Foto: TV Globo/ Divulgação |
Atualmente, a palavra etiqueta remete as pessoas a um granfinismo ideológico, mas é importante deixar claro que saber se comportar com classe em diversas situações, favorece o convívio social e profissional.
A consultora de etiqueta Gianine Luiza explica que, para se transformar em uma lady, tudo vai depender do grau de simplicidade da pessoa, da vontade e necessidade em aprender que ela tenha.
A maior dificuldade de grande parte dos alunos é a etiqueta à mesa. As quantidades de talheres, copos e pratos assustam as pessoas. De qualquer forma, a especialista lembra que algumas regras são básicas e, uma vez assimiladas, não se esquece mais, passando a fazer parte do dia-a-dia. "Lógico que, no começo, pode ser um pouco difícil incorporá-las. Porém temos que nos ´policiar´ e procurar fazer da maneira certa, conhecer as regras mais importantes e colocá-las em prática, com isso, logo farão parte de nossa rotina de forma natural e espontânea", diz.
A primeira doutora do Brasil em etiqueta empresarial, Cristina Giácomo, dá aulas em casa e explica que os hábitos vêm do berço, mas as principais dúvidas dos inscritos ficam por conta de como se comportar num jantar ou almoço de negócios.
Foto:Sxc.hu |
"As práticas de etiqueta devem ser implantadas no dia-a-dia de forma natural, para que os outros notem que tem algo diferente, mas não saibam explicar exatamente o que é", completa a consultora de etiqueta social do Senac São Paulo, Janir Jurado Fraga.
Os erros mais comuns das pessoas são o tom de voz, que não deve ser nem muito alto, nem muito baixo. Gestos exagerados, ficar tocando uma pessoa enquanto conversam e não saber dar um aperto de mão (não pode ser muito fraco, nem muito forte) também estão na lista.
Dicas de profissionais: como se comportar...
No casamento
Foto: Divulgação |
Ao caminhar para o altar, os passos devem ser dados de forma natural, simpática e alegre. A noiva não deve andar nem muito rápido, nem muito devagar, e permanecer sorrindo e aproveitando o momento.
À mesa
Foto:Sxc.hu |
Caso seu talher ou guardanapo caia no chão durante a refeição em um restaurante ou festa, deixe-o onde estiver e solicite outro ao garçom - não "saia à procura" deles de jeito nenhum.
O procedimento correto para "assinalar" o término de uma refeição é colocar os talheres paralelos no centro do prato (horizontal ou vertical), com o corte da faca para o lado de dentro.
Caso necessite ir ao banheiro durante um jantar ou almoço onde estejam outras pessoas, deve fazê-lo sem alardes, levantando e pedindo licença aos mais próximos em baixo som e delicadamente.
Jamais faça uma montanha de comida no prato. Ao invés disso, coloque uma quantidade pequena e repita quantas vezes forem necessárias. Coma sem fazer barulho e de boca fechada. Evite ficar contando as calorias de cada alimento que as pessoas estão consumindo, se você está fazendo algum tipo de dieta, guarde para você.
Nunca deixe sobras, em alguns restaurantes, inclusive, você pode pagar a taxa do desperdício. Não deixe os cotovelos apoiados na mesa, principalmente com as mãos cruzadas. Apóie sempre os punhos e, às vezes, o braço (entre os punhos e o cotovelo). Mantenha as unhas bem cortadas e limpas.
Para se comunicar
Foto:Sxc.hu |
? Internet/ E-mail: confirmar recebimento de mensagem, quando em contatos comerciais e/ou urgentes. Dê pelo menos com um "ok" de retorno.
Evite "entupir" a caixa postal dos amigos com inúmeras mensagens ou piadas. Caso queira enviá-las, coloque um limite de três por dia.
? Celular: Quando estiver numa reunião ou almoço, deve atendê-lo somente em caso de necessidade ou urgência. A pessoa que está com você deve ter atenção maior. Admite-se atendê-lo rapidamente e dizer que retorna a ligação depois.
? Pessoalmente: Quando for cumprimentar alguém, beije e depois converse, não fique conversando enquanto beija, estando muito próximo do outro. Tenha também um sorriso no rosto, para qualquer situação.
Para caminhar
Mantenha um pé na frente do outro, em linha reta, com os ombros alinhados com o quadril e cabeça erguida.
Em festas chiques
Foto:TV Globo/ Divulgação |
Miss Natália Guimarães e ex-BBB Alemão. Todas as misses passam por aulas de etiqueta para aprenderem a se comportar em eventos e diante da mídia. |
Nunca chegue atrasado, prefira estar no local dez minutos antes ou depois do início da festa. Cumprimente os donos e não fique conversando muito tempo com a mesma pessoa, circule pelo ambiente. "A boa festa é aquela que você não se lembra o que conversou com quem", diz Janir.
Para o caso de não querer estar no evento, a profissional tem uma dica: "surgir, sorrir, saudar e sumir". Ou seja, apareça, cumprimente e vá embora sem que ninguém perceba.
Festas na Empresa
Foto: Sxc.hu |
No caso dos trajes, pode-se perguntar aos demais ou mesmo ao responsável pela organização da festa qual é a roupa ideal e indicada para o evento, para não correr riscos de errar.
É importante lembrar que, apesar da discrição ser necessária, depois de alguns copos de bebida alcoólica a sugestão fica difícil de seguir. Nesse caso, faça questão de esquecer tudo o que ocorreu durante a festa no dia seguinte. Não comente nada com ninguém, principalmente com a pessoa que exagerou um pouco mais.
Dentro da empresa
Foto:Sxc.hu |
Não fale muito alto, faça gestos muito amplos ou dê gargalhadas que chamem a atenção. "A simplicidade é o caminho", afirma Cristina Giácomo.
Durante as reuniões, é importante a franqueza e olhar no olho do parceiro. Para vender uma idéia para um cliente, por exemplo, é preciso dar-lhe segurança, mostrando planilhas e a maior quantidade de documentos possíveis para comprovar que a idéia vai dar certo.
Em namoros ou amizades, as intimidades devem ficar para locais além do escritório. Dentro dele, prefira a discrição. Não use o tempo de trabalho para trocar carinhos ou jogar conversa fora, como entrando em bate-papos on-line, por exemplo.
Preste atenção também às roupas usadas no ambiente de trabalho. Ninguém deve aparecer por causa da vestimenta e sim pelo talento. Não utilize saias curtas, decotes muito grandes, calças apertadas demais, maquiagem exagerada ou bijouterias grandes e pesadas. Verifique sempre se não passou perfume demais e preocupe-se também com o mau odor, ambos incomodam as pessoas.
Cursos:
? Gianine Luiza oferece aulas de etiqueta para noivas, empresarial e social.
? Cristina Giácomo - doutora em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta pela PUC-SP - oferece aulas particulares de etiqueta empresarial.
Fone: (11) 3171-2597
[email protected]
? Janir Jurado Fraga - consultora de etiqueta social do Senac São Paulo.
Data do próximo curso: 29/9 a 27/10
Horário: das 13h30 às 17h30
Duração: 15 horas
Número de vagas: 20
Valor: R$ 330,00
Local: Senac Santo Amaro - Rua Dr. Antonio Bento, 393 - SP
Fone: 0800 883 2000
[email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.