Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Envelhecer é inevitável, mas é possível interferir na forma como isso acontece. De acordo com o geriatra Paulo Casali, pelo menos 80% dos idosos possuem alguma doença crônica. "Para um envelhecimento bem-sucedido, o mais importante é manter as doenças existentes bem controladas e estabilizadas".

Para tanto, privilegie vegetais e frutas, peixes e carnes magras, derivados magros de leite e alimentos ricos em fibras. Beba muita água e evite açúcar e farinha refinados, gordura saturada, frituras, sal em excesso, álcool e cafeína, alimentos curados, defumados, em conserva ou excesso de gordura trans.

Além disso, faça exercícios físicos. Habitue-se a andar a pé e evite carro quando puder. Se possível, faça atividades físicas orientadas por um profissional. Caso não possa, caminhe meia hora, de três a quatro vezes por semana. Como benefícios você terá a melhora da capacidade cardio-respiratória, da atividade sexual, qualidade de sono e auto-estima, diminuição da gordura corporal, ativação e fortalecimento do sistema imunológico, controle do estresse, equilíbrio corporal e força muscular.

Não fume e procure ficar longe de quem o faz, pois mesmo o fumante passivo pode ter a saúde afetada. A nicotina causa uma contração dos vasos sanguíneos periféricos, o que reduz a circulação na pele e, consequentemente, diminui a chegada do oxigênio e nutrientes para o tecido cutâneo. Como efeito, a aparência fica envelhecida e as rugas aparecem mais precocemente.

Durma bem. De acordo com a vice-presidente da ABMAE (Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento), a cirurgiã plástica Edith Kawano Horibe, sete a oito horas de sono são essenciais. Além disso, use filtro solar sempre. Os melhores horários para tomar sol são até as 9h e a partir das 15h.

Foto: Sxc.hu
? Alimentos:

Tomate - a fruta é uma fonte natural da substância licopeno (betacaroteno), um antioxidante que elimina os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Também contribui para prevenir o câncer de próstata e do trato digestivo.

Espinafre - Além de conter ferro e ácido fólico, a presença da Vitamina B baixa o nível da homocisteína, uma substância que irrita os vasos e ocasiona ataques cardíacos. Contém ainda propriedades que previnem a cegueira.

Brócolis e couve-flor - os fitoquímicos presentes nesses alimentos ajudam a destruir substâncas cancerígenas. Devem ser consumidos a partir do cozimento leve a vapor.

Salmão e sardinha - a gordura ômega 3 presente nos peixes baixa o nível de colesterol ruim e de triglicérides. Os alimentos também previnem a formação de placas no interior das artérias.

Fibras - cereais como granola, quando consumidos diariamente, ajudam a diminuir o colesterol.

Nozes, sementes de abóbora e gergelim - as gorduras mono e poliinsaturadas presentes diminuem colesterol e triglicérides.

Alho - a substância alil sulfide ajuda a regredir tumores e fornece proteção cardíaca, além de ser antifúngico e anti-bacteriano.

Soja - o alimento é completo, contendo vitaminas, fibras e sais minerais que reduzem o risco de câncer mamário e ajudam a prevenir o câncer de próstata e a osteoporose.

Amoráceas - família de frutas que engloba morangos e amoras - contêm a antocianina, substância de combate aos radicais livres que contribuem para distúrbios cardíacos e câncer. Além disso, ajudam a prevenir infecção urinária.

? Dieta saudável - por Dra. Edith Kawano Horibe:

Ao invés de fazer três refeições por dia, faça cinco, incluindo café da manhã, almoço, janta e dois lanches (que podem ser frutas, por exemplo). As refeições deverão ser realizadas com a mesma quantidade de comida que couber nas palmas das duas mãos. Caso ultrapasse, o alimento excede e vai se transformar em gordura no corpo.

? Chá verde:

Foto: Sxc.hu


Rico em substâncias antioxidantes (flavonóides), ele neutraliza os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Além disso, ativa o sistema imunológico e regenera a pele. No Oriente, o hábito de substituir o café pelo chá verde ajudou a diminuir os índices de infarto. Outras substâncias presentes na bebida ajudam a dissolver gordura, combater celulite e fortalecer veias e artérias. Ela pode ser consumida diariamente, quantas vezes forem necessárias.

? Meditação:

Foto: Sxc.hu


A técnica permite desintoxicar o corpo, melhorando o aspecto físico da pessoa e prevenindo doenças do envelhecimento. Ela também interfere na melhora da pele e do cabelo. O relaxamento promovido pela meditação diminui o consumo de oxigênio, reduz a freqüência cardíaca, os níveis de cortisol, aldosterona e noradrenalina (substâncias ligadas ao estresse) e aumenta a serotonina (relacionada à sensação de bem-estar).

Para praticar, é essencial que a pessoa procure a técnica que melhor se adequar a ela, uma vez que existem pelo menos 100. A prática deve ser regular, obedecendo a freqüência de duas vezes por dia (uma de manhã e outra a noite), sendo o tempo ideal de 20 a 30 minutos cada. Caso não seja possível praticar duas vezes ao dia, a melhor escolha é o período da manhã. Veja uma sugestão de técnica:

Meditação
Inspirar e contar de um a três, distendendo o abdome.
Prender a respiração dando uma parada. Conte até três e expire em três tempos, contraindo o abdômen.
A âncora é a atenção voltada ao abdômen (dois dedos acima do umbigo) e no ritmo respiratório para entrar no relaxamento da lógica. Quando o pensamento vier, é necessário repetir a âncora sucessivamente, durante 20 minutos.



Conheça a meditação Shinsokan

? Cosméticos:

O rosto não envelhece por igual, sendo que o nariz, testa, maçãs do rosto (locais mais expostos às ações do ambiente), olhos e boca (locais onde há marcas de expressão) são os primeiro a ficarem enrugados e caídos. Para tratar da face, o cirurgião plástico Marco Túlio Junqueira Amarante recomenda produtos que contenham ácido etinóico, utilizados sob prescrição médica, uso de cremes com Vitamina C, que protege das manchas, possui efeito antioxidante e hidrata e, por último, hidratantes para manter a pele saudável.

De acordo com o dermatologista e cosmiatra Jardis Volpe, os cremes indicados para combater o envelhecimento são aqueles com substâncias estimuladoras de colágeno, como o Matrixil e o Densiskin, além de hidratantes como o Aquaporine e o NMF. Derivados da Vitamina A, como o retinol, promovem a renovação celular.

TESTE: assinale as alternativas e saiba o risco que você corre de envelhecer antes do tempo.

Colaboraram:
? Paulo Casali - Fone: (11) 61614726
? Jardis Volpe
? Marco Túlio Junqueira Amarante
? Edith Kawano Horibe - Fone: (11) 3842-0744

Atualizado em 6 Set 2011.