Guia da Semana

www.microsoft.com


A Microsoft acaba de lançar o Surface, um computador em formato de mesa que, na visão do co-fundador Bill Gates, é a nova tendência do futuro. O homem mais rico do mundo acredita que o mouse e o teclado serão substituídos por meios de interação como o tato, a voz ou uma caneta.

O computador apresenta uma tela de 30 polegadas sob um tampo de plástico resistente, que permite o movimento dos objetos na tela para as mais variadas tarefas, como montar um quebra-cabeça virtual, fazer um desenho digital e até fazer um pedido online pelo cardápio de um restaurante. Ele funciona através de um sistema de câmeras infravermelho que detecta gestos e movimentos. Cinco câmeras captam os comandos, eles são interpretados e a imagem é mostrada na tela por um sistema de projeção.

www.microsoft.com
Além disso, o Surface reconhece e interage com outros aparelhos colocados sobre a superfície, permitindo aos usuários de celulares a simples compra de ringtones ou a um grupo de pessoas, a admiração de fotos armazenadas em uma câmera digital colocada sobre a tela.

A Microsoft anunciou que ela mesma vai fabricar o aparelho e as vendas iniciais serão destinadas a clientes empresariais. As primeiras unidades já estão reservadas para a rede de hotéis Sheraton, os cassinos Harrah e as lojas da operadora celular T-Mobile, e deverão ser instaladas em novembro. O preço do computador de superfície varia entre US$ 5 mil e US$ 10 mil a princípio, mas a empresa planeja reduzi-lo dentro de três a cinco anos a um valor acessível a consumidores individuais, além de introduzir novas formas e modelos variados do produto.

www.microsoft.com


A empresa de Bill Gates ainda surpreendeu as tradicionais parceiras nas fabricações de PCs e decidiu controlar a produção do Surface por meio de um fabricante terceirizado, cuja identidade foi omitida. O equipamento vai funcionar pelo novo sistema operacional da empresa, o Windows Vista.

Atualizado em 6 Set 2011.