Foto: TV Globo / Fabrício Mota / divulgação |
Fã de sopas, Fernanda Souza emagreceu com a dieta ortomolecular |
A Xuxa não come nada sólido após as 20h. A Christiane Torloni leva sopa para almoçar no estúdio. Quando está de dieta, a atriz Paola de Oliveira cheira um tablete de chocolate e se satisfaz apenas com o aroma, para não cair em tentação e devorar o doce. Exemplos de beleza, as celebridades não podem descuidar do visual e, munidas de muita força de vontade, fazem diversos sacrifícios para não deixar o ponteiro da balança subir.
Com a proximidade do verão, aumenta a vontade de deixar o corpo curvilíneo e a barriga sequinha, como as atrizes da novela, não é mesmo? Mas antes de cometer qualquer insanidade para afinar a silhueta, saiba como diferenciar os hábitos saudáveis das técnicas de beleza que podem comprometer a sua saúde.
Para emagrecer de maneira rápida e saudável, a receita ideal é fazer uma reeducação alimentar, por meio de uma dieta equilibrada que contém todos os nutrientes necessários para o organismo. A dieta deve ter acompanhamento de um nutricionista, que vai levar em conta o sexo, a idade, a atividade física diária, o gasto calórico e, assim, estipular o seu peso ideal.
No cardápio diário são incluídos grãos, frutas, leguminosas, verduras e legumes; fontes de proteína animal, como carnes branca e vermelha, ovos, leite e derivados e também gorduras saudáveis, como o azeite de oliva. O número de refeições pode variar entre quatro e seis, dependendo das necessidades e do estilo de vida de cada um. Mas o que fazer quando aparecem algumas ciladas, como o chocolate que fez a Paola Oliveira tremer na base?
De acordo com a nutróloga funcional Maria Mercedes Granja, uma das armadilhas enfrentadas por quem está de dieta são essas tentações que, após serem consumidas, dão a impressão de que todo o esforço feito até agora foi em vão. Foi o que aconteceu com a atriz Carolina Dieckmann. Para perder cerca de 30 quilos extras, vindos da gravidez de José, seu segundo filho, a atriz adotou a dieta das notas, publicada em livro pela editora Bertrand Brasil, e recomendada pelo endocrinologista Guilherme de Azevedo Ribeiro.
Neste programa, ela só podia consumir 500 notas, o equivalente a mil calorias por dia. Por diversas vezes, a atriz não resistiu ao chocolate e confessa que passou fome no resto do dia, pois sobraram poucas notas para serem consumidas nas próximas refeições. "Nestes casos, é melhor sair da dieta em raros momentos do que interrompê-la de vez. Comer um pedaço pequeno da guloseima proibida é melhor do que não comer, pois depois o ´efeito rebote´ é desastroso e ao invés de um bombom, você vai querer devorar uma caixa inteira!", avisa a nutricionista.
Foto: TV Globo / João Miguel Júnior / divulgação |
Xuxa não ingere nada sólido após as 20h. |
Outra receita famosa entre as estrelas é a sopa, presença garantida no cardápio de Christiane Torloni e Fernanda Souza. Para as adeptas do prato fácil e de rápida digestão a nutricionista faz um alerta. "Desde que contenha todos os nutrientes em equilíbrio: carboidratos, gorduras e proteínas, a sopa pode ser um recurso interessante, mas para ser usado vez ou outra, no jantar, e não diariamente. O grande problema é que, para integrar a sopa, os vegetais devem ser cozidos e não batidos no liquidificador, pois isso diminui o teor de vitaminas e fibras do prato."afirma a Dra. Maria Mercedes.
Para as compulsivas por doce, Viviah de Andrade, a nutricionista da Clínica Píu Bella, no Rio de Janeiro, tem um ingrediente especial: o levedo de cerveja. "Uma colher de chá, duas vezes ao dia, de manhã e à tarde, misturado no iogurte ou na granola é capaz de melhorar os níveis de açúcar no sangue, além de controlar a insulina, disfarçando a vontade de ingerir alimentos mais calóricos e adocicados. Outra opção é incluir mais frutas no cardápio, pois elas ajudam a controlar os níveis de glicose.", aconselha a médica.
