Guia da Semana

Foto:Divulgação
A vocalista do Babado Novo, Cláudia Leite, realizou rinoplastia


Eliana, Cláudia Leite e Danielle Winnits. O que elas têm em comum? A resposta está literalmente no nariz. As três artistas fizeram rinoplastia, uma cirurgia de correção que pode aumentar ou diminuir o órgão, mudar curvaturas no dorso e corrigir problemas internos.

Dados da American Society of Plastic Surgeons mostram que foram 307 mil rinoplastias em 2006, no mundo todo, superando o número de lipoaspirações (303 mil). Em 2003, no Brasil, a cirurgia do nariz vinha logo atrás da operação da mama e da lipoaspiração.

De acordo com o cirurgião plástico Alexandre Murta, o número de homens e mulheres que realizam o procedimento é bastante equilibrado. "Os homens costumam procurar pela técnica por razões profissionais, para se darem melhor no emprego a partir de um rosto mais harmônico. A faixa etária dos pacientes está subindo. Hoje, operamos pessoas com até 40 anos. De qualquer forma, ainda prevalecem os jovens de 20 a 25 anos".

Foto:Arquivo Pessoal


Uma dessas jovens é a estudante de enfermagem Nayara Danziger, 20 anos, que há três está de nariz novo. Ele era alto, com um osso sobressalente. O irmão a chamava de "bico de papagaio", então ela resolveu remover o osso e empinar a ponta. No pós-operatório não houve dor, mas foi necessário ficar respirando pela boca e o rosto estava roxo e marcado. Mesmo assim, em 15 dias a face voltou ao normal e, em três meses, não havia mais inchaço.

"A cirurgia é um pouco demorada e o pós-operatório é conturbado. Nas primeiras noites não dá para dormir direito porque tem que se adaptar com a respiração oral. Qualquer operação tem seus riscos, mas eu recomendo, pois meu nariz ficou perfeito!", afirma.

Curiosidade
O nariz está sendo estudado como um possível órgão sexual. Uma pesquisa publicada na Nature foi realizada com ratos e demonstrou um comportamento masculino em fêmeas que tiveram um pequeno ponto do nariz, responsável pela percepção de feromônios (odores relacionados ao sexo), modificado geneticamente.



Como funciona?

Os exames pré-operatórios incluem processos laborais de rotina, tomografia e exames cardiológicos para pacientes acima de 45 anos. O médico também deve ser informado sobre possíveis alergias da pessoa, consumo de vitaminas ou medicamentos (mesmo os mais simples), uso de álcool, fumo ou drogas. A aspirina, por exemplo, pode alterar a circulação sanguínea até onze dias após ser ingerida, daí a importância de o profissional estar ciente.

Foto:Imdb.com
Curiosidade: o cantor pop Michael Jackson fez tantas
cirurgias que perdeu parte de seu nariz


Na hora de se preparar, fumantes precisam evitar o cigarro de duas a três semanas antes do procedimento e podem retornar o consumo apenas duas a três semanas depois. O paciente deve também evitar exposição solar intensa, ter uma dieta equilibrada com fibras e não consumir álcool. Caso obtenha algum tipo de infecção na pele e na face, ou ainda gripes e resfriados, a operação necessita ser adiada.

A cirurgia dura cerca de duas horas e a anestesia aplicada pode ser geral ou local, de acordo com cada caso e preferência. Durante o processo, a pele é separada da estrutura do osso e a cartilagem é esculpida. Em seguida, a pele é readaptada ao novo formato.

O processo elimina problemas de giba nasal, pontas globosas, pontas pouco projetadas, narizes alargados no dorso ou na ponta. As questões são estéticas, mas problemas internos, como o desvio do septo (osso que divide o nariz ao meio), podem provocar a obstrução nasal e também são corrigidos. Quando essa correção demanda cuidados especiais, a rinoplastia deve passar para um segundo plano e ser realizada após o primeiro procedimento.

De acordo com o cirurgião Wagner Montenegro, "na plástica de nariz (rinoplastia) a visão estética do cirurgião está relacionada a 60% dos resultados e apenas 40% estão ligados à técnica em si. Isso se dá porque todas as dimensões do nariz são mexidas e, às vezes, um pouquinho a mais ou a menos que se tire, pode ser o milímetro que faz a diferença na graciosidade. Cada pessoa tem uma limitação para que, ao final, o resultado fique natural".

Recuperação
? Cerca de 24 horas após a cirurgia a pessoa permanece no hospital. Nesse período é comum o inchaço e uma pequena dor, controlados através de medicamentos.

? Uma semana - sem trabalhar

? Um mês - sem o uso de óculos ou prática de atividades físicas

? Três meses - sem exposição ao sol

Segundo a cirurgiã plástica Denise Mota, de acordo com a técnica utilizada, o paciente fica com curativo de micropore com ou sem gesso sobre o nariz. Ele é retirado uma semana depois e o tampão das narinas permanece por 24 ou 48 horas.



A cicatrização é lenta, portanto aguarde o tempo necessário para observar os resultados. Compressas frias ajudam a reduzir o inchaço e, em cerca de duas a três semanas após a operação, ele começa a melhorar. Durante os primeiros dias também é comum um pequeno sangramento nasal.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo, Antônio Graziosi, explica que a técnica pode ser feita de duas formas. Na primeira, existe uma cicatriz interna e, na segunda, ela é pequena e externa, localizada na asa nasal.

Jovens a partir dos 15 anos já podem realizar a rinoplastia. Os riscos que a operação apresenta são anestésicos e um raro problema de hemorragia nasal. Algumas limitações do próprio paciente dificultam o resultado esperado, como pele muito espessa. Também é preciso prestar atenção ao biotipo da pessoa. Um paciente negro, por exemplo, possui o nariz naturalmente mais largo e será difícil fazê-lo ficar fino e arrebitado.

"Cerca de 10% das operações precisam de eventuais retoques, mas são coisas específicas e não é necessário que se faça uma nova e completa cirurgia", explica Murta. O procedimento mais pedido é para corrigir o dorso alto (giba) e o valor da rinoplastia varia de caso para caso, profissional e região do país onde é realizada.

Colaboraram:
? Antônio Graziosi
? Wagner Montenegro
? Alexandre Murta
Fone: (11) 3161-4001
? Denise Mota
Downtown - Av. Das Américas, 500, Bl. 22, c. 312 - RJ
Fone: (21) 3982-2400
? André Luis Pereira Vieira
Downtown - Av. das Américas, 500 - Bl. 20, Sl. 213 - RJ
Fone: (21) 3433-8354

Atualizado em 10 Abr 2012.