Guia da Semana

Foto: TV Globo / Renato Rocha


Quem vê a alegria e o jeito de garota de Luiza Valdetaro, a Mirna da novela Ciranda de Pedra, da Rede Globo, não acredita que a jovem atriz, de 22 anos, já é mãe. Casada há três anos com o empresário Alberto Blanco, 40 anos, pai de Alícia e Isabela, ela assumiu de vez o lado mãezona com o nascimento de sua filha, Maria Luiza, e agora se divide entre as gravações e os cuidados com as três meninas.

A bela confessa que o segredo para garantir o pique com tantos afazeres é se alimentar bem e manter uma energia saudável, sempre com bons pensamentos. "Eu adoro comer! Para mim é um dos maiores prazeres da vida!", afirma a atriz.

Fã de esportes, a loira comprova que o fato de ter três garotas para cuidar também ajuda a manter a forma. "Não consigo ficar parada, sempre estou fazendo alguma coisa, brincando com as crianças, fazendo serviços domésticos. Todas estas atividades colaboram para manter a forma e a saúde, mas quando consigo aliar o dever com o prazer é bem melhor. Me divirto muito mais andando de patins com as meninas do que correndo na esteira da academia!", conta Luiza.

Abaixo, a atriz revela ao Guia da Semana quais as dicas de alimentação e a rotina de malhação que garantem o pique para cuidar da casa, dos filhos, do marido e ainda brilhar na tela da TV.

Guia da Semana: Que mudanças no visual você teve que realizar para fazer a Mirna, sua personagem em Ciranda de Pedra?
Luiza Valdetaro: Cortei o cabelo acima do ombro e sempre que vou gravar tenho que fazer cachos. Outra mudança foi ter que pintar as unhas de vermelho, coisa que eu nunca tinha feito.

GDS: Quais os cuidados você tem para manter estas mudanças no visual?
LV:
Tive que prestar mais atenção às unhas. Como não tenho o hábito de pintá-las, toda hora eu acabo esbarrando em algo e descascando o esmalte, aí tenho que fazê-las várias vezes. Quanto aos cabelos, para proteger os fios e fazer com que o penteado dure mais tempo, os cabeleireiros passam gel antes de enrolar o baby liss.

GDS: Quais os cuidados você teve antes, durante e após a gravidez?
LV:
Eu engordei muito pouco durante a gravidez, então voltei rápido ao meu peso. Durante a gestação usei cremes para evitar as estrias e fiz natação durante a gravidez inteira, até o dia do parto!

GDS: Como é sua rotina de malhação?
LV:
Eu malho há cinco anos. Atualmente, tento malhar pelo menos três vezes por semana, sempre fazendo um pouco de exercício aeróbico e musculação. O horário varia de acordo com as gravações, mas prefiro malhar pela manhã. A parte aeróbica eu estou sempre mudando. Antes da gravidez estava correndo sempre, mas devido ao bebê tive que parar. Comecei a nadar e me apaixonei pela natação! Nadei durante toda a gravidez e logo depois que minha filha nasceu. Agora estou retomando a corrida.

GDS: Você gosta de malhar?
LV:
Não gosto muito. Para falar a verdade eu gosto mesmo é da sensação de dever cumprido, que bate quando eu acabo de malhar.

GDS: Quais atividades você pratica?
LV:
A que aparecer primeiro. Serviços domésticos, brincar com as crianças, correr na praia... Todas as atividades servem para a manutenção da saúde. Mas quando consigo aliar o dever com o prazer é bem melhor. Andar de patins com as meninas é bem mais legal do que ficar na academia correndo na esteira. Mas, às vezes, não tenho escolha. Atualmente estou gostando mesmo é de correr na praia.

GDS: Como você consegue arrumar tempo para se dedicar aos filhos, ao marido e à malhação, sem prejudicar as gravações?
LV:
É uma loucura, mas tenho que fazer tudo. Às vezes surge um sentimento de culpa por poder estar aqui e faltar ali, mas não tem jeito, temos que saber lidar com esses sentimentos e abrir mão de certas coisas.

GDS: Qual a diferença que os exercícios físicos trouxeram para o seu corpo e sua saúde?
LV:
Sempre pratiquei muito esporte e gostava do meu corpo como era. Então, para não perder o meu condicionamento e resistência, continuo sempre me exercitando. Tem horas em que o exercício parece fazer um bem maior para a mente do que para o corpo. Melhora tudo, até a auto-estima.

