Guia da Semana

Foto: Sxc.hu

O site oferece a possibilidade de contatos profissionais no mundointeiro

Envio de currículo, preenchimento de formulários, dinâmicas de grupo... São apenas algumas das etapas inevitáveis na procura por uma vaga no mercado de trabalho. Isso para quem ainda não conhece o LinkedIn, a nova rede social que vem transformando o modo como as pessoas estabelecem suas relações profissionais.

Idealizado em maio de 2003, por Reid Hoffman e Konstantin Guericke, o site foi criado como uma rede direcionada para o mundo corporativo. Da proposta simples e direta, não demorou muito para a ferramenta cair no gosto de headhunters e recrutadores, transformando o serviço em um dos mais importantes endereços de recursos humanos da web, com um total de 40 milhões de membros atualmente em 200 países e territórios do mundo.

Como funciona

Para se ter uma ideia da popularidade do LinkedIN, a página registrou um aumento de 323% de julho de 2006 a julho de 2007. Se distanciando da proposta de lazer de outras redes sociais, o site não oferece o compartilhamento de fotos, vídeos, músicas e recados pessoais. No lugar, a possibilidade de contatos profissionais no mundo inteiro, eliminando processos intermediários na oferta e procura de vagas.

Foto: Reprodução

Página de entrada do Perfil do Linkedin. O site possui em média 40 milhões de usuários no mundo todo.

Além de permitir que o usuário estabeleça novos contatos profissionais, o serviço também facilita encontrar ex-colegas de faculdade e trabalho, com avisos por e-mail sobre mudanças de dados dos contatos. Outro recurso interessante oferecido pelo site é sua área de perguntas e respostas, na qual os membros trocam informações relevantes sobre diversos assuntos de cada área, o que termina sendo bastante útil para ficar antenado sobre o que está rolando em cada segmento do mercado.

Perfil

Assim como na maioria das redes sociais, a descrição do usuário é um dos pontos essenciais do perfil no LinkedIn. Ela deve ser sucinta, esclarecedora e representar exatamente a ocupação profissional atual. "O profissional deve colocar a atual empresa que trabalha, o cargo que ocupa e as principais atividades. O importante é pensar que o analista que olhar o perfil já identifique de cara o que ele faz e qual é a sua função. Recomendações valorizam também", aconselha o gerente de RH Roberto Britto, falando sobre as recomendações que podem ser requeridas a ex-colegas através do próprio site.

Ao contrário do Orkut e do Facebook, o que conta no LinkedIN não é o número de contatos, mas a qualidade e relevância deles. Um usuário sem critérios corre o risco de acabar com uma imagem negativa, como explica Roberto. "Antes de procurar várias oportunidades, procure fazer parte de um grupo de relacionamentos dá área em que atua. Desse modo, você melhora seu networking e sua rede fica muito mais visível ao mercado".

Foto: Getty Images

O site facilita encontrar ex-colegas de faculdade e trabalho, com avisos por e-mail sobre mudanças de dados dos contatos

Também é possível obter recomendações de antigos clientes e superiores. Segundo as regras de conduta do LinkedIN, bons depoimentos ao seu favor, podem fazer toda a diferença no seu perfil, visto que é possível comprovar a fonte de comentários elogiosos ao seu favor. Ou seja, assim como no mercado real, quanto melhor for o feedback sobre seu trabalho, maiores são as chances de atingir os olhos dos recrutadores.

Login

No fim do primeiro mês de operação, o LinkedIn já possuía mais de 4.500 membros. A demanda, naturalmente, atraiu o interesse de grandes fundos de investimento. Um deles é o Sequoia, que investiu US$ 4.7 milhões no empreendimento. Encerrando o ano com mais de 81.000 membros, quatorze funcionários e uma grande surpresa, o novo negócio que em 2004 atingiu a marca de um milhão de membros.

Ainda neste ano a empresa recebeu novos investimentos da ordem de milhões de dólares, encerrando o período com mais de 1.6 milhões de membros. Em 2005 a empresa introduziu novos serviços como o LinkedIn Jobs (serviço que ajudava ao membro utilizar sua rede de contatos para conseguir novas oportunidades de trabalho) e passou a oferecer o modo de inscrição pago que dá direito a áreas específicas do site e a recursos como busca de profissionais por qualificação.


Atualizado em 1 Dez 2011.