Guia da Semana

Fotos: Divulgação


A cidade que abriga todas as descendências do mundo não poderia deixar de fora até mesmo um de seus inimigos políticos, e o Pravda Bar é a maior prova disso. Localizado no agitado bairro Soho, onde o happy hour começa cedo e não tem hora para terminar, o estabelecimento não só é russo, como também faz questão de divulgar e expandir toda a cultura de sua terra natal para os seus freqüentadores, sem se importar com as etnias. A intenção é levar o cliente direto para Moscou sem precisar pegar um avião.

Com a proposta de mesclar música, gastronomia, entretenimento e ao mesmo tempo divulgar a cultura russa. O nome Pravda significa verdade, e para ser ainda mais patriota, o nome do bar é o mesmo nome do maior jornal russo, conhecido em todo mundo, além de intitular também um órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, um emblema do Exército Vermelho.

Há mais de 15 anos instalado na parte subterrânea de Nova Iorque, o bar atende um grande número de pessoas que buscam um agito sem precisar de pistas de dança. O ambiente é propício para o affair. O atual proprietário, o empresário Keith McNally, fez questão de decorar os dois pisos disponíveis de uma forma que faça você remeter à atmosfera da Guerra Fria. Tudo é escrito em russo, até mesmo os toaletes. Mas McNally possui outros restaurantes mais imparciais, como Balthazar Bakery, Lucky Strike e Schiller´s Liquor Bar.

Cinema

As produções cinematográficas provenientes da Rússia são conhecidas no mundo todo por suas inovações de linguagem, teoria e estética. Usado como propaganda ideológica após a Revolução de 1917, ele pode ser considerado um dos mais produtivos do mundo, além de trazer diretores conceituados, como Serguei Eisenstein e Dziga Vertov, que servem de exemplo e inspiração para cineastas mundiais.

Certamente que o Pravda não deixaria essa força cultural do lado de fora e, para isso, nos domingos à noite, mais precisamente às 20 horas, uma sessão de cinema é feita apenas com filmes russos do início do século XX. É uma boa oportunidade para conhecer alguns dos grandes clássicos do cinema europeu e mundial, que repercutiram no mundo em alguma ocasião específica.

Bebida nativa

Especialidade da casa, do País e da nação, a vodka é elemento de destaque dentro do estabelecimento subterrâneo. E pensar que um dia, durante a Revolução, a produção da bebida já foi proibida na Rússia. Os grandes rótulos estão expostos nas prateleiras presas nas paredes rochosas, além de inovações produzidas pela própria casa.

São mais de 70 tipos diferentes que podem ser degustados adquirindo a garrafa cheia, pela metade ou por doses. O Pravda também dispõe de vodkas geladas. A variedade é grande, e as bebidas migram de diversos países. São 14 rótulos russos, 10 poloneses, seis americanos, quatro suecos, além de produções da Dinamarca, Inglaterra, República Tcheca, Nova Zelândia, Canadá, Noruega, Áustria, Finlândia, Ucrânia, Holanda, França, Bélgica, Irlanda e Estônia. Nomes reconhecidos mundialmente, como Stolichnaya Gold, Jewel of Russia Classic, Imperial Collection e Absolut, fazem parte das mais pedidas.

O bar também oferece coquetéis (todos à base de vodka) e martinis, além de uma carta com mais de 30 tipos de champanhes e vinhos. Se deixar a classe de lado, famosos espumantes estão na lista, Veuve Clicquot, Moet & Chandon, Chardonnay e Condrieu são alguns deles.

Na parte da alimentação, quem se destaca é o caviar. São sete opções para se escolher, um prato cheio para os apreciadores da iguaria, enquanto se toma um belo martini. Além dessas opções mais clássicas, o Pravda conta com um menu de jantar completo, em que a culinária russa, como o estrogonofe, aparece lado a lado com pratos que de influência americana.

Atendimento classe A

Se o Pravda ostenta tanto a bandeira russa, ele não deixa a desejar quando se refere ao atendimento das garçonetes. Sim, elas também são frutos de lá. Mas para abrilhantar ainda mais o charme do local, funcionárias búlgaras, tchecas, suecas e lituanas também podem lhe servir uma dose de vodka. Basta solicitar, e elas aparecem para deixar o ambiente ainda mais sexy.

Atualizado em 6 Set 2011.