Guia da Semana

Foto: Getty Images


Uma das coisas mais legais em descobrir o universo das cervejas - além de conhecer novas marcas, estilos e harmonizações - são as viagens e visitas a cervejarias.

Ouvimos muito falar sobre viagens cervejeiras a países do Velho Mundo, como Inglaterra, Alemanha, Bélgica e República Tcheca. São viagens muito interessantes para cultura, lazer, diversão, gastronomia e todas as outras coisas boas da vida. Mas lembre-se, a viagem pode começar por aqui! No Brasil temos algumas rotas cervejeiras que valem muito a pena conhecer, como a do Vale do Itajaí (SC), Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, além de uma extensa lista de micro-cervejarias espalhadas por todo o país. Nesta matéria vamos contar nossa experiência na Cervejaria Bierbaum, em Treze Tílas, meio-oeste de Santa Catarina.

O Tirol Brasileiro

Treze Tílas é uma cidade turística muito atraente. Foi fundada por austríacos, e suas tradições continuam até hoje. Ela é conhecida como O Tirol Brasileiro, sendo que a arquitetura enxamel, os trajes típicos e a gastronomia típicas daquela região estão vivas até os dias de hoje aqui em nosso país. A cidade possui apenas sete mil habitantes, sendo que 10% estão em intercâmbio na Áustría. Na rua principal da cidade, encontramos até o consulado austríaco.


O turista é muito bem recebido, e há vários hotéis e atividades: visita à Kleines Dorf (reprodução em miniatura de Treze Tílas), parque aquático, labirinto humano, visita às colônias italianas que circundam a cidade - ótima pedida para queijos, vinhos, copas e salames coloniais - e, é claro, visita à cervejaria da cidade.


A Cervejaria Bierbaum

Com os ingredientes colonização austríaca, comida, música e trajes típicos, não poderia faltar a cerveja! Fundada 2004, também por um austríaco, a Cervejaria Bierbaum nasceu para atender a demanda do restaurante/pizzaria da família. E uma família com um

nome desses: Bierbaum, que quer dizer Árvore de Cerveja em alemão, já veio

pronta para fazer boas cervejas.


A Bierbaum, no início, tinha uma produção de 1,5 mil litros por mês, e hoje já superou os

45 mil. Com a ideia de atingir não só o mercado da região com o chopp, eles começaram a envasar, sendo que logo poderemos encontrar as cervejas da Bierbaum nos estabelecimentos especializados em todo o Brasil. Nessa visita pude degustar, ao lado dos donos Markus e Ricardo Bierbaum, e do mestre-cervejeiro Itamar Rodrigo Zanini, as seguintes cervejas:

Bierbaum Lager

Estilo: Pilsen

Teor Alc.: 4,8%

Uma autêntica cerveja pilsen européia, coloração dourada e brilhante, seca e

bom amargor.


Bierbaum Gold

Estilo: Vienna Lager

Teor Alc.: 5,7%

Muito sabor de malte nessa cerveja. Corpulenta e apetitosa.

Bierbaum Bock

Estilo: Bock Lager

Teor Alc.: 6,7%

Uma cerveja muito saborosa, para ser bebida o ano todo. Acompanha muito bem

os pratos típicos da região, como as salsichas brancas e vermelhas e o goulash.

Bierbaum Weiss Helles

Estilo: Cerveja de trigo

Teor Alc.: 4,9%

Uma cerveja de trigo não filtrada, suave no nariz e na boca.

Bierbaum Dunkel

Estilo: Dunkel Lager

Teor Alc.: 5,8%

Bom exemplar de cerveja escura, destaque para os aromas de torrados. Seca no

paladar e persistente ao final.

Bierbaum Champenoise

Estilo: Bière Champenoise

Teor Alc.: 8,5%

Para a minha sorte, provei uma das cervejas que está há mais de dois anos maturando na garrafa. Essa champenoise está em fase testes, e é elaborada pela Bierbaum com uma vinícula da região. Foi uma grande surpresa degustá-la. Diferente das champenoises que já provei, essa é feita a partir da Bierbaum Bock, o que confere a ela coloração avermelhada e reflexos rubi. Possui uma ótima formação de espuma, equilibrada, seca no paladar e muito aromática.

Cervejaria Bierbaum

Tel.: (49) 3537-0531

Rua Dr. Gaspar Coutinho, 439

Treze Tílas, Santa Catarina

O Colecionador de Canecos

Uma outra atração cervejeira de Treze Tílas é o Sr. Leonardo Boesing, proprietário do restaurante e churrascaria Bier Haus. Segundo o proprietário, ele possuí a maior coleção de canecos do Brasil. Realmente é impressionante. Ao entrar no restaurante, você encontra todas as parades preenchidas com canecas penduradas, de todos os tamanhos, de todos os tipos e nacionalidades. Leonardo apresenta a sua coleção para os visitantes feliz da vida, selecionando os seus preferidos. E avisa que, para cada vez mais aumentar a

sua coleção, a qual pretende catalogar para inserir no Guinness Book - O

livro dos Recordes, ele está receptivo a doações. Quem tiver alguns canecos parados em casa e quiser dar uma forcinha para o Leonardo, segue o contato:


Restaurante e Churrascaria Bier Haus

Contato: Leonardo Boesing

Tel.: (49) 3537-0855

Leia as colunas anteriores de Daniel Wolff:

É só o começo

Copo perfeito

Está em alta

Quem é o colunista: Daniel Wolff, sommelier, especialista em cervejas.

O que faz: Editor do site Mestre-Cervejeiro, palestrante e professor.

Pecado gastronômico: A pessoa ficar limitada a uma marca ou um estilo de cerveja, deixando de experimentar a enorme variedade que existe e as mais diversas experiências gastronômicas que elas podem oferecer.

Melhor lugar do Mundo: Diversos, entre eles Marienplatz, em Munique.

Fale com ele: Acesse seu site, siga-o no seu Twitter (@daniel_wolff) ou acesse seu Facebook.

Atualizado em 6 Set 2011.