Guia da Semana

Fotos: Thinkstock

Mais um dia dos namorados chegou. Friozinho, casais apaixonados passeando de mãos dadas pelas ruas e músicas românticas tocando aos montes nas estações de rádios. Em meio a esse cenário, mesmo a mulher mais bem-resolvida do planeta acaba caindo no velho dilema-armadilha: afinal, quando conseguirei encontrar a minha cara metade e ser feliz no amor?

"Antes de procurar qualquer nova relação, as mulheres precisam esquecer essa história de que é preciso encontrar alguém para ser feliz", explica o psicoterapeuta Paulo G. P. Tessarioli. Autor do blog Affair com Você, ele conta que esse conceito se difunde entre as mulheres há muitas gerações, quando elas ainda não tinham uma identidade própria e sempre acabavam sendo apenas filhas ou esposas de alguém.

No entanto, esse velho dogma continua povoando a mente das mulheres modernas, apesar de ser passado. "Percebo que, mesmo com todas as conquistas, elas continuam entrando em parafuso quando chegam perto dos 30 anos e ainda não conseguiram um parceiro. Do mesmo jeito que as avós ficavam", avalia.

Com isso, muitas mulheres sentem medo de ficarem pra titia e acabam topando encarar qualquer parceiro, mesmo que não tenha nada a ver com ele. "Isso é uma verdadeira armadilha", avalia o psicoterapeuta "A pessoa acaba dando valor de ouro para alguém que vale o mesmo que um plástico". Segundo Tessarioli, mais importante do que ficar desesperada por ainda não ter encontrado ninguém especial, é a pessoa se relacionar e conhecer novas pessoas, seja durante um curso,atividade ou mesmo pela internet.

Fera na paquera



Como vimos, arrumar um namorado é muito mais uma questão de se abrir para novas oportunidades e jogar fora velhos conceitos, deixando o desespero - e os homens que não valem a pena - de lado. Na opinião do terapeuta Sergio Savian, autor de um site sobre relacionamentos, se a pessoa não estiver com o coração e a mente abertos, nem com reza brava ela conseguirá um parceiro amoroso.

Por isso, o especialista ressalta a importância de se dispor para novas experiências, lembrando que em qualquer lugar - seja na balada ou no supermercado - é possível conhecer uma pessoa legal. Inclusive, segundo Savian, as melhores paqueras ocorrem quando menos se espera. "Para uma boa aproximação é conveniente que sua expressão denote simpatia. Frases feitas não são criativas e mostram que você não tem jogo de cintura com o momento presente".

Na sequência, o consultor dá mais algumas dicas para que as candidatas a namoradas obtenham sucesso em sua busca:




Atitudes de ouro

Antes de tudo, a mulher deve ser generosa com sua aparência, pois grande parte dos homens deseja alguém bonita, além de companheira, fiel e sensual. A mulher também precisa saber com quem está lidando. "Quanto mais informações você tiver de seu pretendente, melhor será a sedução para se apresentar como ótima alternativa para a vida dele", explica Savian.

Levando na valsa

Uma das principais dúvidas quando as mulheres conhecem um novo homem é saber se ele está mesmo interessado ou quer apenas passar o tempo com ela. Na opinião do consultor, nada de ficar tentando entender o pretendente pelos gestos dele. "Não se deve pensar a comunicação como uma sequência lógica de sinais, ou algo matemático, isto não existe. Com o andamento da conversa e, principalmente, com as atitudes concretas do seu interlocutor, você pode deduzir se ele está ou não te levando a sério".

Diferente das outras

Para Savian, seduzir é um jogo que pode ser bem ou mal jogado. "A questão não é ser diferente das outras, mas sim ser você mesma. Quando se conhece e tem coragem e capacidade de ser autêntica, você desenvolve um brilho natural, sendo notada de qualquer forma. Não precisa esforçar-se para isto".

Cuidado com a ansiedade

Saímos e foi legal. Posso telefonar ou mandar uma mensagem no dia seguinte sem parecer ansiosa? Segundo o consultor, amor é bem diferente de sedução. Se você pretende desenvolver um relacionamento mais profundo e sério, deve agir com transparência e equilíbrio ao mesmo tempo. "Isto significa que você mostra o que está sentindo, sem se tornar uma pessoa pegajosa", explica Savian.

Sexo

Ir ou não para a cama no primeiro encontro? Aqui, a dica do consultor é primeiro deixar o seu coração falar. "De toda forma, se você pretende desenvolver uma relação mais consistente é bom que o sexo caminhe juntamente com outros aspectos, como uma boa conversa e o compartilhar da própria vida".

Hora de dar tchau

Se você tentou conhecer melhor um sujeito, mas não deu certo - simplesmente porque faltou química - dá para pular fora do relacionamento com classe. "Se você não se interessa mais em estar com ele, pode ser sincera, se quiser agir com consideração, ou pode sair de fininho, sem dar tanta satisfação. Vai de acordo com sua consciência", diz Savian.

