Guia da Semana

Existem vários modelos de sapatos masculinos, entre eles, brogue, derby, mocassim, monk, oxford, sapatênis e side gore. Mas hoje vou destacar um pouco mais o mocassim.

Nada mais estiloso e chique do que um mocassim marrom café. Ele pode ser usado com calça jeans e blazer ou calça de alfaiataria e até com um slim fit.

O sapato de cor marrom é diferente do preto, pois fica bonito até com o desgaste, diferente do preto, que fica feio e com aspecto de sujo. Não invente em comprar cores diferentes. O bonito e básico é um mocassim marrom café ou um preto!

Especificando mais sobre as partes de um sapato:

Cabedal: Parte superior do calçado destinada a cobrir e proteger a parte de cima do pé. Compreende praticamente toda a extensão do sapato, menos a sola. Divide-se em gáspea (parte da frente) e traseiro (parte lateral e de trás do calçado). O cabedal é para o calçado mais ou menos o que a carroceria é para o carro.

Contraforte: Reforço colocado entre o cabedal traseiro e o forro, na região do calcanhar. Se você apalpar com força seu sapato, por trás, vai sentir um semicírculo mais firme que cobre seu calcanhar. Esse é o contraforte.

Couraça: Reforço colocado no bico do sapato e fica escondido sob o material externo do cabedal (couro, lona, etc) e o forro.

Gáspea: Parte frontal do cabedal do sapato. Compreende a porção que cobre desde os dedos até o peito do pé (em alguns modelos, é uma peça só com a parte chamada "língua" ou "lingueta").

Solado: Conjunto de peças que formam a parte inferior do calçado e que se interpõem entre o pé e o solo.

Palmilha de montagem: Lâmina feita geralmente à base de celulose ou couro, do mesmo tamanho da planta da forma. Ela é fixada por cima da sola e, sobre ela, é montado o cabedal do sapato.

Alma: Peça delgada posicionada longitudinalmente ao centro da palmilha, que serve para dar firmeza no caminhar e sustentar a planta do pé. Pode ser de aço, madeira, arame ou mesmo de plástico.

Palmilha de acabamento: Material (couro, tecido ou plástico) que recobre o sapato internamente, assentado sobre a palmilha de montagem e a alma.

Sola: Parte externa inferior do solado, que está em contato direto com o chão. Dela depende em grande parte a qualidade e performance do calçado.

Salto: Suporte fixado à sola na região do calcanhar e destinado a dar equilíbrio ao calçado.

Entressola: Camada intermediária colocada entre a palmilha de montagem e a sola.

Vira: Tira colada ou costurada em torno do sapato, sobre a beirada da sola (em geral, do mesmo material), como acabamento.

1 - ontraforte; 2 - Palmilha de Acabamento; 3 - Forro; 4 - Lingueta; 5 - Cadarço; 6 - Ilhoses; 7 - Gáspea; 8 - Biqueira; 9 - Sola; 10 - Vira; 11 - Lateral; 12 - Salto; 13 - Traseiro.

Reprodução
Abaixo, coloquei fotos de cada modelo que citei no primeiro parágrafo, para que você observem e vejam como é cada detalhe deles.

Broque

Reprodução

Derby

Reprodução

Loafer / mocassim

Reprodução

Loafer / mocassim

Reprodução


Monk

Reprodução

Oxford
Reprodução

Sapatênis

Reprodução


Side Gore

Reprodução


Atualizado em 6 Set 2011.