Foto: Getty Images |
O inverno se aproxima, trazendo com ele um grande aumento na procura por cirurgias plásticas. Como todos já ouviram falar, julho é tido como o "mês da cirurgia plástica". Mas por quê? Será que operar no inverno traz melhores resultados, ou uma recuperação melhor?
Nem sempre! O inverno traz algumas vantagens sobre o verão. Por ser mais frio, o inchaço pode ser menor, se comparado com dias mais quentes. Isso é mais evidente para cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia, ou cirurgia da face, em que o edema é mais proeminente. Outro ponto a ponderar, é que muitas cirurgias plásticas necessitam do uso de cintas elásticas na recuperação, o que é bem mais tolerável em dias frios. Além disso, em julho são as férias escolares, o que permite uma programação mais planejada. Por todos esses motivos, se tornou o mês mais procurado para cirurgias plásticas.
Porém, mais do que operar no frio, existem outros fatores mais importantes, que implicam de forma mais contundente no resultado final. O primeiro é procurar um especialista, que são apenas os cirurgiões credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para ser especialista, é necessário cursar seis anos de medicina na faculdade, formar-se médico, prestar outro vestibular para cirurgião geral, mais dois anos de residência, fazer novo vestibular para cirurgia plástica, mais três anos de residência e depois disso tudo, passar na prova da Sociedade. Resumindo: são 11 anos de estudos intensos...
Infelizmente, hoje há muitos médicos não-especialistas realizando cirurgias plásticas, se dizendo especialistas. Então escolha bem o seu, sempre tendo em mente que tempo e logística adequados para a recuperação são fundamentais, pois uma recuperação mal feita influenciará diretamente no resultado da cirurgia. Mesmo essa sendo a temporada que todo mundo procura, talvez seja melhor operar no verão e ter tempo suficiente para recuperação, do que operar no inverno, e ter que voltar ao trabalho antes do ideal.
Finalizando, a temporada das cirurgias plásticas está chegando! Desejo a todos que estão se programando todo o sucesso possível!
Leia as colunas anteriores do Dr. André Colaneri
Lipoaspiração: Mitos e Verdades
Lipo sem medo
Prótese de Mama, qual é a ideal?
Quem é o colunista: André Colaneri
O que faz: É médico Perito Judicial em Cirurgia Plástica, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas com especialização em Cirurgia Plástica. Hoje, com apenas 36 anos, é um dos expoentes nacionais na sua área de atuação.
Pecado gastronômico: Frutos do mar
Melhor lugar do Brasil: Fernando De Noronha
Fale com ele: Acesse o site do autor ou ligue (11) 3078-6777
Atualizado em 6 Set 2011.