GDS: Quais os seus cuidados diários com a beleza?
LV:
Não tenho muitos cuidados, mas não deixo de lavar o rosto de manhã e à noite com um sabonete líquido da Cleanance, é imprescindível.

GDS: Qual é seu segredinho de beleza?
LV:
Tentar ser o mais feliz possível e relevar as chateações do dia-a-dia. Estar de bem comigo mesma é essencial.

Foto: TV Globo / João Miguel Júnior


GDS: Como é sua alimentação?
LV:
Não sigo dietas, mas sei escolher o que faz bem para o meu corpo. Então, tento balancear, se um dia exagero seguro um pouco mais, no dia seguinte eu tento me alimentar melhor. Durante o dia eu preciso comer um pouco mais, mas à noite, como janto muito tarde, dou prioridade a saladas acompanhadas de alguma carne. Priorizo alimentos saudáveis, tento evitar frituras, mas tomo refrigerante, como doce e chocolate. Eu adoro comer, é um dos maiores prazeres da vida!

Qual receita light não fica de fora do seu cardápio?
LV:
Quando quero comer algo mais leve faço uma boa salada com cogumelos. Amo todos eles. Faço shimeji ao forno, no papel alumínio com shoyu e pimenta. Depois jogo por cima de uma salada de alface americana, rúcula, hortelã, salsa e cebolinha. Fica uma delícia!

GDS: Quando a fome aperta, qual o seu truque?
LV: Quando a fome aperta não tem jeito, tenho que comer! Nada me deixa mais mal-humorada do que passar fome.

GDS: O que faz quando precisa enxugar as medidas?
LV:
Não fico neurótica. Não tem como secar de um dia para o outro. Vou aos poucos, devagar e sempre. Mas também não fujo muito das minhas medidas padrões. Acho que o segredo está aí, estar sempre de olho e não se afastar muito do seu ideal.

GDS: Faz tratamentos estéticos?
LV:
Hoje eu não faço nenhum, mas quando fiquei grávida fiz umas cinco sessões de drenagem linfática e achei ótimo. Além de ajudar a retirar toxinas dos vasos e melhorar a circulação, dá uma boa relaxada.

GDS: E para combater estrias, celulite?
LV: Não tive estrias nem antes e nem depois da gravidez, graças a Deus. Acho que é um pouco hereditário, como minha mãe não tem até hoje, acho que vou pelo mesmo caminho. E celulite é acúmulo de gordura, né?! Até minha filha de 6 meses já tem (mamando só leite materno). Então, não é assim, um bicho de sete cabeças. Basta comer bem e se exercitar. Se a pessoa tem má circulação é bom fazer umas sessões de drenagem para ajudar.

Como é a Luiza no dia-a-dia?
LV:
Sou simples, agitada, alegre e regrada com horários. Sou meninona, mãezona e mulherão. Cada uma tem seu espaço no meu dia-a-dia e não dá para abrir mão de nenhuma delas.

Quanto ao seu estilo, prefere salto alto, ou roupas mais básicas?
LV:
Não tenho salto no meu armário. Quando tenho um casamento ou alguma ocasião que pede um salto alto tenho que pegar emprestado com as amigas. Gosto de roupas confortáveis e tênis all star.

GDS: E quanto ao estilo?
LV: Faço o tipo básico, sem muitos exageros. Quanto à maquiagem então, de preferência zero, cara lavada. Uso maquiagem só para gravar. Gosto apenas do blush, que dá uma aparência de saúde extra.


Bate-bola
Data de nascimento: 07/09/1985

Altura: 1, 68 m.

Peso: 50 kg.

Signo: virgem.

Cor favorita: branca.

Música: qualquer uma da Madonna.

Pecado gastronômico: adoro pizza e sorvete.

O último livro que eu li foi: O Homem que Tocou os Segredos do Universo, de Glenn Clark.

Melhor filme: dos antigos, O Poderoso Chefão. Entre os mais recentes gosto do O Escafandro e a Borboleta.

O que eu não faria por dinheiro: qualquer coisa em que fosse preciso passar por cima de alguém.

O homem perfeito tem que ser: Não existe. Seria muito chato se tivesse um.



Foto capa: TV Globo / Márcio de Souza

Atualizado em 10 Abr 2012.