Por Juliane Cavalcante
Virou passado a clássica cena do homem que entrava na barbearia próxima à sua casa ou trabalho e pedia: - "O mesmo de sempre." E o barbeiro iniciava o seu trabalho sem fazer qualquer pergunta com a certeza do que tinha que ser feito.
Hoje, ao entrar no salão de beleza, o cliente discute com o seu cabeleireiro sobre qual o melhor corte para o seu formato de rosto e quais são os tratamentos top de linha para a calvície e alisamento. É o que normalmente acontece no Garagem Estética Masculina, um espaço exclusivo para homens.
Sem essa de entrar na discussão se isso deixa em dúvida a masculinidade dos mancebos. Os números estão aí para comprovar que esse conflito é coisa do passado. No MG Hair Design , conceituado coiffeur de São Paulo, os clientes são 30% homens, entre os 18 e 50 anos. Todos antenados nos lançamento de shampoos ou pomadas com fórmulas exclusivas para eles. E esse mercado está em expansão, tanto é que as empresas de cosméticos não param de investir em novos produtos, conta Márcio Moraes, cabeleireiro do Garagem.
A calvície ainda é o problema que mais tem preocupado os homens. A máxima de que é dos carecas que elas gostam mais, não anda convencendo os vaidosos. Alguns coiffeurs já contam com a presença de um profissional especializado para cuidar da queda de cabelo. O reflexo reverso, aquele que deixa os fios grisalhos, é o número dois da lista dos mais pedidos. Contudo, Márcio afirma que nenhum deles chega ao Garagem pedindo para ficar parecido com o estilista Giorgio Armani ou o ator George Clooney. "Pode até ser a intenção deles, mas não assumem" - ironiza.
Os cortes em alta são os longos desfiados - para os mais jovens - e os médios desalinhados para os mais "experientes". Os cabelos médios são mais versáteis, por isso, os executivos e empresários optam por eles, afirma Charles Veiyga, cabeleireiro do MG Hair Design. "É só usar a pomada, você pode ficar com um look clássico ou despojado, dependendo da ocasião." - explica.
Para os mais alternativos, também está valendo o moicano, o afro e o gótico - aquele espetado - mas é preciso ter personalidade para adotá-los e tempo para tratá-los. Já os que fazem o estilo blasé, a lá vocalista de banda inglesa, os lisos com franjões têm sinal verde.
Dicas |
Serviço:
Garagem Centro de Estética Masculina - Av. Agami 183 Moema - Tel.: 5052-7511
MG Hair Design - Tel.: (011) 3068-9035
Atualizado em 1 Dez 2011.