: Sxc.hu


Uma executiva é muito demandada no ambiente profissional, entretanto, a maior demanda é interna: em geral, as mulheres são muito exigentes com elas próprias e, se isso tem seu lado bom de torná-las profissionais extraordinárias, cobra seu preço às vezes pelo estresse que resulta. Sugiro que, de tempos em tempos, faça um "sabático". Basicamente é um período de descanso que, no mundo corporativo, tem um significado especial: rever os horizontes. Ou seja, avaliar se a direção na qual sua carreira está seguindo irá levá-la aonde deseja. Caso negativo, faça as correções necessárias.

Lembre-se somos seres humanos, não "fazedores humanos". No ocidente, e em particular no mundo empresarial, somos levados a fazer coisas durante todo o período em que estamos acordados e isto ao extremo nos tira por vezes a essência humana. Sempre que possível, acrescente a meditação e a contemplação em seu dia para conduzir-se de volta a essa essência.

Nunca pare sua carreira. Seja líder de líderes dentro da empresa e aprenda a engajar, mobilizar pessoas e realizar propósitos elevados. Ainda há uma quantidade ínfima de líderes empresariais femininas e, portanto, uma longa estrada para o equilíbrio de gênero no topo das corporações. Para isso, desenvolva sua resiliência, ou seja, sua capacidade de recuperar-se rapidamente após grandes frustrações e seguir em frente. A estratégia vencedora da maioria dos líderes é formada pelo binômio persistência e resiliência.

Foto: Sxc.hu
Lembre-se que o que nós vendemos uns aos outros, em todos os instantes, é nossa credibilidade. Sendo assim, tenha uma imagem, fala e principalmente postura de credibilidade. No mercado corporativo isso significa assemelhar-se a uma locutora de telejornal: seriedade, elegância, sobriedade e estilo nas doses certas. A menos que você trabalhe em um setor muito específico, como empresa comercial de materiais para a prática de esportes radicais, sua imagem e postura devem seguir este modelo. Quando possível, contrate uma personal stylist para que possa conhecer sua cor e tom de pele e as cores e padrões de roupas mais apropriados a você. Mas, atenção! cuidado com as recomendações de estilistas, o mundo executivo não é tão conhecedor da moda assim para avaliar sua nova roupa muito alinhada à última tendência: mantenha-se no clássico sempre que possível.

Preocupe-se também em manter uma postura de confiança e não por sentir-se confiante. Se você for esperar sentir-se confiante para competir no duro mercado corporativo, pode ser que espere infinitamente. As pessoas não podem ver o que se passa no seu interior. Todos nós temos nossos receios e exigências pessoais para conosco. Por vezes, isso nos deixa inseguros, mesmo que a qualidade de nosso trabalho seja de excelência internacional. Esqueça isso, mantenha seu propósito sempre alto e faça as ações alinhadas a ele, independente do que estiver sentindo. Você terá muito mais sucesso no mundo corporativo se desenvolver sua imagem e postura de confiança do que tentar aguardar por emoções favoráveis para agir. E o mundo corporativo é um mundo de atitude.

Foto: Sxc.hu
Quanto ao equilíbrio interno, nunca deixe de cuidar de suas várias dimensões humanas através de ações como: adquirir continuamente mais conhecimento, saúde física, preparo psicológico, alfabetização financeira, ter a mentalidade de um esportista, períodos de lazer, cuidar de suas relações relevantes (família e amigos), aprimorar sua maturidade espiritual e, de tempos em tempos, aventurar-se para exercitar o domínio das emoções, especialmente o medo. Apesar de complexo, desenvolver essas ações - de forma constante e consistente - gera a energia necessária para que você possa suportar e impor-se no duro e competitivo mundo corporativo.

Quem é o colunista: Silvio Celestino.
O que faz: coach, autor do livro "Conversa de Elevador - Uma fórmula de Sucesso para sua carreira".
Pecado Gastronômico: como muito mesmo, porém devagar.
Melhor Lugar da Cidade: Parque Alfredo Volpi, no Morumbi.
Para Falar com Silvio: acesse seu site.



Atualizado em 6 Set 2011.