Guia da Semana

Foto: Mariana Pastore


O que o tênis All Star, as sandálias Havaianas e os sapatos Melissa têm em comum? Além de calçados, estão presentes nos pés de milhares de brasileiros diariamente, independendo da classe social do mesmo, desde um operário até a patricinha que freqüenta a Disco, combinando o jeans Diesel com um par de havaianas. Mas, além de terem conquistado o país, inspirando uma legião de colecionadores, os sapatos são sinônimo de estilo e, na maioria dos casos, apresentam um bom preço.

Parte da coleção do Chico
Foto: Chico Felitti


O estudante Chico Felitti adora os tênis da Converse, que compõem praticamente todo o armário: ele possui 17 pares de All Star, sendo 15 de cano alto. "Coleciono porque acho o modelo de tênis mais estético já inventado.", explica. Ainda avalia o calçado como um clássico, que equipara-se apenas a algumas peças atemporais insubstituíveis no guarda-roupa: a camiseta branca, o jeans e a jaqueta perfecto. Já chegou a pagar R$ 200,00 em um modelo customizado por uma artista plástica, mas mesmo assim, continuam mais baratos que outras marcas como Nike e Adidas, por exemplo.

Os modelos mais caros e elaborados são apenas mais uma alternativa. Outro calçado que aderiu à moda da customização é a sandália mais popular do Brasil e reconhecida internacionalmente, as Havaianas, da Alpargatas. Com a moda das rasteirinhas no último verão, novos modelos foram criados para serem usados com vestidos, como as havaianas slims e as cravejadas de cristal swarovski, que chegam a custar até R$ 299,00. Para economizar, a jornalista Marília Borges mandou aplicar brilhos às sandálias. "É como se fosse um piercing na havaiana!" Gastou cerca de R$ 30,00 ao invés de comprar direto na loja.

As famosas Melissas também não pararam no tempo, e por isso continuam de vento em popa no mercado dos calçados. Agora, a marca tem parceria com os maiores estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch e Lorenzo Merlino, e apresenta preços para todos os tipos de bolso. A estudante Aline Bertinelli tem 15 pares do sapato de plástico e já chegou a desembolsar R$ 109,00 por um par assinado por Herchcovitch e R$ 19,99 por outro, também do estilista. Existem calçados mais democráticos?

Melissa Glam Cys + Alexandre Herchcovitch e Melissa night + Lorenzo Merlino Cys
www.melissa.com.br


Deve haver alguma explicação. Em relação ao conforto, a consultora de imagem Sabina Donadelli contesta: "A Melissa esquenta o pé e dá chulé; a Havaiana machuca os pés entre os dedos; e o All Star, além de faltar uma palmilha confortável, conforme o terreno que se pisa, ao final do dia você está exausto. O bacana é usar com intencionalidade, sabendo o efeito que causa e não simplesmente porque alguém disse que era moda." Apesar disso, a própria Sabina possui alguns modelos da Melissa, "Adoro as cores, acho que cria um visual maneiríssimo e descolado, e ainda dá uma graça em uma composição mais séria. É um produto com alta pesquisa e informação de moda."

Que todo mundo usa, isso qualquer um pode ver. No mundo, o sucesso do All Star é incontestável. James Dean usou, Gisele Bündchen usa. É o tênis mais internacional, encontrado em qualquer canto e hoje, pode-se dizer que as Havaianas estão no mesmo caminho. Depois da distribuição de pares personalizados como lembrança no último Oscar, no exterior, pelo menos, as sandálias já atingiram status. Na opinião da advogada Giovana Calandriello, dona de seis pares, "Para o país, essa febre das Havaianas serviu para divulgar o Brasil lá fora. Em todo lugar que tem praia, elas são cobiçadíssimas. As exportações aumentaram bastante nos últimos anos."

A consultora de imagem Roberta Bourguignon tem uma explicação sobre o boom das havaianas: "Apesar de ser uma marca brasileira de consumo de massa, ela conseguiu se estabelecer com sucesso no mercado mundial, tendo sido lançada em outros países já com o status de produto fashion. Lá fora, um par de sandálias pode custar de vinte dólares a setenta euros. A partir dessa inserção no mercado internacional, o perfil do consumidor mudou aqui também, e muita gente que antes só usava Havaianas para ficar em casa ou ir à praia, passou a usar em outras ocasiões. A marca conseguiu atingir descolados que entendem de moda e usam as tendências antes de todos."

www.havaianas.com


O fato é que a maioria dos brasileiros é um tipo de colecionador de algum desses calçados, sem mesmo se dar conta deste fato. Você leitor, por exemplo. Já parou para contar quantos pares de algum desses sapatos já teve ao longo da vida? O sucesso já é inerente, não importa a ação de marketing. Além disso, segundo Roberta, "Significam muito para uma parcela da população que não pode pagar muito por produtos de moda. Muita gente gostaria de usar peças do Herchcovitch e não pode pagar por elas, mas consegue comprar uma Melissa com design do estilista. Isso é muito interessante até para os estilistas que, com essas parcerias, conseguem tornar algumas de suas criações acessíveis a uma classe que jamais teria condições de usar as coleções das marcas próprias."

Atualizado em 1 Dez 2011.