Guia da Semana

A história das corridas automobilísticas começou praticamente junto com a invenção do carro e, por mais cômico que possa parecer, foi influencia pelas competições entre carroças. Organizada em 1894 pela revista francesa Le Petit Journal, a corrida entre as cidades de Paris e Rouen foi uma das primeiras da história do automobilismo.

Desde então, os veículos se aperfeiçoaram e a velocidade máxima atingida passou de 50 km/h para mais de 200 km/h. Além disso, surgiram diversas categorias, entre elas a Fórmula 1, Fórmula 3, Indy e Stock Car, que estão entre as principais competições automobilísticas do mundo. Veja o guia que preparamos e saiba mais sobre cada uma delas.

Fórmula 1
Foto: Wikipedia


Por mais que a Fórmula 1 possa se parecer com a Indy, essa semelhança só existe no que diz respeito à aparência dos carros. Os veículos da F-1, como a competição é mundialmente conhecida, têm uma estrutura mais complexa e são diferentes entre si, pois cada equipe é obrigada a fabricar o seu modelo ou comprá-lo pronto. Entre as escuderias que disputam o campeonato, estão montadoras como a Ferrari e a Honda, que fazem das pistas vitrines para a potência e tecnologia de seus automóveis.

Com raízes européias, a Fórmula 1 começou em 1950 e era marcada por corridas entre cidades. Os primeiros circuitos se davam a partir de estradas como a Spa-Francorchamps, na Bélgica, que até hoje é parte integral do campeonato. Atualmente, a competição, que acontece de março à novembro, passa por 18 países diferentes, entre eles, Brasil, Cingapura, Bélgica e Coréia do Sul.

Indy
Foto: Wikipedia


A Fórmula Indy, em contrapartida, é uma competição tipicamente norte-americana, e sua história remete à primeira década do século passado, quando aconteceu a disputa das primeiras 500 Milhas de Indianápolis - sua prova mais famosa. Apesar desse passado longínquo, o primeiro campeonato oficial da Indy só ocorreu em 1979. Com um calendário que vai de março a outubro, a categoria é disputada majoritariamente nos EUA, com algumas provas no Canadá, Japão e Brasil.

Ao contrário da F-1, os carros dessa categoria são todos fornecidos pela mesma empresa, a Dallara, e possuem as mesmas tecnologias e potência. Às equipes, cabe fazer apenas alguns pequenos ajustes aerodinâmicos. Com cerca de 720 kg, e 4,90 metros de comprimento os modelos da Indy são maiores e mais pesados, porém, menos potentes em relação aos da Fórmula 1. Outra peculiaridade desta categoria é o fato dela ser disputada em circuitos ovais.

Fórmula 3
Foto: Wikipedia


Reconhecida pela Federação Internacional do Automóvel desde a década de 1950, quando ainda era denominada Fórmula Júnior, a Fórmula 3 funciona como uma categoria de base da F-1. Disputada por jovens pilotos, a competição tem um calendário anual e é dividida por regiões. Entre as mais famosas estão a F-3 européia, mais conhecida como Euroseries, a Sul-Americana, a Asiática e o Campeonato Britânico de Fórmula 3, que revelou o piloto inglês Lewis Hamilton.

Nomes como Ayrton Senna, Christian Fittipaldi e Nelson Piquet passaram pela categoria antes de se destacarem na Fórmula 1.

Stock Car
Foto: Wikipedia


No início, a Stock Car era um campeonato disputado por automóveis de passeio que iam para a pista correr. Atualmente, a coisa é bem diferente. Apesar de manterem o design de carros comuns, os modelos que participam da competição possuem modificações especiais para a corrida. O rebaixamento da suspensão, as colunas reforçadas e as rodas mais largas são algumas delas.

Com um calendário anual de competições, a Stock Car é popular principalmente nos Estados Unidos e em paises como Canadá, México, Austrália, Inglaterra e Brasil. Cada um deles tem calendários próprios - sempre anuais - e competições nacionais. A subcategoria mais famosa da Stock Car é a Nascar, que acontece em solo estadunidense e inclui a prova Daytona 500, que virou até jogo de vídeo game.


Atualizado em 6 Set 2011.