Afinal, o que querem os homens?

Segundo o consultor, depende de cada um deles, mas não dá para generalizar. "Alguns querem somente sexo, outros querem praticar sua capacidade de conquista. Alguns homens, mais românticos, querem encontrar uma companheira para toda a vida. Uns desejam uma mulher obediente, outros, uma inteligente. Existem homens que adoram pagar as contas e outros que preferem dividir as despesas. Alguns homens gostam de mulheres magras e outros das mais cheinhas". Assim, vale encontrar o tipo que mais lhe faz feliz e investir nele.


Ajuda online

Muitas mulheres solteiras costumam reclamar da dificuldade que têm em conhecer novas pessoas, justamente por não curtirem o ambiente das baladas e barzinhos. Nesses casos, uma alternativa são os sites de relacionamento pela internet. Uma das principais vantagens propagadas por este tipo de serviço é que, enquanto em um bar ou balada normalmente conversamos com cerca de duas ou três pessoas, no endereço virtual é possível encontrar muito mais gente e ainda fazer filtros levando em conta as preferências de cada uma.

De acordo com Clarissa Assumpção, gerente de desenvolvimento de negócios do ParPerfeito, um dos mais antigos sites do gênero no país, existem cerca de 30 milhões de pessoas cadastradas em todo o Brasil, que registram uma média de seis mil novas histórias de sucesso todo ano. Segundo ela, quanto mais completo for o seu perfil, com todas as informações pessoais e sobre que tipo de pessoa está procurando, mais assertiva será a sua busca. "Isso facilita para você encontrar pessoas interessantes em nosso cadastro como também ser encontrada por elas".

Outro fator importante é a foto que, aliada a um perfil interessante, atrai mais candidatos a sua página no site de relacionamentos. Segundo Clarissa, pessoas que colocam fotografias costumam receber 15 vezes mais visitas do que perfis sem nada. "É muito importante que ela seja atualizada, nítida", ressalta.

Veja algumas dicas da gerente de desenvolvimento de negócios do ParPerfeito, Clarissa Assumpção, para se dar bem nos sites de relacionamento:




Criatividade

Ser criativo na hora de preencher o cadastro é fundamental, ao lado do bom humor, que sempre é bem-visto. Outro ponto a se investir é numa foto bacana, algo fundamental.

Tenha foco

Foco e objetividade são excelentes estratégias para começar um papo bacana. Busque perfis que te agradam e entre em contato. E, na hora de escrever para alguém em potencial, diga exatamente que tipo de perfil está procurando.

Conversa online

Sempre conversar bastante antes do primeiro encontro. A dica de Clarissa é trocar bastante e-mails pelo próprio site e, apenas quando se sentir confortável, partir para outro meio, como telefone ou msn. "Justamente para você ter o maior número de informações possível daquela pessoa antes de partir para a ação".

Cara a cara

No caso de um primeiro encontro, a dica de ouro de Clarissa Assumpção é marcar num café. "Isso porque é possível ficar cinco minutos tomando café com alguém e, se não interessar, ir embora. Mas também pode durar horas e virar um jantar. O local facilita qualquer uma das possibilidades", explica.


Forcinha de cima

Ok! Você está fazendo tudo direitinho, mas ainda não apareceu aquele homem interessante? Relaxe e aproveite, sem pautar a sua vida por isso. Agora, se quiser aproveitar a superstição que envolve a data e apelar, o caminho é contar com a ajuda dos céus, ou melhor, de Santo Antonio, considerado o santo casamenteiro e padroeiro dos casais.

Diz a lenda que a fama do santo, homenageado todo dia 13 de junho, começou com duas moças que não tinham dinheiro para o dote e, portanto, não conseguiriam arranjar marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. Este episódio teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a encontrarem marido.

Se você pretende pedir ajuda aos céus, confira algumas simpatias para arranjar namorado com a ajuda de Santo Antonio:




- Compre uma pequena imagem de Santo Antonio e vire de cabeça para baixo, dentro de um copo com água. Diga que o colocará em pé novamente quando tiver arranjado namorado.

- Pegue na imagem do Santo Antonio e fale com ele. Diga-lhe que, enquanto ele não lhe arranjar um namorado, ficará na geladeira e, se demorar, irá para o congelador. Retire-o de lá apenas quando conhecer seu amor.

- Logo na manhã do dia 12 de junho, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte sete estrelas no céu e, enquanto conta, faça um pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.

- Abra a porta da frente da casa para que Santo Antonio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: "Santo Antonio, protetor dos namorados, faça chegar até mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz".

- No dia de Santo Antonio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor. Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.



Atualizado em 12 Fev 2014.