A apresentadora Angélica evita deixar bolachas recheadas no armário e mantém, no máximo um biscoito água e sal. Para quem quer manter a forma esta é uma excelente tática no combate aos quilinhos extras. Segundo a nutricionista Viviah de Andrade "longe dos olhos, fora da mente e fora da boca". Ou seja, os olhos não vão ver, a mente não vai assimilar a vontade e, conseqüentemente, a boca não abre e você não engorda. "Outra coisa que eu sempre sugiro é usar um creme com aroma de chocolate ou baunilha, porque ao sentir o cheiro no corpo, você irá provar da mesma sensação de bem-estar causada ao cérebro, com a vantagem de não engordar."
De olho no metabolismo
Para manter o seu organismo a pleno vapor, é preciso se alimentar de acordo com as necessidades, respeitando os períodos do dia. O jantar deve conter apenas 25% do total das calorias diárias e, de preferência, ser composto por alimentos de fácil digestão, mas com poder nutritivo para alimentar o cérebro durante a noite e garantir um sono reparador. Afinal uma boa noite de sono, leia-se oito horas bem dormidas, consome cerca de mil calorias!
No período da noite, o corpo se prepara para o repouso. O horário exato desta desaceleração varia de indivíduo para indivíduo, pois depende dos níveis de cortisol, o hormônio que regula o estado de alerta do organismo. Seguindo a dica da Rainha dos Baxinhos, consumir alimentos líquidos após as 20h ajuda a manter a barriga sequinha na manhã do dia seguinte. Para isso, a última refeição deve ser leve e não pode conter alimentos que produzam gases, como o feijão, lentilha, ervilha, embutidos, enlatados, massas e queijos.
"O ideal é incluir no jantar alguns cereais integrais, leguminosas, sementes, frutas secas e naturais (e proteínas de alta qualidade, como ovos, carnes magras e peixes, evitando o açúcar e as farinhas brancas", aconselha a nutricionista Maria Mercedes. Já quem dorme tarde, deve fazer um intervalo de três a quatro horas após o jantar e, ao deitar-se, tomar uma xícara de chá calmante, como a camomila, erva-cidreira e o hortelã, ou de leite desnatado morno, que auxilia o organismo no processo de relaxamento.
Confira algumas dicas para seguir firme na dieta e não cometer nenhuma loucura em nome da boa forma:
Mente sã, corpo belo ? Não passe fome e evite ficar muito tempo sem comer. Se possível, faça várias refeições ao longo do dia. Se o tempo está curto, dê uma pausa no meio da tarde e coma uma barrinha de cereal ou uma fruta, pois assim você não vai ter tanta fome na próxima refeição. ? Tenha na bolsa ou na gaveta do escritório um potinho com frutas secas como banana, uva passa e damasco. Elas têm pouco açúcar e matam aquela vontade de comer doce que bate no fim da tarde. ? Beba cerca de dois litros de água ao longo do dia. Manter-se hidratata é essencial para manter a saúde e ainda espanta a sensação de estômago vazio. ? Não corte grupos de alimentos como proteínas e carboidratos. Ingeridos de maneira balanceada, todos os alimentos, até as gorduras, são importantes para o bom funcionamento do organismo. ? Não faça dietas restritivas! Muitas dietas da moda não são aprovadas por nutricionistas e podem comprometer a sua saúde. ? Fuja dos estereótipos e valorize seus pontos fortes. A maioria das brasileiras tem o biotipo marcado pelo quadril largo e a ditadura da magreza pode não ser saudável para o seu tipo físico. ? Procure se alimentar sempre no mesmo horário. Assim você regula o seu relógio biológico e acostuma o organismo a receber alimento na hora certa. ? O dia vai ser agitado? Leve uma marmita. Deixe a vergonha de lado. Se as famosas conseguem, você também pode! |
Colaboraram:
? Maria Mercedes Granja
? Viviah de Andrade
Atualizado em 10 Abr 2012.