Além de hidratar, essas águas diferenciadas possuem vitaminas, minerais e até colágeno
Quem diz que beleza não se põe à mesa pode estar enganado. Pelo menos, é essa a promessa das garrafinhas com as novas águas da beleza que entraram no mercado nacional em maio deste ano. A bebida é chamada Beauty Drink e traz um conceito diferenciado dos aliméticos, que alia as propriedades nutricionais dos alimentos às funções cosméticas. A empresária Cristiana Arcangeli foi quem trouxe esse produto inédito para o Brasil, inspirada em similares que já fazem sucesso no exterior. "Foi em uma viagem ao Japão que comecei a ficar atenta a esse novo mercado. Fiz muita pesquisa, voltei para o Brasil fascinada e, em seguida, veio a ideia dos aliméticos", revela.
Os exemplares desses produtos mais conhecidos, principalmente nos Estados Unidos, são a Dream Water e a Blue Cow. A primeira é a sensação para as pessoas que andam muito estressadas com o dia a dia e chegam a ter insônia. A água promete o relaxamento e a indução do sono, pois contém melatonina, o que ajuda a combater a insônia e a orientar o relógio biológico. No Brasil, a comercialização desse hormônio é proibida, mas a substância pode ser encontrada à venda em lojas de suplementos alimentares. A Blue Cow também é uma bebida para diminuir a tensão, relaxar e ficar em equilíbrio, mas não causa sonolência.
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A Dream Water é um dos hits entre as mulheres americanas que a consomem para relaxar e dormir melhor
Efeitos reais
A dermatologista Christiana Blattner posiciona-se de maneira mais cética em relação aos resultados do uso das águas da beleza. "Tanto esses produtos como os dermocosméticos via oral são substâncias que vêm com o rótulo de antirradicais livres, mas não oferecem efeitos consideráveis", expõe. Ela é ciente de que essa vertente de produtos já é hit no exterior e no Brasil, pois o país é o segundo consumidor do maior expoente dos dermocosméticos, o Innéov. No entanto, a especialista adverte que todos os nutrientes que o corpo recebe em excesso são eliminados, assim, não adianta fazer uma reposição de vitaminas A, C e E, por exemplo, se seu organismo não estiver com déficit das mesmas.
O colágeno, que é um dos principais ingredientes das Beauty Drinks e das balinhas da mesma marca, não exerce sua função final de combater o envelhecimento da pele, pois é degradado quando chega no estômago. "Os reais estimuladores de colágeno são tratamentos com aparelhos de radiofrequência, reposição do estrógeno e o uso de tretinoina", explica a Christiana Blatter. Ela sugere, para quem quiser apostar em tratamentos antiage, que opte pelo uso da tretinoina, que é o ácido retinóico. Ele atua na produção de fibras menores de colágenos, com efeitos visíveis na pele.
A química da Beauty´in, empresa que produz a água e a balinha da beleza no Brasil, Inês Bloise, defende que o uso continuado dos produtos trará benefícios cumulativos. Ela afirma também que os resultados dependem igualmente da alimentação e dos hábitos de vida saudáveis das consumidoras e que todos os ingredientes utilizados nas formulações dos produtos têm eficácia comprovada nos laboratórios internacionais de seus fabricantes.
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A Beauty Drink são as águas da beleza nacional, com oito sabores, diferentes propriedades nutricionais e cosméticas, zero calorias e açúcar
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Inês classifica a Beauty Drink como 'composto líquido pronto para o consumo', em que se destaca a facilidade de uso e a conveniência de ingeri-los a qualquer hora do dia sem restrição de consumo e com acréscimo do prazer, por seu sabor e frescor. A química revela que a equipe trabalhou cerca de um ano para chegar ao equilíbrio da fórmula e acertar ajustes sensorais como cor, sabor, doçura, acidez e residual. Cristiana Arcangeli garante que chegou às formulações esperadas após muitas pesquisas para conseguir unir vitaminas, cosméticos e alimentos. "No exterior, eu vi muitos produtos que ofereciam propriedades cosméticas e de bem estar, mas não me inspirei em um deles exatamente", afirma.
Tanto as águas da beleza quanto as balas de colágeno são vendidas em supermercados, em farmácias e pela internet. O preço de cada garrafa fica na média de R$ 8 e o pacote com 80 balas custa em torno de R$ 20. A assistente de recursos humanos Carol Amaral Silveira, 30 anos, chegou até aos produtos por meio de comentários que leu no perfil do microblog Twitter da proprietária da Beauty´in. "Comprei quatro de sabores diferentes e dois pacotes de balas pelo site da marca", informa. Ela acredita no potencial dos produtos, pois já leu vários comentários positivos de consumidoras e confia na credibilidade da empresária Cristiana Arcangeli, que tem uma história bem-sucedida no ramo de cosméticos.
A dermatologista não nega as propriedades nutricionais e cosméticas dessas águas da beleza, no entanto, afirma que a quantidade presente nesses compostos é muito ínfima para se obter os resultados prometidos. "Nem mesmo os medicamentos conceituados no ramo de cosméticos, que têm dosagem mais forte, garantem o rejuvenescimento", pontua Christiana Blatter sobre a promessa de ser jovem todos os dias, estampadas na garrafa de uma das marcas de água.
Atualizado em 6 Set 2011.