Foto: Reprodução |
Ok! Temos em mãos a nossa cerveja especial. E agora? Agora vamos beber, mas com todos os cuidados que um produto que foi elaborado por mestre-cervejeiros cuidadosos, experientes e criativos merece. Lembre-se: não vamos jogar nossa cerveja no ralo. E para que isso nunca aconteça, apresentamos cinco passos para termos um verdadeiro copo perfeito.
1 - O Copo
O ideal é ter o copo proprietário da cerveja a qual estamos degustando. Nem sempre isso é possível pelos custos e, principalmente, pela dificuldade em encontrar. Mas se o copo for apropriado ao estilo da cerveja que estamos degustando, já teremos um bom resultado. O copo deve ser limpo, claro. Mas é fundamental ter sido lavado com detergente neutro, livre de aromas fortes e absolutamente muito bem enxaguado. O resíduo de detergente não deixa que a espuma se forme. Cerveja sem espuma, nunca. Espuma bem formada sempre!
2 - A Cerveja
Quanto mais fresca melhor*. Sem boiolagem, esse termo "fresca" a que nos referimos, está no sentido que quanto mais nova melhor. Ou seja, quanto mais próxima da data de fabricação, mais aberta, mais viva estará a cerveja.
*Salvo a exceção de algumas cervejas que aguentam guarda - cervejas que evoluem com o tempo.
3 - A Temperatura
Estupidamente gelada? Claro que não. A não ser que você esteja degustando uma cerveja ruim, ou aquela cerveja caseira que seu primo está há dias elaborando no quintal de casa. A temperatura deve estar entre 5º e 8º C. Esta faixa média é facilmente aplicada à maioria das cervejas e estilos.
4 - O Serviço
Na hora de servir temos de ter maestria. Tudo bem, não vamos exagerar, mas podemos dizer que temos de ter cuidado. Ou contar com sorte em alguns casos. A regra genérica é: despeje um pouco de cerveja no copo para temperar o copo e formar espuma. Depois sirva o restante. Este despejo deve ser em cima da espuma para quebrar as bolhas grandes e compactá-la. Em seguida, controle a formação da espuma utilizando a parede do copo. E até onde servir? Até a metade como alguns garçons preguiçosos? Só se você não se preocupa com a aparência da sua cerveja. Mas como estamos tratando com carinho, enchemos o copo inteiro.
5 - A Apreciação
A primeira etapa de qualquer degustação no universo da gastronomia começa com a análise visual.
Aqui vamos chamar de apreciar. Se sua cerveja, depois desses passos, se encontra da seguinte forma: com uma espuma bem formada e compacta, copo servido até a boca, boa área para a cerveja lhe mostrar o que ela tem a lhe dizer, ótimo! Você conseguiu o copo perfeito! Vamos apreciá-la agora e partir para o abraço!
Leia as colunas anteriores de Daniel Wolff:
Está em alta
Quando todo mundo é irlandês
Já está no cardápio
Quem é o colunista: Daniel Wolff, sommelier, especialista em cervejas.
O que faz: Editor do site Mestre-Cervejeiro, palestrante e professor.
Pecado gastronômico: A pessoa ficar limitada a uma marca ou um estilo de cerveja, deixando de experimentar a enorme variedade que existe e as mais diversas experiências gastronômicas que elas podem oferecer.
Melhor lugar do Mundo: Diversos, entre eles Marienplatz, em Munique.
Fale com ele: Acesse seu site
Atualizado em 1 Dez 2011.