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Mustang Eleanor igual ao utilizado no filme 60 Segundos, o carro ícone da Batistinha Garage |
Segundo o dono da Oficina Rojão Racing, Fernando Franco, o Fusca, o Karmann Ghia e o Puma são os modelos mais levados à oficina para a troca de motor. E não importa a idade do carro: "Fazemos motorização desde em Fuscas da década de 1960 até nos produzidos em 1995. Eles ficam bons do mesmo jeito", conta.
Porém, um detalhe: um motor melhor pode ter o desempenho prejudicado por uma carroceria sem muita aerodinâmica. Mas é possível ter a potência desejada, basta escolher bem o motor. "Um Fusca, que pesa cerca de 600 kg atinge 200 km/h com um motor de 200 cavalos. Já um Mustang, que pesa 1,5 tonelada, precisa de um motor de 500 cavalos para chegar à mesma velocidade", afirma Franco.
O especialista explica que existem três tipos de motorização: a esportiva ou superesportiva para rua; a para circuitos e a para arrancadas. Dependendo do gosto do motorista, ele pode adaptar seu carro antigo para qualquer uma dessas modalidades. De acordo com Franco, nada impede você de transformar seu Fusca velho em um Herbie: "Um carro antigo pode correr sim. Por que não?". Porém o preço dessa brincadeira é salgado. Um motor de arrancada, importado, custa cerca de U$ 16 mil. Um motor biturbo nacional chega a custar R$ 25 mil.
E mais... quando o motor é trocado ou otimizado, são necessárias adaptações no carro. A suspensão, o freio e as rodas também devem suportar a nova potência, precisando, na maioria das vezes, serem trocadas. O que significa que o preço da reforma é bem maior que o do motor em si.
Hot Rods
O piloto e designer de carros Fernando Baptista, dono da Batistinha Garage, afirma que a tendência de quem quer modernizar carros antigos vai além do motor. "O mercado crescente hoje em dia não é o de colecionadores. O que mais se vê quando falamos em carros antigos são os Hot Rods", conta Baptista.
Hot Rods são carros que conservam a lataria de um carro antigo, mas que possuem uma mecânica moderna. Baptista explica que um motor novo nem sempre é suficiente: "A onda retrô está na moda, mas os motoristas querem rodar com freios melhores, direção hidráulica, ar condicionado, rodas novas... Gostam que o visual seja dos anos 30, 40, 60, mas querem dirigir um carro moderno".
Segundo Baptista, a customização que dá menos trabalho quando o assunto é carro antigo é a mais radical: "Você pega uma Pick-up Ranger nova, tira a carroceria dela e substitui por uma de um Ford 1940. Daí você tem um carro novo com uma roupagem antiga".
Em relação ao preço, é difícil dizer qual é a média. "Quando o assunto é gastar com customização de carros, o céu é o limite! Sempre dá para otimizar", conclui Baptista.
Se você tem um carro antigo e está disposto a transformá-lo em uma verdadeira máquina, consulte um especialista em Hot Rod e saia acelerando!
Fernando Franco é proprietário da oficina Rojão Racing.
www.rojaoracing.com.br
Fernando Baptista é piloto, designer de carros e proprietário da Batistinha Garage.
www.batistinha.com.br
Hot Rod Brasil
www.hotrodbrasil.kit.net
Atualizado em 10 Abr 2012.