Guia da Semana

Guia da Semana: O que falta na moda masculina nacional hoje?
Ricardo Almeida: Falta se deixar levar por uma vanguarda a mais, criar modelos originais.

Guia da Semana: O que você pensa dessa moda alternativa, comercializada nas galerias, num movimento mais underground, como os novos estilistas que lançam seus trabalhos em eventos como Casa dos Criadores?
Ricardo Almeida: Eu acho ótimo, são experimentos, eles estão sentindo qual é o caminho. Não adianta fazer o que todo mundo faz. O Alexandre Herchcovitch começou assim, a proposta de moda dele hoje é totalmente diferente, evoluiu muito.

Guia da Semana: Você fala em ousar, mas o terno não é uma peça variável, o homem compra um terno para durar anos e os modelos são basicamente os mesmos...
Ricardo Almeida: O homem procura qualidade, diferente da mulher que quer novidade, compra roupa para cada ocasião, cada festa. Eu tenho algumas jaquetas resinadas na minha coleção, com cores mais fortes e bem diferentes dos modelos sóbrios que eu visto, mas não uso com freqüência, porque se a minha clientela se espelhar em mim nessa roupa muito louca, eu perco dinheiro.

Guia da Semana: Como você se veste no dia-a-dia? Você é um consumidor das grifes internacionais?
Ricardo Almeida: Tudo depende da ocasião, no atêlie uso jeans e camiseta mesmo, num evento visto meus ternos. Gosto de Dior, Prada e Dolce&Gabbana, mas não costumo usar nada de fora, há um bom tempo confecciono jeans também, uso a minha própria marca, embora não tenho nehum preconceito. É a tal coisa, porque um relógio Bulgari custa mais que um Swatch se os dois marcam a hora exata? Paga-se pela exclusividade, pelo status. As pessoas gostam de comprar a moda consagrada, onde o preço representa status.

Guia da Semana: Qual é a maior gafe relacionada a falta de elegância?
Ricardo Almeida: Usar a coisa errada, nas proporções não condizentes, um terno pesado no Rio de Janeiro, em uma reunião próxima à praia, arregaçar a manga do paletó e os exageros, tudo depende de quem é quem, o Supla faz um marketingo baseado no "over", mas ele é o Supla, entende?

Guia da Semana: Um homem e uma mulher elegante no Brasil?
Ricardo Almeida: Raul Cortez e Silvia Pfifer.

Guia da Semana: Muitos dos seus desfiles são forrados de celebridades. Existe uma personalidade que você gostaria de ter na passarela?
Ricardo Almeida: Brad Pitt.

Atualizado em 6 Set 2011.